Buscar

Resenha do filme - Einstein e Eddington

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Filme: Einstein and Eddington
O filme conta a história do cientista alemão Albert Einstein e do inglês Arthur Eddington durante a trajetória pela elaboração da Teoria Geral da Relatividade. A história acontece durante a I Guerra Mundial. Neste contexto, Eddington descobre os trabalhos de Einstein e logo percebe que suas ideias sobre o universo poderiam ser revolucionárias, indo contra a Teoria do Inglês Newton. Em 1915, Einstein muda-se para Berlim a pedido de Max Planck, para contribuir como membro da Academia Prussiana de Ciências, no entanto, se contraria ao perceber que os cientistas estavam se dedicando muito mais em desenvolver armas para a guerra, como por exemplo gás veneno, que para o avanço da Ciência. Este cenário é também presente na Inglaterra, onde os cientistas mostram-se contra a vontade de Eddington de apoiar as ideias de Einstein, visto que Einstein era um cientista Alemão. 
Eddington envia uma carta a Einstein questionando-o sobre a órbita do planeta Mercúrio, sendo este fato uma possível falha na Teoria da gravidade de Newton, a partir de então as histórias de ambos se cruzam, Einstein continua a desenvolver seu pensamento, com a ajuda de Max Planck, e logo chega a conclusão: a Teoria Geral da Relatividade, formulada matematicamente pela “equação de campo”, que prediz a deformação do espaço-tempo na presença de energia. Os primeiros artigos foram publicados em 1915, na Alemanha. Apesar dos empecilhos da guerra, podemos notar o empenho dos personagens pelo avanço científico e pela verdade, e refletimos sobre como fizeram isso numa época em que os recursos de pesquisa ainda eram precários. 
Em 1919, Eddington organiza uma expedição com a finalidade de testar a teoria da relatividade utilizando sobreposições de fotografias do espaço durante um eclipse solar, observando que a luz vinda de estrelas distantes se curva ao aproximar-se do sol, o que atesta a veracidade da teoria de Einstein. Este fato tornou Einstein mundialmente famoso e sua teoria amplamente aceita.
O filme ainda retrata o relacionamento de Einstein com sua primeira esposa Mileva e seus dois filhos, os quais teve que deixar para trabalhar em suas pesquisas. Ao mudar-se para a Alemanha, Einstein inicia um relacionamento com Elsa, o qual continua após divorciar-se de Mileva.
O filme é de grande importância para a divulgação de conhecimento a respeito da vida e da obra de Albert Einstein. Também nos mostra como nada é absoluto, pois mesmo a teoria de Newton que era considerada um grande avanço científico e amplamente aceita, pode ser contrariada por novas pesquisas e comprovações. Através do filme podemos perceber a ciência como um processo, que está sendo desenvolvida e descoberta constantemente.

Outros materiais