Buscar

DESENVOLVIMENTO HUMANO III

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO HUMANO III
Conteúdo
Unidade 1- Desenvolvimento na Idade Adulta: 
1.1-Modelos: normativo de crises; regulação por eventos e humanistas;
1.2-Perdas e Lutos na idade adulta
Unidade 2= Terceira Idade:
2.1 Aspectos biopsicossociais do envelhecimento
2.2- Conflitos emergentes na terceira idade

NOVAES, M.H. Psicologia da Terceira Idade: conquistas possíveis e rupturas necessárias.
PAPALIA, D. Desenvolvimento Humano.
RAPPAPORT, Clara Regina. Psicologia do Desenvolvimento.v 04
Referência Bibliográfica:

DESENVOLVIMENTO HUMANO
Início da vida adulta
PAPALIA (472-505)

Quando uma pessoa se torna adulta?
As pessoas podem ser consideradas adultas quando são responsáveis por si mesmas ou escolheram uma carreira, casaram-se ou formaram um relacionamento afetivo significativo ou iniciaram uma família. (sociológica)
Depende das realizações, como descobrir a própria identidade, tornar-se independente dos pais, desenvolver um sistema de valores e estabelecer relacionamentos. (psicológica)
INÍCIO DA VIDA ADULTA

Nos países industrializados o início da vida adulta pode demorar um pouco mais a acontecer;
Antes do séc XX um jovem mal saía do colégio já arrumava emprego e a jovem logo pensava em um bom casamento...
Com a revolução tecnológica a educação universitária tornou-se um ponto essencial. A revolução sexual colocou mais mulheres no mercado de trabalho.
Hoje a entrada na vida adulta é marcada por múltiplas referências...

Saúde e Condição Física: a maioria dos jovens está no auge da condição física, energia, resistência e dos funcionamentos sensorial e motor;
Condições de Saúde: neste momento são estabelecidos os alicerces do funcionamento físico para a vida inteira. A saúde pode ser parcialmente influenciada geneticamente, mas fatores comportamentais, (o que comem, bebem se fuma...) contribuem enormemente para a saúde e bem-estar presentes e futuros.
DESENVOLVIMENTO FÍSICO 

Influências Genéticas na Saúde: muitos componentes genéticos interferem na potencialização de sintomas de algumas doenças, mas não podemos deixar de pensar nos fatores comportamentais pois eles também são importantes;
Influências Comportamentais na Saúde e na Forma Física: o que as pessoas sabem sobre saúde afeta o que elas fazem, e o que elas fazem afeta o que elas sentem; mas conhecer bons hábitos de saúde não basta. 

Os hábitos alimentares desempenham um papel importante nas doenças cardíacas, que não se limita a fase mais avançada da vida. Uma grande preocupação hoje é o grande consumo de gorduras, o número de pessoas obesas tem aumentado consideravelmente.
Obesidade e Sobrepeso: OMS a obesidade é uma epidemia mundial, em uma sociedade onde a magreza é valorizada, a obesidade pode acarretar problemas emocionais.
Dieta e Nutrição

Atividade Física: a atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde além de beneficiar a aprendizagem.
Sono: a privação do sono afeta não somente a saúde, mas também o funcionamento cognitivo, emocional e social

Tabagismo: apesar do conhecimento dos riscos um em cada quatro homens e uma em cada cinco mulheres acima de dezoito anos são fumantes. A fumaça secundária expões as pessoas aos mesmos riscos que os fumantes.
Álcool: muitas pessoas são consumidoras frequentes de bebidas alcoólicas, o período da faculdade é onde ocorre o apogeu deste hábito. O consumo de álcool está associado a outros riscos a que o jovem está sujeito.

Uso de drogas ilegais: atinge o auge dos 18 aos 20 anos, quando os jovens estabelecem responsabilidades com o futuro esta tendência tende a minimizar. A maconha é a droga mais usada pelos adolescentes, seu uso prolongado está associado a perda de memória e atenção.
Distúrbios causados pelo uso de entorpecentes: os alcoólatras como os dependentes de outras drogas sofrem de crise de abstinência e desenvolvem tolerância à substância, necessitando de doses cada vez maiores. Podem desenvolver outros problemas de saúde mental.

Condições socioeconômica e raça/etnia: pessoas com condição socioeconômica melhor possuem melhor qualidade de vida.Quanto menos escolaridade , maior a chance de desenvolver doenças transmissíveis ou moléstias crônicas ou vítimas de homicídios e suicídios.
Renda e educação não trazem boa saúde, mas estão relacionadas a fatores ambientais e estilos de vida que tendem a ser causadores.
Influências Indiretas na Saúde e na Forma Física

Gênero: as mulheres tem longevidade maior que os homens, talvez pelo fator genético, e também procuram médico e assistência médica com mais frequencia que os homens. Hoje porém muitas são as campanhas para que os homens busquem atendimento médico.

Relacionamentos e saúde: estas parecem ser vitais para a saúde, dois aspectos importantes no ambiente social =>integração social e apoio social.
Integração Social – ativo envolvimento em uma ampla faixa de relacionamentos, atividades e papéis sociais (esposo, pais, vizinhos, amigos, colegas e afins)
Apoio Social – se refere a recursos materiais, informativos e psicológicos derivados da rede social ao qual a pessoa pode recorrer em busca de ajuda para lidar com o estresse.

A atividade sexual e reprodutiva pode trazer prazer e, às vezes, a maternidade/paternidade. Essas funções naturais e importantes também podem envolver preocupações físicas. Três dessas preocupações são os distúrbios relacionados à menstruação, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e infertilidade.
Questões Sexuais e Reprodutivas

A TPM é um transtorno que produz desconforto físico e tensão emocional durante as duas semanas anteriores ao período menstrual. Sintomas fadiga, dor de cabeça, inchaço e dor nos seios, ansiedade, depressão....
Confundida em algumas situações com a “Dismenorréia” menstruação dolorosa. 
Distúrbios da Menstruação

São encontradas em todos os grupos raciais e étnicos, mas comuns nos grupos mais pobres da população, em virtude do consumo de drogas e das redes sexuais nas quais as DSTs são difundidas.
O financiamento global para o combate a AIDS praticamente triplicou a partir de 2001, e o acesso aos serviços públicos também melhorou, embora muito mais ainda necessite ser feito.
Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs)

A incapacidade para conceber um bebê.
A fertilidade feminina começa a decair com a idade, no homem não há esta influência.
A infertilidade sobrecarrega o casamento, mas somente quando se observa uma ausência de filhos permanente e involuntária é que se associa uma pressão psicológica de longo prazo.
Infertilidade

Além de Piaget: novos modos de pensar na vida adulta. (uma linha de pesquisa neopiagetiana traz o pensamento reflexivo e o pensamento pós-formal)
Pensamento Reflexivo – Consideração ativa, persistente e cuidadosa das informações ou crenças levando em conta as evidências que as sustentam e as conclusões a que elas levam. (surge entre as idades de 20 e 25 anos)
Pensamento pós-formal – capacidade de lidar com a incerteza, inconsistência, contradição, imperfeição e tolerância.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

O pensamento pós-formal frequentemente opera situações em um contexto social e emocional.
Em uma parceria íntima, um casal precisa lidar com três realidades lógicas diferentes: as de cada um dos parceiros e as do próprio relacionamento.

 Este modelo trabalha com as questões do intelecto, se desviando das questões do que eu preciso saber, para o que eu preciso saber finalizando com o que farei com o que eu sei. 
1- Estágio aquisitivo – (infância e adolescência) adquirem informação e habilidades;
2- Estágio realizador – (final da adolescência início dos 20/30 anos) utilizam o que sabem para atingir suas metas como carreira profissional e família;
SCHAIE: modelo de desenvolvimento cognitivo para o ciclo de vida

3- Estágio responsável – (final dos 20/30 anos início dos 60) resolução de problemas práticos associados à responsabilidades com os outros;
4- Estágio executivo – (dos30/40 à meia idade) são responsáveis pelos sistemas sociais. Lidam com relacionamentos complexos em múltiplos níveis;
5- Estágio reorganizacional – (fim do meio da vida e início da vida adulta tardia) pessoas que entram na aposentadoria reorganizam suas vidas e energias intelectuais em torno de propósitos significativos que ocupem o lugar do trabalho remunerado;

 6- Estágio reintegrativo – (vida adulta tardia) concentram-se no propósito do que fazem e nas tarefas que têm mais significado para eles;
7- Estágio de criação de um legado – (adultos muito idosos) próximo ao fim da vida estas pessoas criam instruções para distribuição de bens. Todas estas tarefas envolvem o exercício de um contexto social e afetivo.

Alteração de inteligência relacionadas à idade – a produção criativa e capacidade de resolver problemas práticos parece aumentar enquanto a capacidade para solucionar problemas acadêmicos geralmente decresce, a experiência de vida ajuda os adultos a resolver situações cotidianas.
Conhecimento tácito – este é o “Know-how”, que não é formalmente ensinada mas pode ser um ótimo indicador de sucesso.
STERNBERG: insight e conhecimento prático

Inteligência emocional – capacidade de reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e com os sentimentos dos outros. Podendo fundamentar as competências que contribuem para um desempenho efetivo no trabalho.

Para Kolberg o desenvolvimento moral das crianças e dos adolescentes acompanha o amadurecimento cognitivo.
Mas o desenvolvimento cognitivo no que diz respeito ao julgamento moral, não diz tudo...
Kolberg também trabalha com o amadurecimento da fé, onde a “pessoa experimenta uma unicidade com as condições últimas de sua vida e do seu ser”.
Julgamento Moral

Cultura e julgamento moral - Kolberg propõe que seus estágios de desenvolvimento moral são universais. Porem é fato que o ocidente resolve seus dilemas de acordo com seus sistemas de valores bem como os orientais.
Gênero e julgamento moral – percebeu-se que mulheres pensam menos sobre imparcialidade abstrata e justiça e mais sobre suas responsabilidades para com pessoas específicas. Outros pesquisadores não encontraram diferenças significativas. Percebendo o cuidado com outras questões de vínculo, compaixão e cuidado como preocupação de ambos os sexos.

Para o crescente número de estudantes com idades não convencionais (25 anos) a educação universitária ou o ambiente de trabalho podem reavivar a curiosidade intelectual, melhorar a oportunidade de emprego e aumentar as habilidades para o trabalho.
Educação e Trabalho.

A faculdade é um caminho importante, não o único nem o mais comum. A tendência é um aumento considerável do nº de matriculados. Existem tendências de gêneros na procura por determinados cursos, e cresce a procura com cursos à distância. 
Adaptação da vida universitária – Alunos que contam com apoio familiar tendem a se adaptar melhor a vida universitária bem como pessoas independentes e voltadas para a realização se sobressaem na aprendizagem autodirigida, sendo importante também a forte, a criação de uma rede social entre colegas e professores.
A transição para a faculdade

Desenvolvimento cognitivo na universidade – a experiência universitária pode acarretar uma mudança fundamental no modo como os estudantes pensam. Progredindo do pensamento rígido para o reflexivo. O desenvolvimento faz com que busquem seus próprios julgamentos e escolham suas próprias crenças e valores apesar da incerteza e do reconhecimento de outras possibilidades válidas.
Concluindo a faculdade – o ingresso na faculdade é comum mas a conclusão não. Porém nem todos abandonam os estudos, eles são persistentes necessitam de apoio social para esta conclusão.

A natureza do trabalho esta se modificando, os contratos estão ficando mais variados e menos estáveis.
Desenvolvimento cognitivo no trabalho - as pessoas parecem se desenvolver ao realizarem trabalhos mais desafiadores. Existindo uma relação recíproca entre a complexidade substantiva do trabalho e a flexibilidade da pessoa para lidar com as demandas cognitivas.
Hipótese do transbordamento – os ganhos cognitivos do trabalho se estendem às horas de lazer.
O ingresso no mundo do trabalho

Combinação entre trabalho e estudo – esta relação precisa de organização para que os efeitos não sejam negativos. Entretanto percebeu-se que trabalhar mais de 15 ou 20 horas por semana pode gerar impacto negativo frente aos estudos.
Treino de alfabetização – requisito básico para o sucesso profissional, e aproximadamente metade dos americanos adultos não conseguem entender um material escrito, manipular números e usar documentos suficientemente bem para ter sucesso.

Melhorar o diálogo entre educadores e os empregadores;
Modificar os horários de estudo e trabalho para que se adaptem às necessidades dos estudantes que trabalham;
Permitir que os empregadores ajudem a planejar programas de trabalho-estudo;
Aumentar a disponibilidade de trabalho temporário e de meio período;
Relacionar melhor o que os estudantes aprendem no trabalho e na escola;
Atenuando a transição para o local de trabalho.

Melhorar o treinamento de orientadores vocacionais;
Fazer um melhor uso dos grupos de estudo e de apoio e programas de instrução e orientação;
Oferecer bolsas de estudo, ajuda financeira e seguro de saúde para estudantes e empregados que trabalham tanto em meio período quanto em tempo integral.


Outros materiais