Buscar

organização do trabalho pedagogico

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Carmem Lucia Ribeiro, RU 978384
Resumo:
O tema abordado neste trabalho é a respeito das adaptações no espaço escolar. Com uma metodologia de pesquisa jornalística organizada em um só texto onde se pode discutir, e refletir sobre as adaptações necessárias onde a instituições é desafiado a inovar suas concepções e práticas pedagógicas, projetar ambientes e atividades que possam incluir a todos. É buscando melhorias que possa ser bom para a escola e também para o aluno.
Palavra- chave: Inclusão. Espaço. Aluno.
INTRODUÇÃO.
 São de fundamental importância as adaptações para receber alunos com necessidades educacionais especiais no espaço escolar.
 Os problemas enfrentados são as mesmas em qualquer lugar, e tentar novas maneiras de trabalhar para a melhoria do ensino aprendizagem, e o papel do professor e diretor nesse contexto é o caminho certo. O grande dilema é como solucionar e fazer da escola um lugar para todos acolhendo da melhor forma possível para evitar que o aluno se sinta excluído. 
 Este trabalho tratará da inclusão, seus benefícios e dificuldades até então encontradas em escolas que já deviam estar adaptadas espero assim ter conseguido passar um pouco sobre o assunto tratado abaixo e ter um melhor entendimento a respeito dos direitos e deveres de cada cidadão perante essa realidade. 
 ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR PARA O PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
 A escola que pretende trabalhar a diversidade deve estar preparada para receber e acolher alunos com necessidades educacionais especiais, pois ele tem o direito de matricula em escola regular junto com os demais e ocupar diferentes espaços sociais.
 Tendo uma estrutura adaptada, um currículo dinâmico e flexível na qual possa favorecer esses alunos. A instituição em suas funções deve estar apta a eles e não eles se adaptar a escola. Um espaço onde se encontrará crianças com diferentes diagnósticos sendo todas as informações necessárias para que o professor possa auxiliá-lo. Mesmo sabendo da resistência de muitos educadores por não se sentirem preparados para a mudança o ensino inicial é importante, e continuar a busca de conhecimento nunca é de mais no mundo em que estamos vivendo. Depois é só por em prática e no dia a dia o educador olhar não para a deficiência, mas para a criança. Aperfeiçoando sua pratica não só no conteúdo e no método adotado, mas, também no Projeto Político Pedagógico. O papel do professor nesse processo é de muita importância, já que é imprescindível sua ação mediadora em relação as culturas e práticas inclusivas, mesmo não cabendo a escola o papel de transformação das desigualdades sociais tem o papel de denunciar a exclusão procurando formar cidadoas críticos e organizados socialmente.
 O espaço escolar observado deixa um pouco a desejar em relação às adaptações na demanda de alunos especiais. Tem alunos com necessidades especiais matriculados por isso alguns projetos estão sendo utilizados como salas de recursos e de aceleramento. A sala de aceleramento é de 8° e 9° ano que tem alunos muito atrasados assim em um ano faz os dois. A rampa de acesso não tem corrimão, existem degraus para salas de aula, biblioteca, pátio e banheiro, mas todo isso esta sendo trabalhado e revisado pela nova direção com projetos de melhorias com verbas liberada do governo federal. A escola esta se preparando para receber dois alunos no próximo ano com deficiência visual, portanto já se tem um amplo material em Braille para os mesmos, DVD bem amplo, professores e funcionários sendo preparados para recebê-los da melhor forma possível aperfeiçoando e capacitando para um melhor ensino aprendizagem. 
 Percebe-se que as mudanças são muitas desde os tempos de extermínio que estudamos no livro Fundamentos para Educação Especial no capitulo I, onde as crianças que nascessem com algum problema eram logo exterminadas, o que foi sendo modificado após o período de Segregação e Institucionalização. Eram ainda excluídas da sociedade, cuidadas por responsáveis em suas casas muitas vezes não saiam nem para ver a luz do sol devido o medo gerado pela exclusão. Graças às novas tecnologias, leis e direitos hoje temos escolas aptas e em adaptação para acolher essas crianças que tanto precisam de cuidados, amor, atenção, crianças carentes que necessitam de cuidados especiais, com direito a saúde, educação, esporte e lazer.
 De acordo com as observações feitas alguma melhoria com as rampas de acesso seria e é de grande importância neste momento, trabalhar com os alunos normais a ajudar os colegas no que for preciso.
 Independente de escola ou meio social a se trabalhar deve sempre ir a busca de inovações e adaptações para que se possa dar um ensino de qualidade para os nossos pequenos e assim melhorar seus desempenho.
CONCLUSÃO
 
 
 Em virtudes dos fatos mencionados, busquei explicitar como é a forma de adaptação do aluno incluso na rede regular de ensino, inserindo-os socialmente na sociedade, respeitando cada um em suas condições individuais, possibilitando sua participação em todas as atividades realizadas pela escola. 
 Assim conhecendo mais a respeito da realidade e os métodos adotados pelos gestores, o auxilio da equipe pedagógica juntamente com a direção em buscar melhorias para o espaço escolar não deixando de pensar no aluno e em suas necessidades.
 E para melhor esclarecer segue em anexo algumas fotos do espaço onde foi realizada a observação espero que gostem da leitura e de ter atingido os objetivos desejados. 
REFERENCIAS
PPP (Projeto Político Pedagógico) Escola Estadual Cristo Redentor;
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/cartilha05.pdf;
http://gestaoescolar.abril.com.br/espaco/espaco-fisico-escola-espaco-pedagogico-630910.shtml;
Fernandes, Sueli. Fundamentos para a Educação Especial /Sueli Fernandes. – Curitiba: InterSaberes, 2013. – (Serie Fundamentos da Educação).
Bergamo, Regiane Banzzatto Educação especial: Pesquisa e Prática / Regiane Benzzato Bergamo. Curitiba. InterSaberes, 2012._(Serie inclusão escolar). 
ANEXOS
Corredor de acesso as salas de aula.
Rampa de acesso a parte central da escola.
Acesso que liga a biblioteca da instituição.
Sala de recursos.
Trabalhos realizados na sala de recursos da escola.
Materiais utilizados. 
Banheiros com rampas de acesso.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes