Buscar

Resenha do documentário: Uma verdade incoveniente

Prévia do material em texto

Resenha do documentário “Uma Verdade Inconveniente”
	O filme é apresentado em forma de documentário pelo palestrante e ambientalista Al Gore. Ele expõe diversos argumentos técnicos e conclusões científicas para explicar fatores relacionados ao aquecimento global, como sua causa e consequências. 
Al Gore apresenta diversos resultados obtidos através de pesquisas científicas para explicar o que está acontecendo com a atmosfera terrestre. Um dos fatores apresentados é a relação diretamente proporcional entre o nível de dióxido de carbono na atmosfera e a temperatura da terra. Os registros atmosféricos mostram que a temperatura terrestre alcançou níveis mais elevados nos últimos dez anos e que o nível atual de CO² está muito acima do que esteve em todo o tempo. 
O aquecimento global é apresentado como o principal fator responsável por catástrofes naturais como o derretimento das calotas polares, furacões fortes e tornados devido ao aumento da temperatura dos oceanos, fazendo com que a velocidade dos ventos também aumente. Paralelamente, há maiores números de enchentes e mais secas. Isso é explicado devido ao fato de que o aquecimento global provoca aumento da precipitação e ao mesmo tempo descola as chuvas de lugar, concentrando-as em determinadas regiões. 
	Outro fator exibido no documentário que se relaciona com o aquecimento global é o aumento da população mundial, que aumenta a demanda por recursos naturais, causando maiores devastações ambientais. Durante o filme, Al Gore também conta fatos de sua vida particular, relacionados à carreira política, infância, família, etc. fazendo reflexões sobre os hábitos de vida, mudanças ambientais e políticas ao longo do tempo. 
	“Uma verdade inconveniente” busca refutar as ideias equivocadas do senso comum mostrando informações científicas de que a ação humana está realmente influenciando o aquecimento global e todas as alterações climáticas relacionadas. Os avisos são precisos e baseados na ciência, portanto devem ser levados a sério. Além de informar e alertar, o documentário visa também incentivar mudanças de opiniões e hábitos em cada pessoa, de maneira que as emissões de CO² individuais cheguem a zero. Este problema é visto como uma questão moral e cabe a cada ser humano lutar contra ele e desta forma garantir o futuro da terra.

Outros materiais