Buscar

CARACTERISTICAS SUPERFICIAIS DA GENITALIA EXTERNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CARACTERISTICAS SUPERFICIAIS DA GENITALIA EXTERNA
Nas mulheres
	O clitóris e o aparelho vestibular (bulbo do vestíbulo, músculo bulboesponjoso) com pregas de pele e tecido formam a vulva. A cada lado da linha média há duas pregas finas de tecido, chamadas pequenos lábios, estes contem a uretra e a vagina..essa região recebe o nome de vestíbulo. Anteriores ao clitóris, duas pregas unem-se e formam o frênulo do clitóris, que se une a glande do clitóris. As pregas laterais unem-se sobre a glande e formam o prepúcio do clitóris. Após o vestíbulo os pequenos lábios se unem e formam o frênulo dos pequenos lábios ( a comissura posterior da vulva). Dentro do vestíbulo o orifício vaginal é cercado por uma prega de membrana em forma de anel, o hímen. 
	As glândulas parauretrais (Glândulas de Skene) abrem-se no vestíbulo, uma a cada lado da uretra e as glândulas vestibulares (Glândulas de Bartholin) abrem-se no orifício vaginal. Lateralmente aos pequenos lábios existem mais duas pregas de tecido, os grandes lábios, estes se unem superiormente e formam o monte púbico. Os grandes lábios não se unem posteriormente, eles acabam na comissura posterior, posição do corpo do períneo.
Nos homens
	Os componentes superficiais consistem no escroto e no penis. O escroto é homólogo aos grandes lábios das mulheres, porém há uma união. O resquício dessa união é a linha rafe localizada entre os testículos, que se estende do anus a base do penis.
	A extremidade do penis é coberta pra glande. A glande contem a abertura externa da uretra, e a margem inferior ao orifício uretral é continua com a rafe. A base da rafe é contínua com o frenulo da glande, que é uma prega mediana de pele fixada a glande a pele mais frouxa proximal a glande. A base da glande se expande e forma a coroa da glande, as duas coroas se unem na rafe da glande. O prepúcio é uma prega de pele que reveste a glande.
FÁSCIA SUPERFICIAL DO TRIANGULO UROGENITAL
	É continua com a fáscia semelhante na parede abdominal anterior. Apresenta uma camada membranácea em sua superfície profunda (fáscia de Colles), a mesma é fixada posteriormente a membrana perineal e NÃO SE ESTENDE AO TRIANGULO ANAL e anteriormente aos ramos isquiopubicos e NÃO SE ESTENDEM AS COXAS. Define os limites externos da região superficial do períneo, reveste o escroto, os grandes lábios e estende-se em torno do corpo do penis e do clitóris. A fáscia perineal possui ligação com a fáscia abdominal, por isso líquidos armazenados nela podem ir pro abdome, mas não pro triangulo urogenital nem pras coxas, porque a fascia se funde com tecidos profundos nessas regiões.

Outros materiais