Buscar

Av1 Psicologia social 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0162_AV1_201408267772 » PSICOLOGIA SOCIAL I
	Tipo de Avaliação: AV1
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	Turma: 9003/O
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 30/09/2014 20:19:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201408408159)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Identifique o tipo de pesquisa que está sendo utilizado na descrição a seguir: ¿A fim de estudar a influência entre assistir televisão e a emissão de comportamentos agressivos psicólogos sociais levaram a exposição da televisão para o laboratório, onde controlavam a quantidade de violência que as crianças assistiam. Expondo as crianças a programas violentos e não-violentos os pesquisadores podem observar como a quantidade de violência afeta o comportamento. Foi mostrado a meninos e meninas de Ohio um trecho violento de um filme de gangster na televisão ou um trecho de uma emocionante corrida. As crianças que assistiram à violência foram as que depois tiveram mais probabilidade de apertar com todo vigor um botão vermelho especial, que supostamente esquentava um bastão, causando queimaduras dolorosas em outras crianças¿. Myers, D. Psicologia Social. 6ª ed. Artmed, 2000. Pag 14
		
	
	Distribuição aleatória
	 
	Pesquisa experimental
	
	Pesquisa correlacional
	
	Estudo de caso
	
	Pesquisa por amostragem
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408467410)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando estamos em um ambiente com ar condicionado podemos sentir frio, mas a interpretação do frio é subjetiva, uma vez que cada pessoa tem uma experiência diferente com o frio. A isso denomina-se:
		
	
	Fascinação
	
	Exultação
	 
	Percepção
	
	Exploração
	
	Denominação
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408532492)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Psicologia Social é uma área de pesquisa que estuda a influência recíproca entre as pessoas e o processo cognitivo gerado por esta interação social. Essa área de estudo possui algumas características específicas que à caracterizam, considerando o que foi visto na aula 1 acerca dessa questão, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
		
	
	A psicologia social se caracteriza por possuir uma teoria abrangente que pode ser generalizada, essa característica é denominada de microteorização.
	
	Podemos dizer que uma das características da psicologia social é o historicismo porque ela considera os processos históricos no estudo dos fatos.
	 
	Uma das características da psicologia social é o cognitivismo porque ela tem como objeto de estudo os processos cognitivos pelo qual formamos impressões em relação ao mundo social em que vivemos.
	
	O principal objeto de estudo da psicologia social é o funcionamento social sem considerar a história de constituição do fenômeno estudado, essa característica é denominada de pragmatismo.
	
	Os conhecimentos produzidos na área de psicologia social através de métodos científicos devem ser aplicados à problemas práticos. A essa característica da psicologia social denominamos Paradigma.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408467456)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um pesquisador social está estudando grupos e sua formação. A partir da descrição a seguir, marque a resposta correta para o tipo de grupo do estudo em questão: O grupo tem as seguintes características: ¿ Número de membros reduzido; ¿ Interações mais estreitas; ¿ As interações se mantém por mais tempo; ¿ Conservam perspectivas futuras compartilhadas.
		
	
	Grupo de coorte
	 
	Grupo social
	
	Grupo de quase-experimento
	
	Grupo experimental
	
	Grupo de controle
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408532514)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia Social é uma área de estudo que tem como um de seus objetos o processo cognitivo pelo qual formamos impressões sobre nós mesmos, incluindo o autoconceito. Considerando o que vimos na aula 3 sobre esse tema, avalie às alternativas abaixo e assinale a correta.
		
	
	O autoconceito é importante para o nosso autoconhecimento , mas não influência na forma como percebemos os outros.
	
	Os autoesquemas são os modelos mentais que utilizamos para definir quem somos, mas não afeta a percepção que temos sobre o outro e sobre as experiências que vivenciamos.
	 
	O autoconceito é formado pelos modelos mentais que usamos para representar quem somos (autoesquemas) e também pelos "eus possíveis".
	
	O autoconceito é importante na relação com o outro, mas não influência a maneira como processamos as informações sociais.
	
	O autoconceito é constituído pelos autoesquemas que possuímos no momento presente e não pelos "eus possíveis" que constituem o que a pessoa gostaria de ser no futuro.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408467443)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria não gosta de se olhar no espelho porque se acha estranha e acredita que é feia e que todos também a acham feia. Maria tem uma determinada forma de representar a si mesma, que denomina-se:
		
	
	Reparação
	
	Exuberância
	
	Culpa
	
	Anorexia
	 
	Autoconceito
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408467409)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ana foi tomar um café no intervalo do trabalho. José passou por ela e sem querer deu um esbarrão. Ele estava preocupado com uma bronca que tinha levado do seu gerente e não percebeu, continuou andando, sem parar e pedir desculpas. Ana achou que ele fez de propósito e ficou muito chateada. No dia seguinte, José deu bom dia a Ana, que não respondeu, e ele ficou sem entender o que tinha acontecido. Se correlacionarmos o caso com os estudos da percepção na psicologia social, podemos afirmar que:
		
	
	Não há como avaliar o evento, uma vez que a percepção não está envolvida.
	
	A responsabilidade do evento é de Ana, uma vez que ela não conversou com José.
	
	Os dois tiveram a mesma interpretação do evento, uma vez que percepção é objetiva.
	 
	Cada um teve uma interpretação do evento, uma vez que a percepção é subjetiva.
	
	Percepção e interpretação são quesitos objetivos e não podem ser avaliados subjetivamente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408467455)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Márcia, Ricardo, Bruna, Maria, João, Bianca e mais vinte pessoas compartilham objetivos em comum na classe de Psicologia Social da Universidade Estácio de Sá. Eles interagem entre si e são interdependentes em relação às suas necessidades e objetivos quanto à disciplina. Isso é um exemplo de:
		
	
	Grupo experimental
	 
	Grupo social
	
	Grupo de controle
	
	Grupo não social
	
	Grupo de coorte
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408467459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar de não existir uma total correspondência entre atitude e comportamento, é mais do que aceito, na Psicologia Social, que o conhecimento das atitudes de um sujeito nos permite antecipar, com certa margem de erro:
		
	
	A sorte no jogo quando uma pessoa decide investir.
	
	As dificuldades econômicas de acordo com a economia vigente no país.
	
	O sucesso no trabalho de uma pessoa.
	
	As perdas que uma pessoa passará na vida.
	 
	Os comportamentos que ele pode manifestar em qualquer momento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408467458)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No que diz respeito à definição encontrada entre os psicólogos sociais de orientação cognitivista, uma disposição afetiva favorável (quando positiva) ou desfavorável (quando negativa) a um objeto social, refere-se a:
		
	
	Autoconceito
	
	Moral
	 
	Esquemas
	
	Ética
	 
	Atitude

Continue navegando