Buscar

avaliação EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0362_ » EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 1,5  Data: 13/09/2016 17:26:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201404720126)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Teologia Católica no início da Idade Média controlava o pensamento econômico das sociedades. Explique como se dava a influência do pensamento religioso no desenvolvimento comercial.
		
	
Resposta: A Igreja da Idade Média era responsável não somente pela educação e saúde como desta forma influenciava o comércio. A igreja Católica nessa época era responsável por grande parte da educação da população, também eram eles que criavam alguns hospitais (sendo assim responsáveis pela saúde em alguns lugares) e por isso era muito respeitada, com isso, também "influenciava" alguns comerciantes locais, alguns pardres tinham muito poder alguns lugares.
	
Gabarito: O que predominava no início da Idade média em relação ao desenvolvimento econômico dava-se por meio da profecia cristã, a qual pregava o teocentrismo, por meio dessa vertente utilizava-se a primazia de que; quem nascesse rico deveria morrer rico, e quem nascesse pobre morrer pobre. No setor comercial utilizava-se a concepção de riqueza como pecado, por isso as trocas deveriam ser justas no mercado. De tal maneira que o comerciante não poderia lucrar, mas permite um justo preço para que não haja vantagens nas trocas e um justo salário, que permita apenas ao indivíduo manter suas condições de subsistência e sua classe social. Dessa forma mantêm-se o status quo da sociedade. Neste caso permaneceria o total predomínio da Igreja nas relações comerciais e no comportamento dos sujeitos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404297523)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o neoliberalismo, a educação, sobretudo a escolar, é vista como preparação dos indivíduos para o ingresso na divisão social do trabalho. Essa visão enfatiza que a educação tem como propósito a acumulação de capital humano. A educação é vista como instrução e preparação para o trabalho. Sintetize a visão neoliberal da escola, destacando o papel atribuído à educação pelo ideário neoliberal.
		
	
Resposta: De acordo com essa visão, o indivíduo estudava para se garantir no emprego, esse conceito de empregabilidade é de que o cidadão deve estudar para garantir o trabalho. Para se qualificar o indivíduo tem que estudar e se profissionalizar, assim ele não ficaria sem o emprego. Portanto a escola estaria sendo responsável pela empregabilidade. A educação seria a fonte para o mercado de trabalho.
	
Gabarito: a) Visão neoliberal da escola (60% da pontuação) - Para o neoliberalismo, a escola é vista em uma perspectiva técnico-científica. Ela não valoriza a formação humanística do indivíduo, mas defende uma formação guiada pela necessidade de mão-de-obra do mercado. O neoliberalismo entende a escola como parte constituinte e importante do mercado, valorizando as técnicas de gerenciamento e reconhecendo que pais e alunos são consumidores do produto educação. b) papel atribuído à educação (40% da pontuação) ¿ No discurso neoliberal a educação não é mais reconhecida como integrante do campo social, mas se insere definitivamente no mundo do mercado. A educação deve se adequar às necessidades do mercado e da ideologia dominante, ficando esvaziado o papel político da educação
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404776347)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de modo de produção foi elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX. Para eles o modo de produção é a maneira que cada sociedade se organiza buscando garantir a produção das suas necessidades materiais. O modo de produção é entendido por estes autores como uma articulação entre:
		
	 
	relações de produção e forças produtivas
	
	matéria e idéia
	
	reprodução e transformação
	
	permanência e movimento
	
	existência e essência
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404297400)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Hunt (2002, p. 26), o modo de produção capitalista se define a partir de quatro pressupostos básicos, são eles: ¿produção de mercadorias, orientada pelo mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico¿ Com base no pensamento de Hunt, analise as afirmativas a seguir sobre a sociedade capitalista: I ) A sociedade capitalista é uma sociedade mercantil II) A desigualdade social marca a sociedade capitalista III) A força de trabalho é uma mercadoria IV) A propriedade dos meios de produção é comunal As afirmativas certas são apenas:
		
	 
	I, II e III
	
	III e II
	
	II e IV
	
	I, II e IV
	
	I e II
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404297406)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A crise de 1929 pôs em xeque o liberalismo clássico, a livre iniciativa e a não intervenção estatal. Vários autores se debruçam sobre a crise tentando encontrar soluções para o reaquecimento da economia. Entre eles é possível destacar John Maynard Keynes, economista inglês. As idéias deste autor serviram como fundamento para justificar o novo formato que o Estado capitalista assume para regular esta nova etapa monopolista e garantir a continuidade do processo de acumulação: o Estado de Bem Estar Social. A intervenção estatal levada a cabo após a crise de 1929 tinha como objetivo:
		
	
	qualificar os trabalhadores, oferecer subsídios aos empresários e cortar gastos públicos
	
	aumentar o desemprego, criar novos impostos e desenvolver políticas para os mais carentes
	 
	diminuir o desemprego, incentivar a poupança e aumentar o nível de renda da população
	
	aprofundar a desigualdade social, incentivar o emprego informal e apoiar os sindicatos
	
	privatizar as empresas estatais, diminuir a poupança e aumentar os impostos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404297408)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A crise dos anos 70 dá lugar a uma nova etapa do capitalismo. Nas palavras de Harvey (1999, p.117), ocorreu ¿uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado¿. Assim, a década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A nova ordem econômica e política que se seguiu à crise dos anos 70 se caracterizou por: I) um esgotamento do regime de acumulação fordista e advento da acumulação flexível II) um acentuado processo de mundialização da economia III) uma incorporação da tecnologia de base microeletrônica ao processo produtivo IV) uma flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho. Assinale a opção correta:
		
	
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II, III e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, III, IV são verdadeiras
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404297413)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Toda mercadoria é um objeto que tem uma utilidade, um valor de uso. Pode-se mesmo afirmar que as mercadorias diferenciam-se umas das outras por seu valor de uso, uma vez que cada necessidade corresponde a uma mercadoria com características específicas. Entretanto, para que os objetos possam ser mercadorias eles devem ter também valor de troca, ou simplesmente valor. Valor é o que permite que uma mercadoria seja trocada de mãos no mercado. Alguns bens existem de forma abundante na natureza. O ar que respiramos, por exemplo, é um bem que, apesar de essencial para a nossa sobrevivência, está disponível para todos. É possível afirmar entãoque o ar possui:
		
	
	trabalho humano agregado a ele
	 
	um valor de uso, mas não de troca
	
	um valor de troca máximo
	
	valor de troca, mas não valor de uso
	
	um valor de uso insignificante
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404187534)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho humano, quando qualificado por meio da educação é um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica, e, portanto, das taxas de lucro do capital. Ou seja: a educação é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo. Esta definição se aplica as teses da(o):
		
	 
	Teoria do capital humano.
	
	Educação compensatória
	
	Escola única
	
	Estado de Bem-estar social.
	
	Fordismo/Taylorismo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404226479)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conceito de empregabilidade está relacionado:
		
	
	à redução do processo de escolarização das elites
	
	à obtenção de uma vaga de emprego oferecida pelo Estado de Bem-estar Social
	
	às possibilidades de obtenção de emprego nas fábricas fordistas
	 
	às chances de inserção no mercado de trabalho e de negociar a capacidade de trabalho
	 
	ao êxito da política de pleno emprego de inspiração keynesiana
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404315310)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desafio que se coloca, para toda a sociedade e em particular para nós educadores, é pensarmos possibilidades de uma educação integrada e não uma educação fragmentada, que possa romper e superar não só a dualidade socioeducacional, mas que, para isso mesmo, seja uma prática educacional cidadã, que forme sujeitos ativos, para a sociedade e, também, para o mercado de trabalho. Das opção abaixo, marque a CORRETA no que se refere as definições dos sujeitos unilateral e omnilateral.
		
	
	Enquanto o sujeito unilateral está alijado do conhecimento que leia a inovação, o sujeito omnilateral trabalha os setores ligados à tecnologia da informação e ligados à internet.
	
	Enquanto o sujeito unilateral deve ser formado na totalidade do intelecto e da tecnologia o sujeito omnilateral está alijado (desde a manufatura e reforçado pela educação fragmentada) dos saberes.
	
	Enquanto o sujeito omnilateral está alijado (desde a manufatura e reforçado pela educação fragmentada) dos saberes, o sujeito unilateral (da era do conhecimento) deve ser formado na totalidade do intelecto e da tecnologia.
	
	Enquanto o sujeito unilateral está alijado de qualquer forma de trabalho intelectual prevalecendo as habilidades, o sujeito omnilateral trabalha as mesmas que a anterior, somado às competências relacionadas aos cargos a nível gerencial e de direção.
	 
	Enquanto o sujeito unilateral está alijado (desde a manufatura e reforçado pela educação fragmentada) dos saberes, o sujeito omnilateral (da era do conhecimento) deve ser formado na totalidade do intelecto e da tecnologia.

Outros materiais