Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
EDS de Responsabilidade social

Pré-visualização | Página 1 de 6

Conteúdo 2 Módulo I
Responsabilidade social é o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou alguma comunidade, de modo específico, agindo pró-ativamente e coerentemente no que tange ao seu papel específico na sociedade e à sua prestação de contas para com ela, assumindo, assim, além das obrigações estabelecidas em lei, também obrigações de caráter moral, mesmo que não diretamente vinculadas às suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povos (VENTURA, 1999; ASHLEY, 2002).
Respostas : Responsabilidade social empresarial é compromisso de caráter moral que uma organização deve ter para com a sociedade
Você já respondeu e acertou esse exercício. 
A resposta correta é: C.
---------------------------------------------------------------------------------------------------Atualmente, raros são os casos de empresários e executivos que ainda desconsiderem totalmente suas responsabilidades sociais. Pode-se dizer que a sensibilidade para os problemas sociais já está institucionalizada. As organizações têm sido pressionadas para se tornarem mais solidárias e chamadas a uma maior participação, abertura e integração com a sociedade, sob a ameaça de serem abandonadas por seus consumidores. Neste sentido, a RSE  avança à medida que a globalização acirra a competição entre empresas.
Respostas : As organizações têm sido pressionadas para se tornarem mais solidárias e chamadas a uma maior participação, abertura e integração com a sociedade, sob a ameaça de serem abandonadas por seus consumidores.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.” (Ethos)
 
 ·                Tomando como base o texto acima, o que podemos afirmar da empresa que resolveu conduzir deus negócios de forma socialmente responsável?
Respostas ; A empresa tomou uma decisão estratégica, assumindo a responsabilidade das conseqüências de seus atos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Missão e Visão
 
As organizações  podem e devem assumir um papel mais amplo dentro da sociedade
 
Embora simples essa declaração é uma forma importante, que sucintamente identificará as metas e aspirações de sua empresa. Ela também deixa transparecer os valores e a cultura de sua empresa e as estratégias utilizadas para alcançar suas metas. A declaração de visão ou missão da empresa socialmente responsável freqüentemente vai além do propósito de "lucrar" ou "ser o melhor", e especifica que a empresa procurará agregar valor a todos os envolvidos no ambiente empresarial: acionistas/proprietários, funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, e o próprio meio ambiente.
Respostas: É uma forma importante, que sucintamente identificará as metas e aspirações de sua empresa
Questões de diversidade são relacionadas a com as empresas enfrentam o preconceito no ambiente de trabalho e no âmbito das relações empresariais e aborda temas como a igualdade de oportunidades, a ética e a diversidade como fator de competitividade, a discriminação racial, étnica, a subordinação das mulheres, além de aspectos como as oportunidades de trabalho e o espaço existencial nas empresas. (ETHOS)
De acordo com o texto acima, qual afirmação é a correta?
Respostas: A prática da diversidade representa a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes em que as pessoas possam agir em conformidade com seus valores individuais
1)    Quais devem ser as políticas em relação à gestão de pessoas, a política de remuneração, os benefícios e carreira em uma empresa socialmente responsável?
Trata os empregados como um recurso, estimulando-os por meio da remuneração e do investimento em seu desenvolvimento profissional, segundo política estruturada de carreira, e levando em conta as habilidades necessárias para seu desempenho atual.
Busca contratar funcionários com os menores pisos salariais buscando uma maior economia na mão de obra
 Valoriza competências potenciais, estimulando os empregados por meio da remuneração e do investimento em seu desenvolvimento profissional e levando em conta sua capacidade futura de crescimento e desenvolvimento de novas habilidades.
Trata os empregados como sócios e, além de valorizar competências potenciais por meio da remuneração e do desenvolvimento profissional, estabelece mecanismos para que seus representantes participem da formulação de políticas de remuneração e benefícios, desenvolvimento profissional e mobilidade interna
As políticas corretas deverão ser;
Respostas:  III, IV, I
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com relação ao compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade dos seus funcionários, quais as ações que uma empresa socialmente responsável deve desenvolver
 
 
              I.        Mantém atividades sistemáticas de desenvolvimento e capacitação, visando o aperfeiçoamento contínuo de todo o seu pessoal, considerando a aplicabilidade em sua função atual.
            II.        Oferece bolsas de estudo ou similares para a aquisição de conhecimentos com impacto positivo na empregabilidade de seus empregados, independentemente da aplicabilidade em sua função atual.
           III.        Promove atividades de treinamento pontuais visando somente à melhora da produção, focadas no desempenho de tarefas específicas
          IV.        Criar programa de mapeamento para identificação de competências potenciais a serem desenvolvidas
           V.        Considerar seu papel social em relação aos estagiários, oferecendo a eles boas condições de trabalho, aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal em suas respectivas áreas de estudo e com o devido acompanhamento.
 
As ações da empresa socialmente responsáveis são;
Respostas:  IV, V, I, II
Quais são os ganhos tangíveis que uma empresa obtém optando pela gestão socialmente responsável?
 
Respostas: Redução de custos, melhora de produtividade, crescimento de receitas, acesso a mercados e capitais, melhora no processo ambiental e gestão de recursos humanos
Quais são os ganhos intangíveis que uma empresa obtém optando pela gestão socialmente responsável?
Respostas: Valorização da imagem institucional, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de atrair e manter talentos, capacidade de adaptação, longevidade e diminuição de conflitos.
Qual a afirmação é incorreta sobre a estrutura conceitual de Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável
Respostas: Explorar ao máximo os recursos do planeta.
A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Esta situação já é refletida, por exemplo, no acesso irregular à água de boa qualidade em várias partes do mundo, na poluição dos grandes centros urbanos e no aquecimento global.
 
Não é preciso dizer que esta situação pode dificultar a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais,
Página123456