Buscar

APOL 1 2 Cidinha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL1 - Questão 1/5
Podemos entender a administração como um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, buscando alcançar os objetivos e metas da organização. De forma geral, a administração pode ser dividida em quatro funções básicas: planejamento, organização, direção e controle. Assinale a alternativa a seguir que apresenta, corretamente, as atividades inseridas na função “direção”.
	
	A
	Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais,
 estabelecer comunicação com os trabalhadores, apresentar solução dos conflitos 
e gerenciar mudanças.
	
	B
	Estabelecer objetivos e missão, examinar as alternativas, determinar as necessidades de recursos e criar estratégias para o alcance dos objetivos.
	
	C
	Medir o desempenho, estabelecer comparação do desempenho com os padrões e tomar as ações necessárias para a melhoria do desempenho.
	
	D
	Desenhar cargos e tarefas específicas, criar estrutura organizacional, definir posições de staff, coordenar as atividades de trabalho, estabelecer políticas e procedimentos, e definir a alocação de recursos.
	
	
	
	
	
Questão 2/5
Os países desenvolvidos alcançaram o progresso com a eficiência de seus sistemas produtivos, transformando recursos de material, de energia e de horas em produtos tangíveis e intangíveis por meio da organização de pessoas e de processos produtivos e tecnológicos. Com o passar do tempo várias organizações e tipos de administração foram criadas de acordo com as necessidades de cada empresa. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da Estrutura da Organização.
	
	A
	Foi elaborada por Henry Fayol, engenheiro francês que viveu 
entre 1841 e 1925. Ele também desenvolveu a Teoria Clássica 
das Organizações e definiu cinco Princípios da Administração: 
planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
	
	B
	Foi criada por Ludwig Von Bertalanffy, biólogo que viveu entre 1901 e 1972. Essa teoria explica a interdependência dos diversos setores da empresa, e comprova o fato de que o sucesso de um setor não garante o sucesso do todo.
	
	C
	Foi defendida por Douglas McGregor, professor do MIT que viveu entre 1906 e 1964. Ele preconizava que a administração bem-sucedida depende da capacidade para predizer e controlar o comportamento humano.
	
	D
	Trouxe uma perspectiva inovadora, pois buscava entender a relação do homem com seu ambiente de trabalho. Foi defendida por George Elton Mayo, psicólogo e sociólogo que viveu entre 1880 e 1949. Segundo ele, a produtividade era mais um reflexo direto da satisfação do ser humano em seu ambiente de trabalho do que um mero estudo detalhado de tarefas.
uestão 3/5
Existem algumas variáveis que são comuns a todos os processos produtivos industriais e devem ser analisadas sempre quando da ocorrência de um problema. Tais variáveis são: material, mão de obra, máquina, meio ambiente, medição e método.   Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que apresenta a variável a que ele se refere.    Pode fazer a diferença para a qualidade de um processo e para a minimização de falhas. Por exemplo, a sequência de uma operação de dobra de uma chapa com furação, se feita a operação de furar após a dobra, cria dificuldade no processo, aumentando a chance de erro. Nesta variável, é necessário observarmos e respondermos as seguintes questões: a sequência desta variável esta correta? Os padrões forma bem estabelecidos e estão claros para quem vai executar o processo? É seguro?
	
	A
	Material.
	
	B
	Mão de obra.
	
	C
	Método. PÁG.36
	
	D
	Medição.
uestão 4/5
A chamada Teoria Administrativa é a segunda grande escola da perspectiva clássica da administração. Quem foi o principal representante desta escola?
	
	A
	Elton Mayo.
	
	B
	Henri Fayol. PÁG.08
	
	C
	Max Weber.
	
	D
	Henry Ford.
uestão 5/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e assinale a que representa as características da ferramenta diagrama de causa e efeito.
	
	A
	Esta ferramenta permite a organização das informações 
possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. 
Foi desenvolvida em 1943 por Ishikawa na Universidade de 
Tóquio com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam 
ser comuns entre si. Dentre estes fatores temos: máquina, 
método, mão de obra, entre outros.
	
	B
	É caracterizado por duas escalas laterais na qual uma mede a unidade a ser analisada e a outra mede a percentagem acumulada. Os dados devem figurar em ordem decrescente para identificar a priorização. É classificada pelo autor como uma ferramenta para análise de causas. É usado para mostrar por ordem de importância, a contribuição de cada item para o efeito total. É uma técnica gráfica que declara que muitas vezes apenas alguns itens são responsáveis pela maior parte do efeito.
	
	C
	Trata-se de uma planilha através da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. Também é conhecida por checklist.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, no qual são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
APOL2 - Questão 1/5
A abordagem comportamentalista, também chamada de “novas relações humanas”, teve origem em uma tentativa de consolidar o enfoque das relações humanas nas Teorias das Organizações. Qual era o grande foco da Escola Comportamentalista?
	
	A
	O estudo dos tempos e movimentos.
	
	B
	O estudo das motivações humanas.
	
	C
	O estudo dos métodos quantitativos.
	
	D
	O estudo dos métodos produtivos.
uestão 2/5
As empresas se organizam em níveis hierárquicos (vertical) e no caso de empresas pequenas é usual encontramos apenas dois níveis: nível operacional e o nível estratégico (ou alta administração) e, de acordo com o porte das empresas, um terceiro nível é agregado, o nível gerencial (tático). porte das empresas, um terceiro nível é agregado, o nível gerencial (tático). Analise as alternativas a seguir e assinale a que representa as características do nível gerencial (tático).
	
	A
	É responsável pela execução dos planos elaborados pelo nível gerencial. São tratados como um sistema fechado no qual os limites são determinados pelos domínios da empresa. Está relacionado ao mundo das coisas e deve trabalhar com base em dados e fatos para garantir o bom funcionamento.
	
	B
	É responsável pela determinação dos rumos da empresa (políticas, missão, visão, valores etc.). É tratado como um sistema aberto, pois os limites não estão restritos aos domínios da empresa, ou seja, são diretamente influenciados pelo ambiente externo. Está relacionado ao mundo das ideias e deve trabalhar com base na construção de cenários assertivos para garantir a sustentabilidade do negócio.
	
	C
	É responsável pela operacionalização dos rumos determinados 
pela alta administração da empresa (políticas, missão, visão, 
valores etc.) por meio de planos que viabilizem a obtenção dos 
resultados definidos. Precisa planejar, organizar, comandar, 
coordenar e controlar a transformação do mundo das ideias 
em mundo das coisas, a fim de garantir o bom funcionamento 
e a sustentabilidade do negócio.
	
	D
	É responsável pela operacionalização dos rumos determinadospela alta administração da empresa (políticas, missão, visão, valores etc.) por meio de planos que viabilizem a obtenção dos resultados definidos. É tratado como um sistema fechado no qual os limites são determinados pelos domínios da empresa. Está relacionado ao mundo das coisas e deve trabalhar com base em dados e fatos para garantir o bom funcionamento.
uestão 3/5
Sobre as funções por departamentos, assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir.   É um setor muito importante na empresa, pois serve de apoio à produção na execução do produto, zela pela conformidade em relação às especificações, executando medições mais sofisticadas, audita processos e serve de base para a implantação e manutenção dos sistemas de qualidade.
	
	A
	Departamento de manufatura.
	
	B
	Departamento de materiais.
	
	C
	Departamento de garantia de qualidade.
	
	D
	Departamento de engenharia industrial.
uestão 4/5
O Departamento de Engenharia Industrial é responsável pelo estudo do processo, o estudo dos tempos, pelo projeto dos dispositivos e ferramentas e pelo desenho do layout. Analise as sentenças a seguir e marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas e, em seguida, assinale a alternativa correta. ( V  ) É nesse departamento que a produção é planejada e é decidido o como fazer o produto, com que equipamentos e máquinas, que dispositivos serão necessários e quanto tempo levará cada segmento do processo. 
( V  ) A programação das máquinas e os planos de fabricação são executados por engenheiros de processo que os idealizam e fazem as folhas de processo para serem seguidas pela produção. 
( V  ) A aquisição de máquinas, o aumento de capacidade, a substituição de equipamentos e a modernização do parque de máquinas são de sua responsabilidade. 
( V  ) Sob a administração desse departamento está também o Setor de Ferramentaria (em muitas empresas é um setor terceirizado), que fabrica os dispositivos e ferramentas de uso na produção.
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – F – V
	
	D
	V – V – F – F
uestão 5/5
O americano Chester Irving Barnard foi outro importante representante da Escola das Teorias de Transição. Barnard viveu de 1886 a 1961 e sua principal obra foi publicada em 1938, intitulada “As funções do executivo”. Seus estudos concentravam-se na cooperação no ambiente cooperativo. Um dos conceitos retratados por Barnard foi o de Sistema Social Cooperativo.   Assinale a alternativa que descreve, corretamente, este conceito.
	
	A
	Um sistema poderia ser reconhecido como eficiente se a organização requerida por ele provocasse aumento de salário.
	
	B
	Um sistema poderia ser reconhecido como eficaz se a cooperação requerida por ele provocasse o aumento do lucro.
	
	C
	Um sistema poderia ser reconhecido como eficiente se a autoridade requerida por ele provocasse o alcance das metas.
	
	D
	Um sistema poderia ser reconhecido como eficaz se a cooperação requerida por ele provocasse o alcance das metas.

Outros materiais