Buscar

AV FINAL HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professor:
	MARIA EUGENIA BERTARELLI
ALEX DA SILVEIRA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 15/09/2016 16:18:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201508322946)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a vigência do reino franco, tanto no período merovíngio quanto no carolíngio, foi constante uma aproximação da Igreja Católica com os reis francos. Com estas alianças que firmavam, os francos buscavam fortalecerem-se ideologicamente ao contar com o apoio da Igreja e sua estrutura de poder, enquanto que a Igreja fortalecia-se materialmente, ao ganhar novos territórios e manterem suas antigas possessões sob seu domínio.
Considerando este longo processo de aproximação, destaque dois eventos simbólicos que marcaram este contexto de alianças entre os poderes.
		
	
Resposta: O fato que marcou foi a ascenção de Carlos Magno e a aprovação pelo papa de que ele seria o continuador, digamos assim, do vasto império romano. Esse foi o início do período carolíngio. Carlos Magno foi, segundo a história contada, pedir as bençãos do papa mas o caso pode ter sido justamente ao contrário uma vez que era a própria igraja de Roma quem precisava de apoio.
	
Gabarito:
A conversão de Clóvis e a Coroação de Carlos Magno.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507725174)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"As Cruzadas não alcançaram sua meta principal, que era garantir o domínio cristão de Jerusalém. Em compensação, o encontro entre as duas culturas fecundou a Europa. A maravilhosa porta do Oriente foi aberta e os árabes transmitiram uma porção de novidades aos ocidentais." (pg. 53) "Os navios que singravam o Mediterrâneo levavam mercadorias do Oriente para a Europa. Só que junto com essas mercadorias, iam passageiros clandestinos grandes, peludos e desagradáveis: as ratazanas." (SCHMIDT, Mario Furley. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 2002 p. 54). A partir dos trechos acima, relacione a peste negra, as Cruzadas e o comércio com o Oriente.
		
	
Resposta: Esses fatores estão interligados e levaram à derrocada do feudalismo. Primeiro, que as Cruzadas conquistaram novas rotas de comércio e mercados, dando início ao mercantilismo. Ao mesmo tempo, a peste bubônica que se originou na Ásia foi levada ao continente europeu pelos navios que comercializavam as mercadorias nas novas rotas. Cerca de 25% da população europeia de então acabou dizimada pela peste negra. Más condições de alimentação e higiene favoreceram a proliferação da doença. Ao mesmo tempo, esse comércio com novas rotas para o oriente fortaleceu o surgimento da monetização, uso demoedas, e o fim do feudos. Os servos acumularam dinheiro, foram para as cidades, que voltaram a crescer e deram origem à burguesia, cuja riqueza não seira mais marcada pela posse de terras somente mas pela acumulação de riqueza.
	
Gabarito: É importante que o aluno destaque como o comércio com o Oriente incrementou-se nos séculos XI-XIII, especialmente em função das Cruzadas. Por outro lado, esse contato favoreceu a entrada de doenças, como a peste negra.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507535418)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se utilizássemos em uma conversa com homens medievais a expressão "Idade Média", eles não entenderiam. Eles, como todos os homens de todos os tempos históricos, se viam vivendo na época contemporânea. Assim, falarmos em Idade Média representa uma rotulação, uma necessidade de se dar nome aos períodos passados. Foi o século XVI que elaborou tal conceito, que acabou por absorver concepções dos homens renascentistas. Com relação ao termo "Idade Média", é correto afirmar que:
		
	
	Expressava um período de Romantismo, da primeira metade do século XIX. Vista como época de fé, autoridade e tradição o período medieval oferecia um remédio à insegurança e aos problemas decorrentes de um culto exagerado ao cientificismo.
	 
	Expressava como um período visto como de barbárie, ignorância e superstição. Logo, de um tempo intermediário, de uma Idade Média, situada entre o apogeu das sociedades greco-romanas e da retomada de seus valores, já na Idade Moderna.
	
	Expressava como um período de extrema dominação religiosa pagã e que relegando a Igreja Católica a um segundo plano. A hegemonia Católica, de fato, só viria no Período Moderno. Como conseqüência, há uma desvalorização do período medieval pelos eclesiásticos, que viam os medievos como hereges.
	
	Expressava s valorização de um período que seria lembrado como o berço dos futuros estados europeus. Assim vista como momento de origens das nacionalidades ela satisfazia os novos sentimentos políticos do século XIX.
	
	Expressava uma valorização indisfarçada pelos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Tudo que estivera entre estes dois períodos de criatividade artístico-literário (do ponto de vista do século XVI) era apreciado e entendido como berço da civilização moderna.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507495379)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Migrações Germânicas, erroneamente conhecidas como Invasões Bárbaras, ocorridas entre os anos de 300 a 900, redefiniram a geografia do antigo Império Romano Ocidental, então em crise. Considere as alternativas abaixo:
I- Debilidade dos invadidos
II- Baixo nível demográfico
III- Má administração territorial e Mal estar social
IV- Falta de solidariedade no Império Romano, com conseqüente criação de alianças entre os líderes da aristocracia senatorial e os líderes germanos.
V- Crescente italianização do governo Oriental
São apontadas como razões para o bom-sucedimento dessas migrações:
		
	
	Somente I-II-IV-V
	 
	Somente I - II - III - IV
	
	Somente III-IV-V
	
	Somente I -V
	
	Somente II - III - IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507718605)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A organização política e social europeia entre os séculos VI e VIII, é caracterizada pela formação dos chamados reinos germânicos. Desta forma, suevos, anglo-saxões, ostrogodos, francos, visigodos, entre outros, formaram seus respectivos reinos. Sobre este último reino citado, os visigodos, a história nos mostra que seus monarcas empregaram grande esforço para unificar o território que ocupavam, concentrando o domínio nas mãos de seus reis e, nesta empreitada, a igreja católica, a partir de 589, exerceu um papel importante, pois:
		
	
	representava a religião de Estado, procurou ensinar aos reis e serviu como instrumento pedagógico para a dominação eclesiástica.
	
	representava o poder principal, desestimulava movimentos golpistas e queria que os bispos pudessem ser candidatos ao trono.
	 
	representava a religião oficial, se considerava superior aos reis e comandava a sociedade através das escrituras bíblicas.
	
	representava a religião oficial, serviu de base de apoio para o povo, pois atuou como mecanismo defesa dos pobres.
	 
	representava a religião oficial, participava da eleição dos reis, elevou os cânones conciliares ao status de lei civil.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507747414)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Império Carolíngio foi interpretado muitas vezes de forma bastante errônea, ou seja, a partir da idealização estabelecida sobre ele. Dentre as assertivas abaixo, quais podem ser interpretadas como mais precisas? I - O Império Carolíngio não pode ser compreendido como uma continuação direta do Império Romano. II - O imperador Carlos Magno estava muito mais preocupado com disputas locais do que em criar um Império universalista. III - O Império Carolíngio acaba se submetendo à autoridade da Igreja para obter maior unidade territorial.
		
	 
	Apenas I está correta.
	 
	Apenas I e II estão corretas.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	 
	Apenas II está correta.
	 
	Apenas III está correta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507746400)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O contexto medieval foi muito rico
em termos de produção cultural. Um dos gêneros que nos legou muitas obras foi o da Literatura de Corte. Dentre as características desse tipo de literatura podemos citar: I - O relato exclusivamente da vida de personagens verídicos. II - Personagens típicos dos romances eram a bela donzela, o cavaleiro errante. III - Os personagens apresentados são míticos, mas apresentam uma crítica à estrutura social de então.
		
	 
	Apenas II está correta.
	 
	Apenas I está correta.
	 
	Apenas I e III estão corretas.
	 
	Apenas I e II estão corretas.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507726121)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A instituição católica marca todo o contexto medieval. Ao longo dos séculos foi ampliando e solidificando seu poder. São características possíveis de serem atribuídas à Igreja as seguintes:
I -  Tinha a preocupação em controlar comportamentos sociais tais como as práticas sexuais.
II - Nas paróquias os padres e os bispos controlavam não apenas os preceitos espirituais, mas a vida financeira da sua igreja. 
III - A relação dos membros da Igreja com  o mundo era mínima. Aqueles que se convertiam evitavam qualquer contato com a vida mundana.
IV - A Igreja deixava a administração dos seus bens para laicos porque entendia que não era uma atividade santa na qual pudesse se ocupar.   
		
	 
	apenas três opções estão corretas.
	 
	quatro opções estão corretas.
	 
	nenhuma das opções possui conteúdo válido.
	 
	apenas uma opção está correta.
	 
	apenas duas opções estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507535449)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"De um lado, a Igreja. Do outro lado, os poderes laicos, nomeadamente o do Império Romano-Germânico, herdeiro parcial de Carlos Magno. Esses dois poderes são distintos, mas defrontam-se vivamente para assegurarem a preeminência de um sobre o outro. A aspiração à reforma da Igreja corresponde, portanto a uma velha exigência: libertar a Igreja do seu enfeudamento ao temporal. Esse movimento assume uma importância excepcional com a reforma gregoriana, que Gregório VII, papa de 1073 a 1085, simboliza. Reforma que se realiza ao longo de todo o século XII."
(LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Média. Lisboa: Teorema, 2003, p. 61)
A respeito da Reforma Gregoriana é correto afirmar:
		
	
	Significou o rompimento dos poderes eclesiásticos com as estruturas feudais e uma defesa das transformações econômicas e políticas que levariam ao capitalismo.
	
	Foi marcada por uma profunda reorientação religiosa que condenava o culto aos santos, a devoção às relíquias, às práticas de peregrinação e sustentava a infalibilidade das Escrituras Sagradas.
	
	Permitiu uma reaproximação com a Igreja de Constantinopla baseada na proibição da devoção às imagens e uma convivência mais tolerante com judeus e muçulmanos.
	 
	Representou o reconhecimento das autoridades temporais, sobretudo do Império Romano-Germânico, como a única instituição de caráter universal no seio da cristandade.
	 
	Caracterizou-se pela tentativa de demarcar as fronteiras entre clérigos e leigos com a recomendação enérgica do celibato clerical e a afirmação da superioridade dos poderes espirituais sobre os temporais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507745222)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A economia medieval se torna bastante dinâmica a partir da ampliação do espaço das cidades e do aumento de sua importância. Sobre as transformações na economia medieval é correto afirmar que: I - A moeda foi criada; uma grande novidade para o homem medieval. II - A moeda já existia, mas sua circulação era bastante restrita. III - Existiam casas especiais para a fundição de moeda IV - Os judeus são grandes financistas nesse contexto.
		
	 
	Apenas I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas III e IV estão corretas.
	 
	Apenas II e IV estão corretas.
	 
	Apenas II, III e IV estão corretas.
	 
	Apenas I e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais