Buscar

gabarito do simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito:
1- No Direito Constitucional temos os artigos 5º e 6º que trata-se de responsabilidade civil, temos no código do consumidor os artigos 12, 14, 18 19 e 441 e no código de processo civil temos o artigo 371.
2- Culpa concorrente, culpa exclusiva da vitima , dano emergente e lucro cessante
3- Tanto na doutrina quanto na jurisprudência tem expecionado a regra que a responsabilidade é subjetivapor caracterizar a culpa exclusiva da vitima, porém, no direito tudo depende, pois a exceção é a responsabilidade objetiva. Dois exemplos clássicos pra explicar, no caso de um piquenês atacar um pedestre que mexeu com o animal, neste caso é responsabilidade subjetiva e não cabe indenização( culpa exclusiva da vitima), no caso do animal ser um pit bul atacar um pedestre e não tiver usando uma fucinheira, a culpa é do dono do animal e a responsabilidade é objetiva, cabe indenização, portanto, essa é a exceção.
4-Em se tratanto de crianças a responsabilidade é objetiva, pois, a obrigação de reparar danos causados são dos pais, representantes ou assistidos, tutores etc, a culpa é in vigillando, e negligência dos pais, portanto, é necessário indenização pelos danos causados.
5-A culpa levissíma é aquela culpa pela qual faltou pouco para chegar no seu objetivo, pode ser evitável, mas gera o de dever de indenização, afinal, sua conduta foi violada por muito pouco.
6- Para muitos doutrinadores força maior e caso fortuito são sinônimos, para outros, são diferentes, porém, força maior e caso fortuito significam que são coisas da natureza ou quando ocorre acidentes por fazer parte de nossa atividade de forma inevitável.
Na responsabilidade subjetiva temos que levar em conta : o inevitável, o imparcial e o extraordinário
Na responsabilidade objetiva temos que observar se é interno, externo e o ordinário.
7- Será ressarcido pela exploradora de petroleo e gás. Trata-se de uma responsabilidade civil objetiva e não excludente de culpa nenhuma.
8- Nesse caso concreto a responsabilidade é objetiva, há a negligência e culpa in vigillando, a culpa é de natureza grave, houve danos materiais e não houve dolo.

Outros materiais