Buscar

discursiva vanessa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
O papel do educador ante o educando é o de lhe mostra e o de ajuda-lo a interpretar a realidade social que se apresenta e lavá-lo a compreender, a reagir e a identificar alternativas de solução.
 
Fonte: Fonte: BOTH, Ivo José. Mais do que avaliar por competência cabe valorizar a capacidade criadora e empreendedora. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 2, n2, p. 199, 234, jul/dez, 2001.
 
            Sabe-se que avaliar a aprendizagem do aluno significa, concomitantemente, avaliar o ensino oferecido. Diante disso,  escreva um texto abordando:
	O ato concomitante de ensinar e avaliar, e o processo de condução a aprendizagem significativa. 
Nota: 20.0
		Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos (Livro-base, p. 120):
	A aprendizagem ocorre tanto mais significativamente quanto maio for a interação entre o ato de ensinar e o de avaliar. Assim, avaliar a aprendizagem do aluno significa, concomitantemente, avaliar o ensino oferecido. Não havendo a aprendizagem esperada, o ensino não terá cumprido sua finalidade de fazer aprender.
	Não se avalia o aluno para saber se ele aprendeu a informação que lhe foi repassada pelo professor e, sim, para saber se ele, além dos conhecimentos construídos a partir das informações transmitidas pelo professor ou buscadas por ele próprio, adquiriu as competências, capacidades e habilidades essenciais para sua participação efetiva na sociedade.
Resposta:O papel do educador no ato de ensinar é que o aluno tenha um bom ensino aprendizagem que ele possa ser um aluno reflexivo nos assuntos e materiais que o professor passou em aula, podendo agregar até mesmo esses ensinamentos em sua vida e o fato dessa aprendizagem ser significativa demonstra que o professor conseguiu passar para esse aluno de forma positiva seus ensinamentos e tendo ele também uma boa avaliação de seu conteudo.
Questão 2/5
Leia a afirmativa a seguir:
 
“‘Ser professor é cuidar que o aluno aprenda’ [...] pode incluir aula, mas o ponto alto é pesquisar e elaborar, porque essas atividades constituem, em grande parte, a dinâmica da aprendizagem. Nosso cérebro está preparado pela via evolucionária e social a pesquisar e elaborar, não a escutar aula, muito menos faria sentido submeter uma criança a ter de escutar um professor por 50 minutos. Aula é invenção de professor. Aluno é vítima”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse artigo, ele está na revista: DEMO, Pedro. Pesquisa Social. Serviço Social e Realidade, v. 17, n. 1, p. 11-36, 2008, p. 12.
 
 
Com base nos conteúdos de aula do livro-base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, explique como a pesquisa pode contribuir na prática pedagógica.
 
Nota: 20.0
	A pesquisa possibilita a interação e problematização, os conceitos são construídos, propiciando um caminhar para a autonomia, para a pesquisa. A pesquisa contribui para que o professor possa sair da postura passiva e assumir sua responsabilidade social, em função do compromisso com as novas gerações. (livro-base, p.32)
Resposta:A pesquisa pode contribuir na prática pedagógica pois o professor vai pesquisar sobre o assunto a ser levado a aula e a ter mais recursos e matérias para oferecer ao seu aluno, tornando-se o aluno e o próprio professor mais críticos, e envolvidos em aprender e a discutir sobre o assunto.
Questão 3/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Avaliação institucional é um ato valorativo, onde o sentido da universidade e da sociedade merecem atenção especial. Desse modo, o olhar para as finalidades educacionais remete à questão da validação de todo o processo educativo [...].
 
Fonte: DALMOLIN; A. M. T. Avaliação institucional e gestão democrática na educação superior brasileira, segundo dois periódicos da área da educação. IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, p. 5. Disponível em: < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Politica_de_Educacao_Superior/Trabalho/05_40_28_2956-7383-1-PB.pdf>Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Com base no fragmento do texto acima, e acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, explique os princípios da avaliação institucional.
Nota: 20.0
		Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 107)
	A avaliação institucional precisa ser vista como afirmação duradoura em busca de uma qualidade em que seja compatível a filosofia institucional com a realidade social. Para que isso possa ocorrer, a avaliação institucional, assim, como o ensino e a aprendizagem, deve ser conduzida como processo, ainda que valha em sua implementação de instrumentos que apontem para resultados tanto qualitativos quanto quantitativos. Os programas de avaliação institucional vêm possibilitando constar que um bom ensino ocorre em função do nível qualitativo das condições físicas, das políticas educacionais, dos princípios de avaliação, e dos recursos materiais e humanos da instituição.
Resposta:O principio da avaliação institucional é verificar se a instituição oferece todos os recursos para que o educando possa ter uma boa formação e posteriormente uma boa atuação no mercado de trabalho, e também são feitos provas com os alunos das instituições para que os futuros alunos saibam como está o ensino aprendizagem da instituição.
Questão 4/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
 
“Verifica-se que a literatura atual sobre a formação do professor tem enfatizado, com um certo grau de intensidade, a necessidade de formar docentes enquanto práticos reflexivos”.
 
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse artigo, ele está disponível em: SILVA, A. et al (coordenadores). A formação continuada de professores física: perspectivas atuais, p. 3. Disponível em http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_aformacaocontinuadadepro.trabalho.pdf. Acesso em 11/05/2016.
 
 
De acordo com Schön [...], o profissional, no seu fazer cotidiano, adquire conhecimentos que podem ser utilizados para solucionar diferentes problemas. Ele ainda defende que a formação do profissional deve conter um componente que o leve à reflexão das reais situações práticas. Schön apresenta sua perspectiva do pensar reflexivo em torno de três aspectos de conhecimento na prática. Conforme conteúdo das aulas e do livro-base Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes, aponte quais são eles.
Nota: 10.0
	Reflexão da prática, reflexão na prática e a reflexão sobre a prática. (livro-base, p.46)
Resposta:pesquisa, metodologia e didatica, pois se completam dando suporte ao professor no que diz respeito ao ensino aprendizagem dos alunos.
Questão 5/5
Leia o texto
 
A ação avaliativa mediadora está presente entre as tarefas dos alunos e consiste na análise dos seus entendimentos de forma educativa, favorecendo que a criança alcance um saber competente. Nessa concepção cada uma das tarefas significa um estágio de sua evolução, do seu desenvolvimento e, portanto, não há como somá-las para calcular uma média.
 
Fonte: MELO, E. S; BASTOS, W. G. Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 52, p. 180-203, maio/ago. 2012. Disponível em:< http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1735/1735.pdf> Acesso em: 12 abr. 2015.
 
Considerando os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, escreva um texto abordando:
	A avaliação da aprendizagem e desempenho na escola ciclada. 
Nota: 20.0
		Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 114):
	A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo ao bom desempenho e a consequente possibilidade de oportunizar a aprendizagem a todos os alunos.
	O caráter contínuo e diagnóstico da avaliação não exime o professor da adoção das modalidades somativa e formativa. Enquanto
as modalidades avaliativas contínuas e diagnósticas deixam entrever funções investigativas, as modalidades somativa e formativa demonstram preocupação de caráter formativo.
Resposta:O aluno na escola ciclada não roda nos primeiros anos do ensino fundamental, a avaliação é feita conforme ele vai atingindo algum nivel de conhecimento, sendo até as vezes dificil para a professora ter um aluno com certo grau de dificuldade junto com os outros alunos.
	Conheça o novo AVA 
	UNINTER
carregando...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais