Buscar

MIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anatomia do movimento
MIOLOGIA
1
SISTEMA MUSCULAR
Conceito: 
	- São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações pela sua contração, são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.
	- O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
	- Os músculos representam 40-50% de peso corporal.
2
FUNÇÕES DO MÚSCULO
Produção dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr.
Estabilidade das posições corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como ficar em pé ou sentado.
Regulação do volume dos órgãos: a contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos(esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
Movimento de substâncias dentro do corpo: as contrações dos músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo.
3
	
Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e substâncias do sistema reprodutivo. 
Produção de calor: quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte de calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura.
 Propriedades funcionais:
	-Extensibilidade:é a capacidade de o tecido ser estirado ou aumentar de comprimento.
	-Elasticidade: é a capacidade muscular de permitir que o músculo retorne ao seu comprimento normal de repouso após um estiramento e proporciona suavidade na transmissão de tensão do músculo para o osso.
4
	
-Irritabilidade: é a capacidade de responder a um estímulo, eletroquímico ou mecânico.
	-Capacidade de desenvolver tensão: contração, ou componente contrátil da função muscular.
			QUANTO A FORMA:
*Longos: são encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações.
*Curtos: encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especializações.
*Largos: caracterizam-se por serem laminares, são encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome).
5
Propriedades funcionais:
• EXTENSIBILIDADE: é a capacidade de o tecido ser estirado ou aumentar de comprimento,
• ELASTICIDADE: é a capacidade muscular permite que o músculo retorne ao seu comprimento normal de repouso após um estiramento e proporciona suavidade na transmissão de tensão de tensão do músculo para o osso,
IRRITABILIDADE: é a capacidade de responder a um estímulo (eletroquímico ou mecânico),
CAPACIDADE DE DESENVOLVER TENSÃO: contração, ou componente contrátil da função muscular.
6
Classificação quanto a forma
Longos: são encontrados especialmente no membros Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações, ex: bíceps braquial.
Curtos: encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especificação, ex: músculos das mãos.
Largos: caracterizam-se por serem laminares São encontrados nas paredes das grandes cavidades do tórax e abdome.
7
COMPONENTES ANATÔMICOS DO MÚSCULO ESTRIADO
Ventre muscular: é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo;
Tendão: é um elemento de tecido conjuntivo, rico em fibras colágenas e que serve para a fixação do ventre, em osso, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares.
Aponeurose: é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares.
Bainha tendínea: são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. Sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil.
Bolsas sinoviais: são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.
8
9
Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.
Músculo liso: o músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangüíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.
Tipos de músculos
10
Músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.
11
Músculo cardíaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco carece de controle voluntário. É inervado pelo sistema nervoso vegetativo
12
O papel dos músculos
Agonista: descrito em geral como músculo que, quando contraídos concentricamente, provocam movimento articular num plano especifico de movimento; conhecidos como motores primários ou músculos mais envolvidos.
Antagonista: músculo que normalmente se localiza no lado oposto ao da articulação em relação ao agonista e que possuem ação oposta.
13
Sinergistas: músculos que participam da ação do agonista mas que não são diretamente responsáveis por ela; conhecidos como músculos guias, ajudam em movimentos refinados e eliminam movimentos indesejados.
Neutralizadores: contrabalançam ou neutralizam a ação de outros músculos de modo a prevenir movimentos indesejáveis, conhecidos como neutralizadores, eles se contraem para resistir a ações específicas de outros músculos. 
14
Terminologia dos músculos
Origem: fixação proximal, considerada em geral como parte menos móvel ou parte que se fixa mais perto da linha média ou do centro do corpo
Inserção: fixação distal, considerada em geral como parte mais móvel ou a que se fixa mais longe da linha média.
15
Tipos de trabalhos musculares
Contração isométrica: ocorre quando se desenvolve tensão dentro do músculo, mas não ocorre alteração no ângulo articular.
Contração isotônica: ocorre quando se desenvolve tensão no músculo enquanto ele se encurta ou se alonga, é também conhecida como contração dinâmica e pode ser classificada como concêntrica ou excêntrica. A força desenvolvida pelo músculo é maior ou menor que a resitência.
16
Contração concêntrica: envolve o desenvolvimento de tensão por parte do músculo enquanto ele se encurta e ocorre quando o músculo desenvolve força suficiente para vencer a resistência aplicada
Excêntrica: envolve o alongamento do músculo durante o desenvolvimento de tensão e ocorre quando a tensão do músculo gradualmente diminui para controlar a redução da resistência.
17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais