Buscar

Portifolio Individual 3º Semestre - ÉTICA NOS NEGÓCIOS: Responsabilidade, Honestidade e Conduta do Profissional Contábil, tendo por base o caso Schincariol

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	ÉTICA NOS NEGÓCIOS	�
42.1	CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR	�
72.2	COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL	�
82.3	A SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZAÇÃO	�
92.4	A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE	�
102.5	ASPECTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS NAS ESTRATÉGIAS E ARGUMENTOS DOS RESPOSÁVEIS PELA EMPRESA	�
123	CONCLUSÃO	�
13REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa aborda a conduta do profissional contábil, bem como os principais motivos que podem levá-lo a ferir sua moral e ética profissional. O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer às normas, aos princípios e aos valores que regem a sua profissão.
É necessário que o perfil do profissional da Contabilidade seja formado por elevados conhecimentos técnico e indispensáveis valores éticos tais como responsabilidade, honestidade e respeito por todos aqueles que se utiliza de seus trabalhos, o que faz com que as informações por ele prestadas sejam de total transparência e confiabilidade. No entanto, manter uma postura ética em tempos em que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado, está diretamente associado à redução de custos não é tarefa fácil. 
Aliada a isso, considerando a excessiva carga tributária a que estão expostas as empresas brasileiras, o que representa parcela significativa na formação de custos, a prática da sonegação fiscal torna-se constante no meio empresarial. Um exemplo disso foi a Cervejaria Schincariol, acusada de sonegar, em cinco anos, aproximadamente R$ 1 bilhão em impostos. Casos de fraudes contábeis evidenciam a responsabilidade do contador, tanto quando subordinado, tanto quando autônomo; além disso, atraem a atenção da sociedade para toda a classe contábil. 
Ressalte-se, então, que o sucesso de um profissional está altamente relacionado ao sucesso de sua classe, e esta, para alcançar uma posição de destaque, depende dos atos de todos os membros que a compõem. Os dilemas éticos apresentam-se, no dia-a-dia do contador, e cabe, a cada profissional, fazer sua escolha. Contudo, ele deve ser sempre consciente de que nada justifica uma atitude antiética.
ÉTICA NOS NEGÓCIOS
CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR
A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. Diante disso, criou-se o Código de Ética Profissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir-se os diversos profissionais, quando no exercício de suas profissões. Assim, o Código de Ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera sejam observadas no exercício da profissão. 
O contador também tem seu Código de Ética Profissional, o qual contêm os deveres e as proibições para o desempenho de suas funções e as penalidades a serem aplicadas quando constituída uma infração ética. Como fonte orientadora da conduta deste profissional, as normas têm por objetivo fixar a forma pela qual ele deve conduzir as suas funções e atividades estabelecidas na legislação vigente.
O contador, como todo profissional, deve, no exercício de suas atividades, agir com responsabilidade e comprometimento. Assim, para o perfeito desenvolvimento de suas funções, deve ter o domínio de fatores contábeis, gerenciais, financeiros e legais para poder, de forma lícita, levar aqueles que se utilizam das informações oriundas de seu trabalho a obterem o melhor resultado. Além disso, deve ter consciência de que precisa estar em estudo contínuo, buscando atualizar-se.
O profissional contábil tem o dever e a obrigação de zelar plenamente pela sua profissão, resguardando os seus direitos e cumprindo suas obrigações dentro dos padrões éticos e morais, ciente de que nada justifica o erro consciente e premeditado, mesmo quando subordinado a outros profissionais. Nem mesmo a alta e crescente carga tributária explica um desvio de comportamento. O que o contador deve fazer é encontrar meios lícitos que levem à satisfação de seu cliente ou empregador.
No Caso Schincariol, o Contador da empresa infringiu alguns itens conforme capítulo II Dos Deveres e das Proibições do Código de Ética do contador:
 
Atos infringidos pelo contador: Cap. II, Art. 2º Item I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica a, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais; (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010). 
Art. 3º Item III – auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita;
Art. 3º Item VIII – concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção;
Art. 3º Item XIV - exercer atividade ou ligar o seu nome a empreendimentos com finalidades ilícitas.
Como podemos ver o contador da empresa Schincariol agiu em desacordo com a legislação, com Código de Ética. Mesmo sabendo que não estava fazendo as coisas certas, ou por influência de algum administrador da empresa, fez com que a empresa cometesse várias fraudes como sonegação de impostos. 
O contador, quando verificou que os administradores da empresa estavam querendo agir de forma errada perante o fisco, ele deveria ter explicado que não é ético, que conforme a legislação isso é proibido. Mesmo os administradores querendo continuar dessa forma, o contador deveria ter transferido o seu contrato de serviços para outro profissional, deveria impor que dessa forma não iria mais trabalhar.
O comportamento do contador: observa-se no comportamento das pessoas ligadas aos negócios empresariais, a ganância indiscriminada pelo poder econômico, levando-as a induzir seus contadores a cometer crimes contra a ordem tributária, envolvendo-se em fraudes e escândalos. Porém, estas pessoas vão responder por estes atos praticados de forma ilícita. Tendo eles agido, consciente ou inconscientemente, cumprindo ordens ou não, serão penalizados por seus atos. Não somente pelas leis, mas também pela sociedade que passará a olhar com outros olhos esta classe profissional. 
É imprescindível que um contador tenha um comportamento ético e responsável visando o melhor desempenho de suas atividades profissionais e a satisfação de seus clientes ou superiores. Contudo, os atos de um contador não dizem respeito somente a si e aos envolvidos diretamente com seu trabalho e com os resultados por ele obtidos, mas a toda a classe contábil. Dessa forma, deve observar-se que, a cada vez em que um escândalo contábil é divulgado, a imagem de todos os contadores é prejudicada como se os atos de um ou alguns profissionais fossem a representação fiel dos atos de todos os seus colegas de profissão. Atitudes ilícitas e antiéticas, além de prejudicar e desvalorizar uma profissão dificulta o exercício dela e exige ações repreensivas por parte dos Órgãos que a regulamentam. Sendo assim, a prestação do serviço contábil realizada de forma ética, honesta e responsável, não se apresenta apenas como mérito do profissional que assim o faz, mas contribui como parcela essencial para a credibilidade de toda uma classe.
Das penalidades: as normas existem para serem cumpridas e aqueles profissionais que infringirem as determinações expressas poderão sofrer as penalidades previstas. 
A atividade contábil não pode ser exercida por quem não é habilitado junto ao Conselho Regional de Contabilidade do estado onde o serviço é prestado. Esta é uma exigência prevista em vários diplomas legais que, a exemplo do Regulamento Geral dos Conselhos de Contabilidade, o qual determina que o exercício de qualquer atividade é exigida a aplicação de conhecimentosde natureza contábil, constitui prerrogativa dos contadores e dos técnicos em contabilidade em situação regular perante o CRC. A profissão contábil é regida pelo Código de Ética Profissional do Contabilista que estabelece em seu Capítulo V: Art.12 – A transgressão de preceito deste código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades: 
I – advertência reservada 
II – censura reservada 
III – censura pública 
Parágrafo Único: Na aplicação das sanções éticas, são
consideradas como atenuantes: 
I – falta cometida uma defesa de prerrogativa profissional;
II – ausência de punição ética anterior;
III – prestação de relevantes serviços à contabilidade. 
Art.13 – O julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceitos do Código de Ética incumbe, originariamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade, que funcionarão como tribunais regionais de ética e disciplina, facultado recurso dotado de efeito suspensivo, interposto no prazo de quinze dias para o Conselho Federal de Contabilidade em sua condição de tribunal superior de ética e disciplina. 
Parágrafo Primeiro: O recurso voluntário somente será encaminhado ao Tribunal Superior de Ética e Disciplina se o Tribunal Regional de Ética e Disciplina respectivo mantiver ou reformar parcialmente a decisão. 
Parágrafo Segundo: Na hipótese do inciso III do art. 12, o Tribunal Regional de Ética e Disciplina deverá recorrer “ex officio” de sua própria decisão (aplicação de pena de censura pública). 
Parágrafo terceiro: Quanto se trata de denúncia, o Conselho Regional de Contabilidade comunicará ao denunciante a instauração do processo até trinta dias após esgotado o prazo de defesa. 
Art. 14 – O contabilista poderá requerer desagravo público ao Conselho Regional de Contabilidade quando atingido, pública e injustamente, no exercício de sua profissão.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar a rotatividade de pessoal e promover engajamento e harmonia entre o público estratégico.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
A SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZAÇÃO
Em 1989 quando a empresa Schincariol, fundada em 1939 por Primo Schincariol, filho de imigrante italiano, na cidade de Itu, interior do estado de São Paulo, e que havia conquistado popularidade com o refrigerante Itubaína, inicialmente produzido em uma pequena fábrica no quintal de sua casa, para comemorar seu cinquentenário resolveu expandir sua linha de produtos e ingressar em uma nova categoria no mercado com o lançamento da CERVEJA SCHINCARIOL. Quando a cerveja começou a cair no gosto popular e abocanhar fatias consideráveis do mercado a empresa não teve dúvidas, expandiu o negócio espalhando fábricas por outras regiões do Brasil. Em treze anos de produção a cerveja SCHINCARIOL já havia atingido 9.8% de participação de mercado, incomodando e muito as marcas líderes, algumas das quais extremamente tradicionais.
A popularidade que levou a esses índices se tornou um problema para quem sempre se acostumou à grandiosidade dos números. A redução drástica no ritmo de crescimento das vendas influenciou negativamente na contabilidade da empresa, que tinha feito investimentos maciços em infraestrutura. Estava aceso o sinal de alerta e tinha chegado a hora de promover mudanças radicais se o grupo ainda quisesse continuar a crescer no competitivo mercado brasileiro de cervejas. As dificuldades de expansão estavam vinculadas a um grave problema de imagem da marca. Grande parte do público-alvo considerava a SCHINCARIOL uma cerveja para pessoas de baixa renda e com qualidade inferior á outras do mercado, o que gerava um alto índice de rejeição. 
Para reverter essa rejeição era preciso criar uma NOVA cerveja. Construir uma NOVA marca. Produzida por uma NOVA empresa. Experimenta! Experimenta! Experimenta! Esse foi o bordão criado pela agência de publicidade para o lançamento no dia 1º de setembro de 2003 da cerveja NOVA SCHIN. A nova fórmula foi desenvolvida em dois anos de trabalho. Os anúncios da campanha, veiculados de forma maciça em todas as mídias, surpreenderam o mercado publicitário e coroaram toda uma estratégia traçada para reinventar uma cerveja e uma marca. Além da nova fórmula, o rótulo e o logotipo também foram alterados. Houve uma revitalização nas vendas com um trabalho para recuperar a autoestima das equipes responsáveis pela comercialização e distribuição do produto. Afinal, a rejeição da antiga marca era tão forte que essas equipes estavam desmotivadas e acomodadas, acabando, por muitas vezes, utilizar apenas o preço como argumento de venda. Convenções, eventos e programas especiais foram desenvolvidos para valorizar a marca e reforçar o conceito da NOVA cerveja e do NOVO sabor.
O grupo Schincariol fechou 2004 com lucro operacional de R$ 83 milhões, após ter registrado prejuízo de R$ 12 milhões em 2003. O faturamento da empresa totalizou R$ 2,4 bilhões, quase R$ 1 bilhão a mais do que em 2003, ano em que o grupo lançou a cerveja pilsen Nova Schin.
A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE
A Schincariol empresa brasileira de bebidas possui quatorze instalações de fabricação de cerveja no país. A matriz fica na cidade de Itu, estado de São Paulo, tendo sido criada em 1939, quando teve início sua produção de refrigerantes. 
Apesar de a Nova Schin ainda ser o carro-chefe entre as cervejas da Schincariol, a empresa aposta no crescimento forte das cervejas especiais, como as feitas por microcervejarias adquiridas pela companhia.
A empresa tem um portfólio de 170 produtos, incluindo cervejas, águas, refrigerantes e sucos. Desde 2000, a empresa sentiu que era necessário diversificar a oferta de itens. No caso das cervejas, além da mudança de foco do "carro chefe" – que passou a se chamar Nova Schin, substituindo a velha Schincariol –, outros produtos foram criados, como as cervejas de trigo e as com sabor.
A contabilidade ajudou muito os administradores da empresa, na hora de expandir os negócios foram feitos levantamentos para verificar se estava apta para investir em infraestrutura. Na hora de tomar as decisões sempre é bom pedir uma orientação do contador, pois ele é quem sabe exatamente a situação financeira e econômica da empresa, se pode ser feito novos investimentos, porque além de abrir uma nova fábrica, em consequência virá a contratação de novos funcionários, e isso tudo gera uma análise detalhada. Por isso, o contador sempre tem que agir conforme a legislação ser claro nas explicações, honesto, ético e responsável na sua profissão.
ASPECTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS NAS ESTRATÉGIAS E ARGUMENTOS DOS RESPOSÁVEIS PELA EMPRESA
No caso Schincariol, os responsáveis pela empresa em nenhum momento estavam preocupados em ser ético muito pelo contrário, sempre estavam querendo mais e mais dinheiro, e para isso, sonegaram os impostos, utilizavam as mesmas notas fiscais várias vezes, entre outras coisas. As investigações indicaram ainda que o grupo Schincariol montou com alguns de seus distribuidores terceirizadosum grande esquema de sonegação fiscal de tributos estaduais e federais, utilizando o subfaturamento na venda de seus produtos com o recebimento "por fora" da diferença entre o real valor de venda e o valor declarado nas notas fiscais. Além disso, foram identificadas operações de exportação fictícia, intermediadas por empresas situadas em Foz do Iguaçu (PR) e importação com falsa declaração de conteúdo e classificação incorreta de mercadorias. 
As investigações sugerem ainda que parte da matéria-prima usada nas fábricas é adquirida sem a devida documentação fiscal, envolvendo operações simuladas com empresas inexistentes ou de capacidade financeira insignificante, localizadas em Estados do Nordeste, como se fossem estas as adquirentes. As importações de matéria-prima e de equipamentos para as fábricas são intermediadas por empresas do grupo sediadas na Ilha da Madeira. 
Segundo a PF, as investigações mostraram que o esquema foi aperfeiçoado após sucessivas autuações dos fiscais. A partir daí a empresa teria começado a utilizar distribuidores para sonegar. Os lucros obtidos pelo grupo com a prática de sonegação seriam remetidos regularmente dos distribuidores para a sede de Itu. Somente um dos distribuidores investigados chegava a enviar cerca de R$ 1 milhão por mês. Desde 1994 a Receita Federal vinha autuando a Primo Schincariol Indústria de Cervejas e Refrigerantes S/A.
CONCLUSÃO
Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento dos temas pesquisados, me aprofundei melhor sobre o código de ético do contador. Aprendi que para ser um contador ético, temos que saber quais são nossos deveres e proibições, sempre agindo dentro da legislação vigente. 
Devido aos escândalos contábeis, a conduta e o perfil do profissional contábil na execução de suas atividades passaram a ser muito discutido pelas empresas e, principalmente, pela sociedade, o que exige deles um perfil ético e moral, como estabelecido na legislação profissional. 
O contador é um profissional constantemente exposto a questionamentos éticos, pois ele está ligado diretamente aos fatos econômicos e financeiros das empresas, mas quando subordinado tem que obedecer a ordens que, muitas vezes, não estão em seus padrões éticos.
Tendo em vista os aspectos observados concluí que esse trabalho me ajudou muito no meu conhecimento, aproveitei para pesquisar não só do que foi solicitado, mas em um modo geral sobre a legislação de outras profissões.
REFERÊNCIAS
ELGENNENI, Sara Maria de Melo. Psicologia Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
NEGÓCIOS, Época. Schincariol Os Segredos da Operação. Disponível em: <http://www.citadini.com.br/imprensa/epoca050620a.htm> Acesso em: 18 de Abril 2014.
MARCAS, Mundo das. Schin (antiga NOVA SCHIN). Disponível em: <http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2011/10/nova-schin.html> Acesso em: 18 de Abril 2014.
ETHOS, Instituto. A Ética nas Organizações. Disponível em: <http://www.fecra.edu.br/admin/arquivos/ETICA.pdf> Acesso em: 18 de Abril 2014.
MIRANDA, Ana Paula Mendes de. A Criminalização da Sonegação Fiscal e das Fraudes no Brasil. Disponível em: <http://www4.jfrj.jus.br/seer/index.php/revista_sjrj/article/viewFile/89/92> Acesso em: 18 de Abril 2014.
OLIVEIRA, Fabiano Viana. Contabilidade Criativa e a Ética Profissional. Disponível em: <http://papodecontador.blogspot.com.br/2011/12/contabilidade-criativa-e-etica.html> Acesso em: 18 de Abril 2014.
CHIOMENTO, Domingos Orestes. Código de Ética Profissional do Contador. Disponível em: <http://www.crcsp.org.br/portal_novo/hotsite/crcsp_jovem/home/pdf/codigo_de_etica.pdf> Acesso em: 18 de Abril 2014.
SAMPAIO, Sara. Comportamento Organizacional Princípios. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/comportamento-organizacional-principios/13911/>Acesso em: 18 de Abril 2014.
FUTEMA, Fabiana, LAGE, Janaina. Megaoperação da PF contra sonegação prende donos da Schincariol. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u97281.shtml> Acesso em: 18 de Abril 2014.
MANO, Cristiane. O que sobra da Schincariol. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0846/noticias/o-que-sobra-da-schincariol-m0079858> Acesso em: 18 de Abril 2014.
ONLINE, Folha. Schincariol sai do prejuízo e fecha 2004 com lucro operacional de R$ 83 mil. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u92698.shtml> Acesso em: 18 de Abril 2014.
LOCAL, Reportagem. Schin faz cerveja desde 1989 e cresceu e 2003. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1606200511.htm> Acesso em: 18 de Abril 2014.
TERRA. PF prende sete pernambucanos na Operação Cevada. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI554447-EI5030,00-PF+prende+sete+pernambucanos+na+Operacao+Cevada.html> Acesso em: 18 de Abril 2014.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contábeis
jucieli de freitas
ÉTICA NOS NEGÓCIOS:
Responsabilidade, Honestidade e Conduta do Profissional Contábil, tendo por base o caso Schincariol.
Concórdia
2014
jucieli de freitas
ÉTICA NOS NEGÓCIOS:
Responsabilidade, Honestidade e Conduta do Profissional Contábil, tendo por base o caso Schincariol.
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Teoria da Contabilidade, Comportamento Organizacional, Contabilidade Comercial, Ética, Política e Sociedade e Seminário Interdisciplinar III.
Orientador: Todos os professores do semestre. 
Concórdia
2014

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes