Buscar

AV FINAL POVOS INDÍGENAS E AFRODESCENDENTES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0495_AV_201507434448 (AG) » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	CATIA DA CONCEICAO FARIA FERNANDES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 16/09/2016 16:18:19
	
	 1a Questão (Ref.: 201508314495)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No início do século XIX, a Bahia era palco de diversas revoltas chefiadas por africanos escravizados.  A revolta mais importante aconteceu na capital da província, conhecida como Revolta dos Malês.
Cite UMA importante característica desse movimento:
		
	
Resposta: A Revolta dos MaLês se voltava contra a escravidão e defendia a libertação de escravos negros que eram perseguidos por senhores de engenho na época. Também chegaram a propor a criação de um estado independente de Portugal.
	
Gabarito:
Movimento formado por africanos de diferentes origens, mas principalmente de negros muçulmanos (nagôs), que tinham mediano grau de instrução (ler/escrever).  Após diversos encontros e reuniões a revolta foi marcada para 25.01.1835, dia de Nossa Senhora da Guia e a escolha da data está relacionada porque era quando os escravos tinham maior liberdade de locomoção na capital.
A revolta não teve sucesso exatamente por causa da sua descoberta pelas autoridades e os revoltosos foram punidos, com seus líderes fuzilados e muitos deportados para a África.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508320159)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No século XIX a definição de raça está na base dos estudos sobre a origem da humanidade. Dois grupos se destacam nesse debate: os monogenistas e os poligenistas. Mas, para esses dois grupos a miscigenação era vista como um problema. Para os poligenistas, quanto mais afastado uma raça mais evoluída se mantivesse de uma menos evoluída melhor seria. No caso da formação do povo brasileiro a constatação da grande presença de negros e mulatos gerou um problema para um país que buscava crescer economicamente e socialmente. Dessa forma, cite qual foi a solução encontrada pela intelectualidade brasileira para resolver o "problema" da miscigenação do povo brasileiro?
		
	
Resposta: Naquela época, foi reforçar a divisão de raças, segregação mesmo, embora tenha se mostrado inútil , para esconder o problema do preconceito. O problema da miscigenação suplantou a questão de raça e virou algo cultural, social, econômico. Negros e indígenas eram vistos com menosprezo e, por isso mesmo, escravizados e tiveram as respectivas culturas sufocadas. Houve uma tentativa de "esbranquiçar" os brasileiros. A consequência disso é a secular discriminação vista até os dias atuais mesmo com a criação do mito da igualdade racial brasileira.
	
Gabarito: Grande parte da intelectualidade brasileira, dentre essa médicos e antropólogos, afirmavam que a saída para o Brasil estava no branqueamento de sua população. Devido a essa concepção foram postas em práticas políticas de incentivo a entrada de imigrantes europeus para branquear a população brasileira.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507523236)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a função da catequese jesuítica no Brasil?
		
	
	Preservar a cultura indígena pois sua manutenção era essencial para o projeto de dominação da Metrópole.
	
	Adaptar os indígenas à escravidão.
	
	Convertê-los ao catolicismo para obrigar os colonos a trocar a mão de obra escrava indígena pela africana.
	 
	Coube principalmente aos jesuítas a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de sociedade portuguesa.
	
	Deseatabilizar a cultura indígena pois dessa forma terminariam as guerras entre as tribos elevando a quantidade de convertidos à religião católica.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201508119288)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil foi progressivamente abandonada e substituída pela africana entre outros motivos, devido:
		
	 
	aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa.
	
	à bem-sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.
	
	ao constante empenho do papado na defesa dos índios contra os colonos.
	
	ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.
	
	à completa incapacidade dos índios para o trabalho.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507709868)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após a longa travessia, quando finalmente desembarcavam nos portos da América portuguesa, a situação de boa parte dos africanos era péssima. Aqueles que tinham conseguido aguentar a viagem passavam por um breve exame médico e eram rapidamente vendidos. O que acontecia com aqueles que chegavam doentes ou muito debilitados?
		
	
	Em muitos casos, eles tinham que continuar a viagem, só que agora pelo interior do Brasil;
	
	Eram vendidos mais barato porque o dono assumia o custo do tratamento;
	 
	Passavam por um processo de quarentena em galpões localizados na região portuária e assim que estivessem mais fortes, eram levados para os mercados onde seriam comprados;
	
	Recebiam um rápido atendimento e eram designados para desempenhar tarefas leves e assim que estivessem mais fortes, eram levados para os mercados onde seriam comprados;
	
	Assim que estivessem mais fortes, eram levados de volta à África.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507608241)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das formas de organização estabelecidas entre os escravos era a chamada família extensa. Perdidos os laços africanos passavam a adotar táticas de criar conjuntos de laços amplos entre seus membros. Uma destas práticas é o:
		
	 
	Apadrinhamento
	
	Clientelismo
	
	Pajelismo
	
	Ecumenismo
	
	Arrebatamento
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508331885)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca dos quilombos e quilombolas seria incorreto afirmar que:
		
	
	Palmares foi o mais importante quilombo brasileiro e o maior das Américas.
	
	A existência de quilombolas livres, não foi incomum. No sul da Bahia, em Barra do Rio de Contas, atual Itacaré, foi descoberto, no começo do século XIX, o quilombo do Oitizeiro, onde conviviam escravos e gente livre.
	 
	As relações entre quilombolas e grupos indígenas eram sempre de cooperação e ajuda mútua.
	
	Era muito frequente que os índios fizessem parte das expedições de caça a negros fugidos.
	
	Um grande número de quilombos reunia não só escravos em fuga, mas também negros libertos, indígenas e brancos com problemas com a justiça.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507728856)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A definição científica de raça e os ideais igualitários herdados da Revolução Francesa acabou reacendendo os debates sobre a origem, ou origens da humanidade. O principal embate se dava entre monogenistas e poligenistas. A vertente poligenista possibilitou, ainda no século XIX, o fortalecimento de disciplinas baseadas no discurso científico. Assinale a resposta com exemplos desse movimento:
		
	 
	Antropologia criminal - que considerava a criminalidade algo genético; Frenologia e antropometria - que calculavam a capacidade humana de acordo com o estudo do tamanho do cérebro de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo do crânio;
	
	Antropologia criminal - que considerava a criminalidade algo normal; Frenologia e antropometria - que calculavam a capacidade de mentir de acordo com o estudo do tamanho do cérebro de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo do crânio;
	
	Antropologia cultural - que considerava a criminalidade algo genético; Frenologia e antropologia - que calculavam a capacidade humana de acordo com o estudo do tamanho do cérebro de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo do crânio;
	
	Antropologia cultural - que considerava a criminalidade algo específico; Frenologia e
antropometria - que calculavam a capacidade bélica de acordo com o estudo do tamanho do cérebro de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo do crânio.
	
	Antropologia criminal - que considerava a criminalidade algo genético; Frenologia e antropometria - que calculavam a capacidade humana de acordo com o estudo do tamanho do femur de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo da caixa toráxica;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507748437)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O movimento negro unificado sofreu influencias, sobretudo:
		
	
	Do movimento francês anti-apartheid
	
	Da Frente Negra Chilena
	
	Das ideias de assimilação do período Vargas
	 
	Do movimento negro norte americano
	
	Do mito da democracia racial
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507707300)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as afirmativas abaixo:
I. A capoeira, mistura de luta e dança, é uma das principais heranças culturais africanas existente, hoje, no Brasil, tendo sido considerada como patrimônio imaterial.
II. O forró, o maracatu e a valsa são exemplos de influencias africanas na cultura brasileira.
III. A festa que ocorre em Parintins, na região amazônica, é um exemplo da sobrevivência da cultura indígena.
Estão corretas:
		
	 
	Somente a afirmação I
	 
	Afirmativas I e III
	 
	Afirmativas I e II
	 
	Somente a afirmação III
	 
	Afirmativas II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes