Buscar

Discursiva PRÁTICA PROFISSIONAL MODELAGEM MATEMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Para o desenvolvimento de uma atividade com modelagem matemática Burak (1998, 2004), sugere cinco etapas: 1) escolha do tema; 2) pesquisa exploratória; 3) levantamento dos problemas; 4) resolução dos problemas e o desenvolvimento do conteúdo matemático no contexto do tema; 5) análise crítica das soluções [...]. Durante todo o processo da Modelagem, a postura do professor é primordial, pois assume o papel de mediador.
KLÜBER, T. E. BURAK, D. Modelagem Matemática: pontos que justificam sua utilização no ensino. Disponível em: <http://www.dionisioburak.com.br/#!artigos-eventos/cnxf>. Acesso em: 07 abril 2016. p. 2.
 
Com base nos textos indicados para leitura, descreva o papel do professor em cada uma das cinco etapas proposta por Burak.
	Na Escolha do tema o professor pode apresentar aos alunos alguns temas e incentivar aos próprios alunos a sugerirem aqueles que lhes sejam do interesse.
Na Pesquisa exploratória após a escolha do tema, professor deve auxiliar os alunos e junto deles buscarem dados a partir de materiais e subsídios teóricos, técnicos, informativos dos mais diversos, nos quais contenham informações e noções sobre o tema que se quer investigar/pesquisar.
No Levantamento dos problemas, de posse dos dados coletados na fase anterior, o professor deve incentivar os alunos a levantar questões pertinentes ao tema.
Durante a Resolução dos problemas e o desenvolvimento do conteúdo matemático no contexto do tema o professor deve conduzir os alunos na busca de respostas aos problemas levantados com o auxílio do conteúdo matemático, que pode ser apreendido a partir dos problemas por meio de exemplos simples e até mesmo de forma empírica, para posteriormente ser sistematizado.
Na Análise crítica das soluções o professor deve favorecer a reflexão acerca dos resultados obtidos no processo e como estes podem ensejar a melhoria das decisões e ações.
TEXTO 02: Modelagem Matemática: pontos que justificam sua utilização no ensino
 
Resposta:
Questão 2/3
A Modelagem enquanto uma prática educativa no contexto da Educação Matemática é relativamente recente em nosso país, cerca de 20 anos. Ela tem diversas perspectivas e inúmeras implicações para o âmbito educacional, como os que serão apresentados nesse artigo.
KLÜBER, T. E; BURAK, D. Modelagem Matemática: pontos que justificam sua utilização no ensino. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática – IX ENEM, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: UNI-BH, 2007.
 
Este fragmento foi retirado da introdução do artigo apresentado por Klüber e Burak em 2007. Nesse artigo os autores apontam cinco pontos que justificam a inserção da Modelagem Matemática na sala de aula. A partir dos seus conhecimentos e dos argumentos apresentados pelos autores citados, descreva cada um desses cinco pontos.
	1) construção e o desenvolvimento de conceitos e dos conteúdos matemáticos – a qual ocorre de forma dinâmica e procura a relação de cooperação entre o professor e o aluno; 2) contextualização das situações – entendida aqui como a relação entre os conteúdos e temas nos diversos contextos, sejam eles, o social, o econômico, o cultural; 3) integração com outras áreas do conhecimento – muito próxima a uma atitude interdisciplinar, pois permite o diálogo da matemática com outros campos; 4) socialização favorecida pelo trabalho em grupo – compreendida como o processo de interação entre os alunos, o professor e a sociedade como um todo; e 5) ruptura com o currículo linear – que se constitui em umas das características mais importantes da Modelagem, pois com ela, não são os conteúdos que determinam o problema, mas o contrário.
TEXTO 01: Modelagem Matemática e etnomatemática no contexto da educação matemática: aspectos filosóficos e epistemológicos.
Resposta:
Questão 3/3
Para diferenciar a Modelagem Matemática enquanto método de pesquisa da Modelagem Matemática como metodologia de ensino, Biembengut e Hein (2000) utilizam o termo modelação para designar a segunda. Leia o texto:
Na modelação, o professor pode optar por escolher determinados modelos, fazendo sua recriação em sala, juntamente com os alunos, de acordo com o nível em questão, além de obedecer ao currículo inicialmente proposto.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000.
 
Baseado nos textos indicados para estudo, analise e descreva as aproximações e distanciamentos entre a modelação, proposto por Biembengut e Hein, e os três casos de possibilidades de o professor conduzir uma atividade de modelagem em sala de aula, proposto por Barbosa.
	No caso 1, o professor apresenta um problema, devidamente relatado, com dados qualitativos e quantitativos, cabendo aos alunos a investigação. Essa ideia é bem próxima da ideia de modelação conforme relatada no texto, uma vez que ao escolher o tema e levar os dados para a sala de aula o professor tem noção do caminho a ser trilhado pelos alunos, remetendo a ideia de recriação de modelos e de modo que esses modelos esteja compatível com o nível de conhecimento dos alunos e com o conteúdo curricular programado. Já no caso 2, os alunos deparam-se apenas com o problema para investigar, mas têm que sair da sala de aula para coletar dados. Ao professor, cabe apenas a tarefa de formular o problema inicial. Desse modo, os conceitos matemáticos que auxiliarão na resolução do problema não são pré-conhecido do professor, distanciando da ideia de modelação. O mesmo acontece no caso 3, uma vez que são os alunos que escolhem o tema e são responsáveis por todo o processo de modelagem. Assim, pode-se concluir que apenas o caso 1 está relacionado ao conceito de modelação.
TEXTO 04: Modelagem matemática na sala de aula
 
Resposta:

Outros materiais