Intolerancia religiosa
7 pág.

Intolerancia religiosa


Disciplina11 Intolerância Religiosa2 materiais49 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10
Leia o trecho a seguir:
\u201cDiz o artigo 5º,inciso VI, da Constituição: \u2018É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias\u2019 \u201d.
Após esta avaliação, caso queira consultar o artigo completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil \u2013 Governo Federal. Nov.2004. P. 03
De acordo com o texto que foi apresentado sobre a diversidade religiosa no contexto escolar, podemos afirmar que :
	
	A
	Se evidencia a importância de oportunizar acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos de discriminação.
Você acertou!
Gabarito, texto p. 1
	
	B
	Não se faz necessário o ensino da tolerância a diversidade religiosa.
	
	C
	O ensino religioso deve ser confessional segundo a lei no Brasil.
	
	D
	A escola não é local de ensinar o diálogo inter-religioso.
	
	E
	A diversidade religiosa não deve ser trabalhada na escola.
Questão 2/10
Leia o trecho de texto a seguir:
\u201cReunidos em Nova York, no Encontro de Cúpula Mundial de Lideres Religiosos e Espirituais pela Paz Mundial, lideranças evangélicas, católicas, budistas, judaicas, islâmicas, espíritas, hinduístas, taoístas, bahá\u2019ís, esotéricas e de tantas outras religiões antigas e modernas, firmaram um compromisso. O Compromisso com a Paz Global\u201d.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil \u2013 Governo Federal. Nov.2004. P. 10.
Baseado no texto sobre a diversidade religiosa no Ensino Religiosa e no excerto citado acima, podemos afirmar que:
	
	A
	Os grupos étnicos e suas diferenças nada tem a ver com religião.
	
	B
	A relevância do Ensino Religioso no Ensino Médio se mostra ao analisarmos o
mundo plural em que vivemos, onde tantos conflitos de projeção mundial são marcados por questões étnico-religiosas.
Você acertou!
Gabarito: p. 1
	
	C
	Ao ensinar religião nas escolas deve-se escolher aquela em qual se acredita.
	
	D
	O Ensino Religioso nas escolas não trabalha o diálogo entre as religiões.
	
	E
	O Ensino Religioso não tem relevância uma vez que nenhum jovem ou criança abrirá mão de sua crença.
Questão 3/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
\u201cA Portaria nº 92/2013-SDH/PR, de 25 de janeiro de 2013, instituiu o Comitê Nacional da Diversidade Religiosa. O comitê tem a finalidade de promover o direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas, disseminando uma cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções\u201d.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/direito-para-todos/programas/diversidade-religiosa
Considerando o texto da diversidade religiosa no contexto escolar e o texto acima, podemos afirmar que:
	
	A
	O mundo é plural, mas não devemos aceitá-lo em seu pluralismo.
	
	B
	O pluralismo religioso deve ser combatido em favor de uma única religião.
	
	C
	A escola não é lugar para estudar o pluralismo religioso.
	
	D
	A partir dessa perspectiva plural percebemos que o panorama religioso apresentado em sua multiplicidade pode proporcionar o compartilhar de experiências e a riqueza de suas simbologias, o que evidencia as diversas faces do sagrado presente em nossa sociedade.
Você acertou!
Gabarito: p. 3
	
	E
	As ações transformadoras no quadro de intolerância religiosa não contemplam o Ensino Religioso.
Questão 4/10
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cToda a pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletiva, em público ou em particular\u2019.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: declaração universal dos direitos humanos, artigo XVIII.
De acordo com o texto da diversidade religiosa no contexto escolar, e a citação acima, pode-se afirmar que:
	
	A
	As diferenças devem ser respeitadas, mas na escola não devemos tratar dessas diferenças.
	
	B
	Lidar com as diversas religiões não tem a ver com lidar com as diferenças.
	
	C
	Aceitar a diversidade religiosa nada tem a ver com aceitação do outro.
	
	D
	Esse é um tema que merece mais atenção nas escolas por parte dos educadores e professores de ensino religioso para promover uma reflexão sobre a intolerância religiosa.
Você acertou!
Gabarito, texto-base p. 03
	
	E
	Tradição e cultura são motivos para restringir convicções e manifestações legítimas.
Questão 5/10
Leia o excerto de texto a seguir:
\u201cO Supremo Senhor do universo, que tem diferentes nomes em diferentes culturas, ama a todos. Dele emana toda a liberdade de pensamento, religião ou de consciência. Igreja Metodista\u201d.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil \u2013 Governo Federal. Nov.2004. P. 09.
De acordo com o texto-base assinale a alternativa que diz qual é um outro acesso didático às diferentes expressões das religiosidades presentes no mundo plural em que vivemos:
	
	A
	A linguagem cinematográfica.
Você acertou!
Gabarito: Um outro acesso didático às diferentes expressões das religiosidades presentes no mundo plural em que vivemos é a linguagem cinematográfica. Como afirma Dudley Andrew (1989.p.208) \u2018No cinema os seres humanos dizem uns aos outros o que a realidade significa para eles, mas o fazem através da própria realidade, a qual cerca seu mundo como um oceano.\u2019 Por isso a linguagem da \u2018sétima arte\u2019 pode aproximar diferentes realidades. Texto-base, P. 08
	
	B
	Textos bíblicos.
	
	C
	Livros de romance
	
	D
	Livros científicos
	
	E
	Telenovelas
Questão 6/10
. Leia o fragmento a seguir:
\u201cO Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa. Em função da miscigenação cultural, fruto dos vários processos imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões (cristã, islâmica, afro-brasileira, judaica, etc.). Por possuir um Estado Laico, o Brasil apresenta liberdade de culto religioso e também a separação entre Estado e Igreja\u201d.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/religioes_brasil.htm
Considerando o texto-base, temos que é didático utilizar-se da literatura pois em obras clássicas, tal como, Dom Quixote de la Mancha do autor espanhol Miguel de Cervantes, ele narra os encontros e desencontros das três culturas, quais são elas?
	
	A
	Cultura indiana, portuguesa e indígena
	
	B
	Cultura politeísta, monoteísta e panteísta
	
	C
	Três culturas monoteístas: judaica, cristã e islâmica.
Você acertou!
Gabarito: em obras clássicas, tal como, Dom Quixote de la Mancha do autor espanhol Miguel de Cervantes, que narra os encontros e desencontros das três culturas monoteístas: judaica, cristã e islâmica. Texto-base, p.08
	
	D
	Cultura europeia, americana e africana
	
	E
	Cultura Europeia, Norte-americana e latino-americana.
Questão 7/10
Leia o excerto de texto a seguir:
\u201cQuem somos nós, então, para desafiar a vontade do Criador? E, no entanto, nós a desafiamos. Discriminamos, ofendemos, praticamos atos de violência contra nosso semelhante, com a desculpa de que ele é \u201cdiferente\u201d. Foi assim no princípio dos tempos. É assim nos dias de hoje, neste milênio que mal começou\u201d.
Após esta avaliação, caso queira consultar o assunto completo, está disponível em: Cartilha da Diversidade Religiosa. Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Brasil \u2013 Governo
Giih
Giih fez um comentário
De qual vestibular sao essas questoes ??????
0 aprovações
Carregar mais