Buscar

Questões sobre a Primeira República no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201102466106) José de Souza Martins, em O cativeiro da terra, analisou o processo de constituição da força de trabalho e das relações de produção que se definiu com a crise do escravismo e a imigração na segunda metade do século XIX, notadamente no Sudeste, mantendo-se por quase um século. Tratase do regime de trabalho
  De colonato, com um pagamento fixo no trato do cafezal e uma parte de acordo com a produtividade, além do direito de produzir alimentos
 De parceria, no qual o trabalhador livre, geralmente um imigrante europeu, dividia os lucros da produção com o proprietário da terra.
 Capitalista, baseado na imigração subvencionada pelo Estado e no envio dos trabalhadores às fazendas, onde faziam contratos de parceria.
 Tipicamente assalariado, constituído principalmente de trabalhadores nacionais e europeus, remunerados em dinheiro pelas atividades realizadas.
 Misto, que combinava salário em dinheiro e em produtos, exigindo-se do trabalhador livre uma série de serviços na fazenda fora das épocas de colheita.
2a Questão (Ref.: 201102453242) (UFF 2001/Adaptação) O Convênio de Taubaté, em 1906, inaugurou a primeira política de valorização do café. Considere tal política e analise as ocorrências enumeradas a seguir:
I) manutenção dos lucros em todo o setor cafeeiro nacional e seu reinvestimento na própria cafeicultura;
II) descompasso entre os padrões de desempenho da cafeicultura nas distintas regiões produtoras do centro-sul do país;
III) manutenção dos lucros da cafeicultura paulista e diversificação agrícola das demais regiões produtoras de café;
IV) fortalecimento do Partido Republicano fluminense e mineiro
Dentre estas ocorrências, as que são conseqüências da política mencionada estão indicadas por:
  II e III I e IV I e III III e IV I e II
3a Questão (Ref.: 201102466017) "A Coluna Prestes tendo adotado a tática da guerra de movimento não só garantiu a própria sobrevivência em condições que lhe eram extremamente desfavoráveis, como se transformou num exército com características populares cuja marcha pelo Brasil foi decisiva para que se mantivesse acesa a chama da revolução tenentista". (Anita Leocádia Prestes).
A luta da Coluna e dos demais movimentos tenentistas era dirigida contra:
  A política oligárquica. A legislação social e o movimento operário. Os movimentos revolucionários messiânicos.
 O nacionalismo econômico. O voto secreto e a reforma eleitoral.
6a Questão (Ref.: 201102466013) A base da economia brasileira durante a Primeira República foi o café e isto se deveu:
  À qualidade das terras, ao clima favorável, à imigração européia e à aceitação do nosso produto no mercado externo
À mudança de regime político, à liberdade de ação dada aos proprietários pela Constituição e aos assalariados italianos.
 À decadência da industrialização, à Guerra de Secessão dos Estados Unidos e à decadência da mineração.
 Ao incentivo dado aos plantadores de café, á aceitação do nosso produto pela Inglaterra e à libertação dos escravos.
 À diversificação agrícola e ao desenvolvimento da indústria.
7a Questão (Ref.: 201102438463) O movimento operário durante a Primeira República foi marcado pela disputa entre dois modelos de sindicalismo, o sindicalismo de ação direta ou revolucionário e o sindicalismo reformista. A respeito do sindicalismo revolucionário podemos afirmar, EXCETO:
  era composto por trabalhadores urbanos e rurais era de orientação anarco-sindicalista.
 greve geral era a sua principal forma de luta. reprovava os serviços de assistência.
dominaram durante a maioria dos congressos operários brasileiros.
8a Questão (Ref.: 201102466260) Sobre a constituição de 1891 no Brasil, podemos afirmar que foi:
  Presidencialista e Positivista Presidencialista e socialista Positivista e Liberal
 Parlamentarista e Liberal Centralizadora e socialistas
9a Questão (Ref.: 201102466130) Qual dos episódios a seguir ocorreu durante o governo do presidente Rodrigues Alves?
  A Revolta da Vacina A Revolta da Chibata. A Revolta do Contestado
 A Guerra de Canudos O Convênio de Taubaté
10a Questão (Ref.: 201102466014) O tenentismo dos anos vinte pode ser concebido, segundo o historiador Boris Fausto, "como um movimento política e ideologicamente difuso, de características predominantemente militares, onde as tendências reformistas autoritárias aparecem em embrião. As explosões de rebeldia (...) se iniciam, em regra, com o caráter de tentativa insurrecional independente dos setores civis, e embora esse quadro pouco a pouco se modifique, até se chegar ao acordo nacional com as oligarquias dissidentes na Revolução de 30, o desencontro de caminhos permanece." (FAUSTO, Boris. A Revolução de 30: historiografia e história. 16. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1977. p. 80-81.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
  A disposição para o enfrentamento armado e o fato dos tenentes se apresentarem como salvadores da pátria foram traços característicos do romantismo tenentista.
 Os remanescentes do tenentismo combateram a chamada Revolução de 30, rejeitando assim compromissos com as reformas políticas de caráter liberal.
 A Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, pretendeu ser um episódio revolucionário de organização dos setores civis, que visava integrá-los ao movimento tenentista.
 Os tenentes eram porta-vozes de uma ideologia bem definida, baseada nos princípios filosóficos do positivismo.
 Representantes da elite do exército, formados na Escola Militar da Praia Vermelha, os tenentes procuraram superar os limites para uma ampla reforma no capitalismo nacional.
11a Questão (Ref.: 201102461761) Leia com atenção o trecho abaixo: "A constituição de 91 deixa ver que seus artífices tinham bom sentido de interesses de classes, e a política econômica dos governos militares revela também que essa terra tinha donos e que estes nem sempre foram os que ostensivamente apareciam como os donos do poder, os militares." (CARDOSO, Fernando Henrique. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp.17-57. p. 36)
Apesar dos primeiros governos da República brasileira terem sido chefiados por militares, o autor afirma que:
  A oligarquia cafeeira, que mesmo ausente do poder executivo, influenciava a organização das novas instituições.
 O oficialato da Marinha, que mesmo sem participar diretamente das conspirações do golpe militar republicano, tinha uma maior maturidade política e, por isso, assumiu a direção das novas instituições.
 Os donos do poder eram, de fato, os políticos monárquicos, que mesmo com a mudança nas instituições políticas continuavam a controlar a economia brasileira.
 Os militares de baixa patente, chamados popularmente de "Jacobinos", que pressionavam o oficialato para a formação de uma república mais democrática.
 As classes médias urbanas, que frequentemente ocupavam os espaços públicos da capital federal afim de pressionar o governo federal.
4a Questão (Ref.: 201102453254) A crise política da década de 1920 já foi interpretada pela historiografia como sendo manifestação dos interesses da burguesia industrial e das classes-médias que assumiriam o poder com a Revolução de 1930. Faça a crítica a esta interpretação apontando as atuais interpretações a respeito da crise da Primeira República.
Gabarito: O aluno deverá fazer a crítica à antiga interpretação do PCB a respeito do caráter semi-feudal da Primeira República e da luta entre burguesia e oligarquia e apresentar a interpretação mais atual que identifica a crise de 1920 como sendo resultado, principalmente, das disputas políticas entre as próprias oligarquias
5a Questão (Ref.: 201102466098) Relacione a crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930 no Brasil.
Gabarito: O aluno deve relacionar a crise internacional com a fragilização de elites políticas tradicionais,gerando o fortalecimento de novos atores políticos.

Outros materiais