Buscar

EDU144 - PPP analisado.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DR. ANTÔNIO ANTÔNIO ANO: 2013
2) Analisar o pde de uma escola, em seu conteúdo do texto, levando em conta alguns aspectos 
2.1) sua forma (estruturação, como ele é dividido)
Resposta:
O PDE analisado contém uma estruturação bastante fragmentada no quesito informação, fazendo com que tantos os pais quando a coordenação da escola tenham os conhecimentos específicos e gerais sobre o sistema em que o cidadão foi inserido. 
2.2) Como ele aborda as diretrizes pré definidas pelo PNE para o PDE, a saber :
I - alfabetizar as crianças, até, no máximo, os oito anos a de idade aferindo os resultados por exame periódico especifico
Resposta:
O referente PDE traz a informação de que a duração mínima de conclusão do Ensino Fundamental é a idade de 9 anos. Até essa faixa etária, são criadas condições em que a criança seja capaz de se posicionar de forma crítica e responsável dentro da sociedade, alem de formar um cidadão com capacidade de ordem cognitiva, a escola valoriza o conhecimento e a capacidade de investigação do aluno, respeitando sempre a coerência da relação com professor-aluno-saber.
II - acompanhar cada aluno de rede individualmente, mediante registro da sua frequência e do seu desempenho em avaliações que devem ser realizadas periodicamente.
Resposta: 
O sistema de avaliação bimestral ocorre de maneira contínua e cumulativa. Além de avaliações como provas, testes e trabalhos, é considerado também, como forma de aproveitamento do ensino-aprendizagem, a observação diária do professor para com o aluno, relatórios, pesquisas individuais e coletivas, resoluções de exercícios e outras atividades consideradas pertinentes pelo educador.
III - Combater a repetência, dadas as especificidades de cada rede, pela adoção de práticas como aulas de reforço no contraturno, estudos de recuperação e progressão parcial.
Resposta:
A escola presente proporciona uma recuperação dos estudos paralela e bimestral, ou seja, a recuperação que ocorre continuamente está inserida a todo o momento em sala de aula, onde o professor orienta e entrega aos alunos novos desafios, e a recuperação paralela ocorre através de comunicação formal a ser dada para os responsáveis do aluno para a realização de aulas extras no ambiente escolar ou em algum outro lugar apropriado para a situação.
IV - Combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação.
Resposta:
Aos alunos que não atingiram a média da pontuação, cabe um reforço escolar para a recuperação dos estudos. É importante também que os pais estejam cientes sobre a situação escolar de seu filho, uma vez que a baixa frequência também é considerada um critério de reprovação. Neste caso, se as faltas continuarem o caso é levado ao Conselho Tutelar e, se ainda persistir, é levado ao Conselho Tutelar com o conhecimento dos pais.
V - Matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência.
Resposta:
O PDE apresenta o art. 53, do estatuto da Criança e do Adolescente, onde um dos itens se trata do direito ao acesso à escola pública e gratuita próxima a residência do aluno.
VI - Ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular.
VII - valorizar a formação ética, artística e a educação física.
3) A meta da escola.
4) Outros aspectos que o grupo pode considerar pertinente.

Outros materiais