Buscar

Texto sobre documentário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
EDU 144 – Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamento e Médio
PROFESSORA HELOÍSA HERNECK 
Alun@: Sandra Vitória – 75580
Atividade sobre o documentário “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”
As diferenças sociais globalizadas
O documentário realizado com a participação de Milton Santos aborda os efeitos da globalização para a sociedade, que gerou o consumismo e, consequentemente as divisões de classes, espaços, entre outras barreiras, tanto socialmente quanto economicamente, não deixando de abordar também a participação constante da mídia na situação.
Milton Santos deixa claro que o consumo é fundamental para a globalização, tal afirmação se deu após o estabelecimento da crise.
Várias ocorrências, que foram presentes no mundo inteiro, foram apresentadas no documentário, com o principal objetivo de revelar as causas centralizadas pela sociedade, onde o propósito era o ganho de benefícios próprios utilizando da desorganização do território, do uso de riquezas mundiais e de bens comuns apenas para uma minoria da população.
A crise financeira trouxe o aumento do desemprego e, além de baixos salários, consequentemente, o aumento da fome e de desalojamentos. 
Enquanto um turbilhão de problemas acontecia, a mídia entra em ação para desmascarar e maquiar tal situação de acordo com seus propósitos, ou seja, a mídia vira um fantoche do governo.
A sociedade se divide em norte e sul, isto é, a parte que produz e a parte que consome.
O mundo sofre os efeitos da globalização ainda no século XXI. É notória a grande diferença social que ainda existe, “uns com muito e muitos com pouco” gerando, de certa maneira, uma exclusão social, o surgimento da classe chamada pobre. Pode se dizer que infelizmente, até hoje, as desigualdades sociais está globalizada.

Outros materiais