Buscar

PROVA DISCURSIVA SISTEMAS DE ENSINO E POLITICAS EDUCACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA SISTEMAS DE ENSINO E POLITICAS EDUCACIONAIS
O projeto político pedagógico é uma estratégia da gestão escolar, seus conhecimentos e princípios básicos e destacará o regimento escolar e a avaliação institucional como estratégia de gestão para a melhoria do espaço educacional.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: Perspectivas e enfoques. 2 ed. Curitiba: Intersaberes, 2013. (p 8)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, a construção do Projeto Político Pedagógico pressupõe três atos distintos, considerados essenciais na sua elaboração. Quais são eles?
Nota: 20.0
	A construção do Projeto Político Pedagógico pressupõe três atos distintos, considerados essenciais na sua elaboração, os quais se relacionam entre si. São eles: ato situacional, conceitual e operacional (p. 148)
Resposta:- Atos situacional - Atos conceitual - Atos operacional 
Questão 2/5
Aos educadores, de um modo geral, e aos administradores escolares, de modo especifico, está posto o desafio: participar, efetivamente, do processo de transformação da escola e da sociedade.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Pualo:Cortez, Autores Associados, 1985 (p. 194)
A gestão educacional tem sido objeto de estudo de muitos educadores, dada a sua importância para a idealização da escola como um espaço que efetivamente faz a diferença na sociedade. Partindo desse princípio, por que é importante estudar as concepções de gestão escolar?
Nota: 16.0
	O estudo das concepções de gestão escolar (qualidade total, compartilhada e democrática) possibilita percebermos as contradições presentes nas práxis da organização do trabalho pedagógico (p. 174)
Resposta:É importante porque visam a conservação da ordem vigente e concepção social permitindo visualizar um determinado espaço e tempo histórico dentro de cada realidade. 
Questão 3/5
O desenvolvimento da alfabetização de adultos no Brasil acompanha a história da educação como um todo e teve início com o trabalho de catequização e ensino das primeiras letras, realizado pelos jesuítas, durante o Brasil colônia. Ao longo do tempo, o avanço econômico e tecnológico passou a exigir mão-de-obra cada vez mais qualificada e alfabetizada, com isso várias medidas políticas e pedagógicas foram sendo adotadas.
http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_SelvaPLopes.pdf
A educação de jovens e adultos no MST é marcada por uma educação que tenha relação com o modo de vida dos assentados e acampados no país. Dois temas são evidentes na trajetória de vida dos trabalhadores e são conceitos importantes para a prática educativa. Quais são esses conceitos?
Nota: 20.0
	Terra e trabalho.
Livro-base p. 180
Resposta:Terra e trabalho,desde uma perceptiva critica na educação .A terra e o trabalho tem o sentido da pratica social.Na identificação dos temas geradores,marcante na prática educativa.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
 
As Diretrizes Curriculares Nacionais são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação .
 
http://www.todospelaeducacao.org.br/
Acesso em 02/06/2015
 
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) ampliaram a perspectiva dos estudos étnico-raciais propostos pela LDBEN. Nesse contexto, quais são os conteúdos programáticos, propostos pelas DCN?
Nota: 20.0
	A fixação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCN- Relações Étnico-Raciais) ampliou o impacto curricular sobre essa questão.
Sendo que os:
conteúdos programáticos para este tema devem mostrar os aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir dos grupos étnicos africanos e indígenas, incluindo os temas: (a) estudo da história da África e dos africanos; (b) a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil; (e) a cultura negra e indígena brasileira e (d) o negro e o índio na formação da sociedade nacional» (LDBEN, art. 26-A, § 1) (p. 183)
 
 
Resposta:- O ensino de Historia Afro Brasileira ,datas significativas para cada região e localidade,historias das ancestralidade e religiosidade Africana ,ensino da cultura Afro brasileira.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O Plano de Metas é apresentado pelo MEC como uma possibilidade para inaugurar um novo regime de colaboração, fundado em diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, voltadas para a melhoria da qualidade da educação
 Em relação ao acesso e à permanência ,  quais são as quatro metas   inseridas no Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação  “ ?
Nota: 16.0
	O acesso e a permanência correspondem a quatro das metas:
“combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação” (Meta V);
“matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência” (Meta VI);
“ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular” (Meta Vil);
“garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas” (Meta IX). (p. 117)
 
Resposta:1- Todas a crianças e jovem de 4 a 17 anos na escola 2- Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos 3- Todos estudante com aprendizado adequado à sua serie 4- Todos jovem com o ensino médio concluído até 19 anos

Outros materiais