Buscar

AV 2016 Competências Gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0615_AV_201504280288 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201504280288 - EDUARDO DOS SANTOS UCHÔA
	Professor:
	SALETE CRISTINA ANDRADE TORRES
IVINI DE OLIVEIRA BRUNI
	Turma: 9004/AA
	Nota da Prova: 5,9    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 09/09/2016 14:06:37
	
	 1a Questão (Ref.: 201504921363)
	Pontos: 0,4  / 1,0
	Joana vem apresentando baixo rendimento em seu trabalho, mesmo tendo sofrido repetidas intervenções de retorno. Você, como seu coordenador, deve decidir quais ações realizar para corrigir essa situação. Quais são essas ações? (Apresente ao menos 3 ações)
		
	
Resposta: - Avaliação de suas tarefas e funções; - Dificuldades apresentadas; e - Treinamento e reciclagem referente as dificuldades apresentadas.
	
Gabarito: Diagnosticar o problema; Organizar uma discussão de melhoria de desempenho; Discutir soluções para o problema; Criar um plano de ação; Dar retorno contínuo; Coordenar a implantação, estando próximo ao funcionário; Ter à mão os dados da performance do funcionário; Estabelecer o tom correto nas reuniões.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504547161)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	As pessoas são, sem dúvida, o principal ativo de uma organização, o seu mais importante recurso, necessário para pequenas, médias e grandes empresas. Em outras palavras, elas são o capital intelectual, o mais importante de uma empresa realmente moderna. Mesmo que os envolvidos possam não ter todo o conhecimento em gestão, basta os mesmos terem compromisso com os objetivos das organizações, e terem em seus princípios, a não conquista individual e neste caso, todo o sucesso de um líder tem que ser compartilhado com os liderados. Com base nestas informações, como se entende a liderança, nas organizações?
		
	
Resposta: Liderar é ser exemplo, é compartilhar conhecimento, com sua experiência profissional e de vida, transmitir a seus comandados, mesmo aqueles mais acanhados, esses mesmos que precisam de mais apoio e atenção. Liderar é estar pronto para esclarecer dúvidas, transmitir e retransmitir as tarefas e funções a serem cumpridas e executadas, metas e objetivos a serem alcançançados.
	
Gabarito: A liderança é uma influência interpessoal. Nesse caso, a influência nada mais é que a força psicológica que uma pessoa exerce sobre outra. Isso faz com que o indivíduo (liderado) modifique seu comportamento seguindo orientações e exigências de seu líder; uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504361041)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Almeida, o gerente de TI da Sol Ltda., teve um problema de relacionamento com um gestor de outra área, causado pelo uso excessivo de palavras técnicas. Dentro do modelo de comunicação verbal, podemos afirmar que o processo foi prejudicado pelo uso de:
		
	
	Gírias.
	
	Autoridade.
	
	Hierarquia.
	 
	Jargões.
	
	Perguntas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504359649)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Duas características devem ser observadas no indivíduo que pratica escuta ativa. A característica que faz com que ele se coloque na posição do outro indivíduo e, assim, o entenda melhor é chamada de:
		
	
	Reflexão.
	
	Feedback.
	 
	Empatia.
	
	Sintonia.
	
	Comunicação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505131043)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os papeis desempenhados pelos Gestores: I- Sub-gerenciamento: É causado por falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções - em alguns casos por falta de tempo, capacidade ou até mesmo o medo de julgar pessoas. II- Coordenação: Maneira pela qual distribui as tarefas de seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada pela consecução dos objetivos do grupo. III- Mentoreação: Pressupõe um mentor e um protegido, numa relação de longa duração visando ao desenvolvimento global do protegido através da experiência e tutela do mentor. Marque a alternativa correta:
		
	 
	( ) Todas as alternativas estão corretas.
	
	( ) Apena a afirmativas III está correta.
	
	( ) Apenas a afirmativa II está correta.
	
	( ) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	( ) N.D.A
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504541255)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para continuar no negócio as organizações modernas precisam oferecer serviços de qualidade e, às vezes, se reinventar. Máquinas e equipamentos são permanentemente avaliadas para que continuem produzindo de acordo com o esperado. O mesmo deve ocorrer com as pessoas. A avaliação de desempenho do profissional é extremamente importante por que:
		
	
	sua implementação gera temor entre os empregados, pois, em geral, as pessoas não gostam de ser avaliadas. Este temor pode ser utilizado pelos gestores para manter a ordem e a disciplina.
	
	sua implementação garante a atuação do consultor interno, cumpre as normas organizacionais, permite premiar os melhores empregados.
	
	sua implementação satisfaz aos interesses dos gestores na medida em que gera um instrumento confiável que apoie as demissões.
	 
	sua implementação proporciona redução de custos com treinamento na medida em que se identificam os melhores profissionais.
	 
	sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504537465)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual o modelo gerencial de mudança proposto por Lewin;
		
	
	Mudança planejada;
	
	Transição;
	
	Administração da mudança;
	 
	Descongelar-muda-recongelar;
	
	6 estágios de mudança;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504547937)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na empresa de roupas Vestido Azul, as pessoas passaram a trabalhar em equipes para melhorar o desempenho. Paulo, diretor geral, começou a analisar o desempenho das equipes e percebeu que aquelas com mais de 5 participantes apresentavam mais dificuldade em se organizar e decidir do que aquelas com número menor de membros. A percepção de Paulo encontra apoio em uma das cinco características de equipes, denominadas de disciplinas: pequeno tamanho. Segundo este conceito, o pequeno tamanho é vantajoso para as equipes por que:
		
	
	os custos são menores. Logo, a empresa que utiliza pequenas equipes economiza com salários, benefícios e impostos.
	 
	as pessoas trabalham mais, dedicam-se a uma variedade mais ampla de tarefas, assumem mais responsabilidade pelo desempenho da equipe e sentem-se mais envolvidas.
	
	quanto menos pessoas, mais fácil controla-las. O chefe dá as ordens e as pessoas apenas cumprem-nas.
	
	garante que todos trabalhem de maneira padronizada, isto é, todos fazem a mesma coisa. Assim não haverá discordâncias entre seus membros.
	
	se baseiam nas competências necessárias para as atividades a serem desenvolvidas. Além dos conhecimentos e habilidades imprescindíveis para a realização das atividades, é preciso, também, cuidar das atitudes relacionadas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505004682)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que várias são as situações que podem ser classificadas como favorecedoras ao estresse. Baseado nesta firmativa, assinale a opção de resposta dentre as propostas a seguir, que NÃO SE ADEQUA nesta classificação
		
	
	Ambiguidade em relação a responsabilidades
	 
	Boa comunicação
	
	Conflitos interpessoais.
	
	Redução de recursos
	
	Escassez de tempo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504537503)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das opções abaixo, qual opção NÃO faz parte das características necessárias a liderança efetiva?
		
	
	Autoconfiança;
	
	Motivação para liderança;
	
	Honestidade e integridade;
	
	Impulso;
	 
	Desmotivação;

Outros materiais