Buscar

simulado territorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado territorio,cultura e representação
1-Leia o excerto de texto a seguir: 
“Os críticos alegavam que a Nova Geografia e o seu neopositivismo cientificista se colocava a serviço da ideologia capitalista. Seu fraco embasamento teórico deixava a Geografia neutra como ciência crítica que deveria ser. Seu limitado instrumento estatístico era ineficaz ao estudo socioeconômico e às explicações históricas dos fenômenos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/viewFile/982/990 >. Acesso em 26 ago. 2016. 
Considerando os conteúdos das aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que diz respeito à área de aplicação na qual a nova geografia foi reforçada nas ultimas três décadas?
A-Geografia da atividade industrial.
B-Geografia da população.
C-Geografia da Atividade Rural.
D-Gestão do espaço urbano.
E-Sistemas de informações geográficas
2-Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Criticidade entendida como uma leitura do real – isto é, do espaço geográfico – que não omitia as suas tensões e contradições, tal como fazia e faz a geografia tradicional, que ajude a esclarecer a espacialidade das relações de poder e de dominação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WESENTINI, José Willian. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. p. 223. In: VESENTINI, José William (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004. p.187-224. 
Uma das afirmativas a seguir diz respeito a um dos principais autores da primeira geração de geógrafos críticos e sua respectiva obra, que marcou essa nova proposta de pensamento geográfico. Considerando os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, marque a alternativa que apresenta esse autor e sua obra:
A-Yves Lacoste, com a obra “A geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra”.
B-Emmanuel de Martonne, com a obra “Tratado de Geografia Física”.
C-Thomas Robert Malthus, com a obra “Um ensaio sobre o princípio de população”.
D-Pedro Pinchas Geiger, com a obra “Migrações internacionais e transnacionalismo na atualidade”.
E-Walter Christaller, com a obra “Os lugares centrais no sul da Alemanha”.
3-Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O espaço é vivido e percebido de maneira diferente pelos indivíduos, uma das questões decisivas da análise geográfica que se coloca diz respeito às representações que os indivíduos fazem do espaço. Essa Geografia procurou demonstrar que para o estudo geográfico é importante conhecer a mente dos homens para saber o modo como se comportam em relação ao espaço”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: EDUSP, 2003. (p. 152) 
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, qual das afirmativas abaixo se refere à inserção da fenomenologia na geografia? Assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
A-Na geografia crítica, a partir das análises das contradições entre capital e trabalho que se manifestam na produção de diferentes paisagens.
B-Na geografia humanista, a fenomenologia diz respeito ao mundo dos fenômenos, na qual ganham destaque a experiência, a vivência e a percepção espacial.
C-Na geografia tradicional, a partir das diferentes formas de descrever a distribuição dos fenômenos físicos e humanos e sua distribuição na superfície terrestre.
D-Na geografia tradicional, com a inserção dos elementos físicos na forma como ocorrem as transformações das paisagens.
E-Na geografia teórica quantitativa, ao inserir modelos matemáticos e estatísticos na análise espacial para, a partir deles, elaborar leis gerais e teorias
4-Considere o seguinte extrato de texto: “Através da Semiótica, os fenômenos se apresentam por meio de signos que são percebidos e interpretados pela linguagem verbal e não verbal (imagens, gestos, sinais entre outros). A Geografia, apoiando-se [...] na Semiótica, criou uma forma peculiar de interpretar os fenômenos humanos no espaço”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Lurdes Bertol. Fenomenologia, Semiótica e Geografia da Percepção: Alternativas para analisar o espaço geográfico. Revista da Casa da Geografia de Sobral. Sobral. V. 4/5m p. 67-79, 2002/2003. p. 68. 
Em se tratando do conceito de cultura semiótica, qual das alternativas a seguir contém a assertiva correta? Assinale a opção certa, tomando como base os conteúdos das aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação:
A-Percepção das relações sociais no contexto das culturas dominantes e seus aspectos históricos.
B-Sistematização dos costumes de um determinado grupo social dominante sobre os dominados.
C-Teia de significados que o próprio homem teceu e assumiu como cultura e que busca interpretá-los.
D-Sentidos a partir da percepção de objetos, cujos significados variam de pessoa para pessoa.
E-Interpretações políticas da realidade, a partir dos fatos do cotidiano que interferem na formação da percepção.

Outros materiais