Buscar

Atividade supervisionada de conceitos básicos de gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ambiente Organizacional
O ambiente organizacional, pode-se dizer que é o conjunto de forças, tendências e instituições internas ou externas, que exercem influencia sobre a organização. O impacto causado por ele pode causar o sucesso ou o fracasso de uma determinada organização. É necessária uma vigilância constante do ambiente organizacional e também uma análise profunda, para detectar as forças e oportunidades de melhoria (ambiente interno), e as ameaças e as oportunidades (ambiente externo). 
Ambiente interno é constituído pelas peculiaridades da organização, como suas políticas, suas funções administrativas, seus processos administrativos, recursos internos, tecnologia e etc.
Acredito que a análise do ambiente interno, permite que a empresa descubra seus pontos fortes e fracos(oportunidades de melhoria),para que a mesma consiga ser competitiva e tenha um diferencial perante seus concorrentes. É de suma importância esta análise, pois descobrindo seus pontos fortes a empresa pode “explorá-los” para alcançar vantagem competitiva e assim atingir suas metas, e identificando suas fraquezas para que as mesmas sejam sanadas, através de treinamento e desenvolvimento dos seus recursos humanos, melhorias em seus procedimentos, políticas, tecnologias e etc. 
O ambiente externo é dividido em ambiente contextual e ambiente operacional, é neste ambiente que se encontram as oportunidades e as ameaças. Com estes ambiente a organização mantém uma relação de sistema aberto, isto é, apresenta uma intensa relação de intercâmbio. Aqui eu diria que é onde se realiza as principais transações das empresas, seja com seus fornecedores, credores, clientes, concorrentes, órgãos regulamentadores e etc.
Ambiente contextual corresponde ao conjunto que influencia de forma indireta e de forma menos intensa as organizações, neste ambiente se encontram os fatores demográficos, socioculturais, econômicos, político-legais, tecnológicos.
Este ambiente afeta no planejamento estratégico de uma organização, por este motivo é primordial uma profunda análise deste ambiente, é o que me faz discordar que causa uma influencia indireta, pois uma organização para elaborar seu planejamento e até para verificar se é viável montar seu negócio ela precisa averiguar certas condições por exemplo: estrutura etária, o gênero, a distribuição geográfica, o nível educacional (Fator Demográfico), valores, normas, estilos de vida, hábitos, costumes (Fator Sociocultural), as taxas de câmbio, nível salarial, tendência de expansão ou recessão da economia, PIB, entre outros (Fator econômico), estabilidade política, o clima ideológico geral, legislação laboral, políticas econômicas (Fator Político-Legais), desenvolvimento de normas internacionais de qualidade, inovação tecnológica dos produtos, processos matérias (Fator Tecnológico). Após a análise deste ambiente, reconhecendo as oportunidades e ameaças, ai sim a empresa irá montar sua estratégia, adaptada a realidade em que se encontra.
Ambiente operacional, aqui a empresa interage diretamente, com seus fornecedores, clientes, fornecedores, sindicatos, instituições financeiras, concorrentes, meios de comunicação social e etc.
No ambiente operacional, eu acredito que seja onde a organização deve dar uma importância especial, pois é neste ambiente que acontece uma maior relação de interdependência, não irei exemplificar de forma cronológica mas, ela necessita das instituições financeiras para conseguir empréstimos de seus novos projetos de produtos/serviços, precisa dos meios de comunicação para divulgá-los ou dizer ao mundo “Eu existo”, depende da concorrência para não cair na mesmice, para ter aquela motivação de “superar seu inimigo”, através de novos processos, novas tecnologias, estimular sua criatividade e inovação, já os clientes eles precisam que suas necessidades e seus anseios sejam satisfeitos e este, acredito eu que deve ser uma das missões da empresa, possuir um bom relacionamento com os sindicatos.
Stakeholders, eu os definiria como: São todos aqueles que são influenciados e influenciam uma determinada organização, agora definindo de uma forma mais explicativa, existem dois tipos de stakeholders os externos e os internos.
Os stakeholders externos são todos os membros do ambiente operacional, e influenciam e sofrem influencia da organização, já os stakeholders internos, fazem parte do ambiente interno da organização e são eles, os colaboradores, acionistas, a diretoria da empresa, que também são influenciados e influenciam a empresa.
Eles são de extrema importância, pois não consigo imaginar uma empresa sem stakeholders, acho que são uma parte vital para elas, seja investindo, fornecendo insumos, competindo por fatias maiores de mercado, adquirindo seus produtos/serviços, ou a ajudando a alcançar seus objetivos e realizando seus objetivos pessoais, acredito que as organizações não teriam sentido sem eles. 
A cultura organizacional são os valores, crenças, hábitos, normas, expectativas e atitudes, e é algo que dá identidade a organização e é partilhado por seus membros.
Toda empresa necessita ter sua identidade, seu diferencial, este é a função da cultura organizacional, e fazer com que seus colaboradores a adotem para que aja não só um comprometimento por parte deles, mas para se ter um ambiente ético, transparente, motivador e propicio para o desenvolvimento tanto da organização quanto para seus funcionários. 
Clima organizacional é o grau de satisfação de seus colaboradores, e é medido através da pesquisa de clima organizacional, um questionário respondido pelos colaboradores para medir seu grau de satisfação, e para encontrar fatores que possam influenciar a satisfação dos mesmos de forma negativa ou positiva, uma ferramenta extremamente útil para a gestão de clima organizacional. 
Mas, tem seu ponto negativo que é a insegurança do colaborador quanto a sua identidade, medo de sofrer represálias de seu gestor direto ou até mesmo perder seu emprego, há algumas maneiras de se sanar este problema como terceirizar a pesquisa de clima, a empresa tem que estar realmente disposta a mudar, pois este serviço creio que não seja tão barato, mas como eu disse se quiser mudar e se estiver preocupada com o clima organizacional, vale apena fazer este investimento. 
Ao meu ver, as organizações passaram a adotar esta visão, graças a teoria dos sistemas, fez com que parassem de se preocupar somente com o ambiente interno, e começassem a ter uma visão holística, tendo em vista que não bastava só se preocupar com os processos internos e nas relações que a empresa tem com ela mesma, mas que, ela também se relaciona com o meio externo o influenciando e sofrendo influencia do mesmo. E através disto elas podem elaborar suas estratégias, e as adaptando aos ambientes, para que seus objetivos sejam alcançados.
Maurilio Corrêa Rodrigues
Turma: 126 - CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO 2016/2

Outros materiais