Buscar

Resenha Livro Propaganda Responsável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Interamericana de Porto Velho/RO – Uniron
Discente: Alexandre Lúcio Fernandes
Docente: Giseli Stempniak
Disciplina: Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação Turma: 2152014/2
PROPAGANDA RESPONSÁVEL: é o que todo anunciante deve fazer.
DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA
GOVATO, Ana Claudia Marques. Propaganda Responsável: é o que todo anunciante deve fazer. São Paulo: Editora Senac, 2007.
AUTORA
Ana Claudia Marques Govato coordena os cursos de comunicação social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, além de ser professora de planejamento da comunicação dos cursos de graduação e pós. Com formação em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing e mestrado em Comunicação social, faz consultoria e palestras sobre ética nos negócios e responsabilidade empresarial.
ESTRUTURA
O livro está estruturado da seguinte forma: dentro dos elementos pré-textuais, o livro inicia com a nota do editor, um prefácio, de autoria de Gino Giacomini Filho, Doutor e livre-docente em Publicidade e Propaganda, dedicatória e agradecimentos. Na estrutura do desenvolvimento, que abrange o conteúdo principal, o autor separa a discussão em três capítulos, cada um com uma abordagem diferente e sequencial. O primeiro é “A Importância da Propaganda Responsável”, o segundo é “Ética e Responsabilidade social corporativa” e o terceiro se designa “O papel social da propaganda”. Por fim, em elementos pós-textuais, o autor oferece uma conclusão acerca do tema discutido no livro. Após as considerações, seguem as referências bibliográficas e um índice.
OBJETIVO
A autora Ana Claudia Marques Govato, aproveitando as reflexões acerca da responsabilidade social no sentido da prática publicitária, iniciadas na década de 2000, teve a proposta de discutir o comportamento responsável da atividade publicitária, analisando o comportamento social corporativo, questionando também a própria sociedade dentro de um contexto que a faz importante neste processo. Ela pontua, dentro da realidade e necessidades do mercado, conceitos que englobam a responsabilidade social e os aspectos da publicidade, que ganham a cada dia maior atenção, com a intenção de indicar caminhos, evidenciando quanto esta questão é um fenômeno que envolve todos os atuantes na indústria publicitária e, portanto, de necessária reflexão.
PONTOS FUNDAMENTAIS
A autora aborda a importância da propaganda responsável, dentro de valores éticos e morais, citando a necessária responsabilidade das empresas e o quanto é essencial estabelecer a ética na comunicação. Ela assinala aspectos da cultura empresarial, valores e missão, bem como a responsabilidade social e gestão empresarial. Situa um olhar sobre a função mercadológica social da propaganda, e seus estímulos frente aos consumidores, concluindo que a comunicação mercadológica é uma ferramenta de incentivo às vendas, portanto devendo seguir parâmetros e condutas éticas que não causem danos à sociedade. Ela conclui que, devido as dificuldade de postura cidadã das empresas, todos os fatores relevantes da ética publicitária merecem maior reflexão.
AVALIAÇÃO CRÍTICA
Propaganda Responsável é uma cartilha de reflexão sobre a responsabilidade envolvida na propaganda. A autora se aprofunda sobre a função social das empresas na sociedade, e levanta a importância da propaganda responsável com um importante modelo de negócios e posicionamento mercadológico. A escrita é fluída e de fácil leitura, com uma abordagem de fácil entendimento por todos. Ela fundamenta bem suas questões, citando os valores éticos concentrados na gestão e responsabilidade empresarial, enfocando a disseminação de informações publicitárias pelas empresas. É um estudo minucioso que traça o compromisso das empresas diante da importância em realizar propagandas socialmente responsáveis.
As discussões sociais existem há décadas, mas no início do século XXI ela ganha contornos mais graves, decorrentes nas novas percepções em relação ao comportamento da sociedade com o mundo. Nesse sentido a autora contribui com o debate, necessário, acerca das propagandas, seu desenvolvimento e sua relação com os consumidores. A propaganda é entendida como uma ferramenta que estimula, muda hábitos, inspira modas e, portanto, merece atenção ao ser criada e veiculada, de forma que não cause danos ou prejuízos às pessoas. Para entender melhor o contexto de sua pesquisa, Ana Cláudia Marques Govatto se faz crível quando nos descreve aspectos históricos sobre a função social e econômica, as atitudes empresariais ontem e hoje, além de citar alguns aspectos sociais e históricos do país. Essas extensas informações só enriquecem a discussão, que dão forma às seus argumentos sobre a responsabilidade na indústria publicitária através das empresas e das agências responsáveis. É importante esta introdução, logo que a responsabilidade empresarial, dentro dos seus princípios, torna-se referência para o posicionamento ético nas propagandas.
Ela monta um cenário que relaciona bem empresas x sociedade, e a crescente preocupação dos consumidores quanto ao tema. Explicita bem conceitos que envolvem a área de marketing, ajudando a conceder um corpo teórico que dá clareza ao discutido, permitindo a reflexão. A propaganda incita comportamentos e fazê-la de modo a passar uma mensagem social, de contribuição coletiva, que melhora a percepção do público à empresa e ao seu produto. Ela reforça isso quando assinala a função social da propaganda como uma justificativa às críticas. 
Por fim, a última parte do livro é composta por uma análise minuciosa – e de propagandas de 59 empresas, onde foram vistos suas mensagens de forma a entender como elas passam a mensagem, se estão dentro de critérios estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC, pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR. Ela oferece bastante informação, que indica se as propagandas são adequadas ou não, contém mensagens ou faltam mensagens necessárias. Neste ponto, nota-se a confirmação de suas discussões e a ampla justificativa em que se faz a pesquisa. Elucida bastantes pontos citados. 
Contudo, ainda ficam questões a serem levantadas, sobre a atuação responsável das agências e afins. Há muito o discurso de valores sociais, mas nem sempre são reproduzidas no teor da propaganda. A autora acerta em evidenciar o desafio em fazer o setor empresarial e publicitário caminhar dentro de parâmetros éticos, e torna a pesquisa uma importante contribuição científica para o conhecimento da regulamentação dessa área, que sempre exige observação.

Outros materiais