Buscar

Avaliação On AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line
Avaliação:
AV2-2012.1 EAD-INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO-GST0580
Disciplina:
GST0580 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Tipo de Avaliação:
AV2
Aluno:
Nota da Prova:
7
Nota do Trabalho:     
Nota da Participação:      2
Total: 
 9
Prova On-Line
Questão: 1 (166033) 
Aprendemos que a correta gestão da área de marketing possui três grandes eixos de ação. Estes eixos são:  Pontos da Questão: 0,5
 o foco na lucratividade empresarial; a integração de todas as atividades da organização visando a satisfação do cliente; a realização dos objetivos individuais dos funcionários.
 o foco na satisfação do cliente; a integração de todas as atividades da organização visando a satisfação do cliente; a realização dos objetivos organizacionais. 
 o foco na responsabilidade social; a integração de todas as pessoas da organização visando a satisfação do cliente; a realização dos objetivos organizacionais.
 o foco na promoção de produtos; a integração de todas as atividades de marketing visando a satisfação do cliente; a realização das vendas programadas.
Questão: 2 (165971) 
A função administrativa controle está presente nos três níveis organizacionais. Destaca-se que esta função apresenta quatro fases distintas em cada um desses níveis. Assinale a opção que se refere à sequência das quatro fases distintas do controle.  Pontos da Questão: 0,5
 Estabelecimento de padrões que deverão nortear o processo, a mensuração do desempenho a ser controlado, a comparação do desempenho atual com o desempenho desejado, e a tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado. 
 A mensuração do desempenho a ser controlado, a comparação do desempenho atual com o desempenho desejado, a tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado, e estabelecimento de padrões que deverão nortear o processo.
 A comparação do desempenho atual com o desempenho desejado, a mensuração do desempenho a ser controlado, estabelecimento de padrões que deverão nortear o processo, e a tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado.
 Tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado, estabelecimento de padrões que deverão nortear o processo, a mensuração do desempenho a ser controlado, e a comparação do desempenho atual com o desempenho desejado.
Questão: 3 (160253) 
 Como Diretor de Recursos Humanos, Victor Hugo Soares está participando da elaboração do Planejamento Estratégico de sua empresa.  Há algumas decisões a serem tomadas em relação ao quadro de pessoal. Neste processo de decisão, Pedro escolherá uma alternativa satisfatória, porque:
  Pontos da Questão: 1
 Em geral os planejamentos são mudados com tanta freqüência que os gestores acham desnecessário procurar as alternativas ótimas, contentando-se com as alternativas satisfatórias.
 Em geral os gestores trabalham debaixo de forte pressão e, para ganhar tempo, abandonam as alternativas ótimas, já que as alternativas satisfatórias são suficientes.
 Em geral as empresas trabalham com prazos muito curtos, devido às constantes mudanças no ambiente externo, não sendo necessário que o decisor  escolha a alternativa ótima.
 Em geral o tomador de decisões não procura as alternativas ótimas, ficando com as alternativas satisfatórias, já que as alternativas ótimas exigem tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis. 
Questão: AV220103GST02510163 (166004)
4 - Para identificar e satisfazer as necessidades do cliente são necessárias informações que embasem as atividades do Marketing.  Dentre essas informações destacam-se o conhecimento do próprio cliente, da concorrência e de outras forças que agem sobre mercado.
Informe qual a atividade da área de Marketing é responsável pelo levantamento destas informações.  Apresente, a seguir, 2 das 4 fontes de informações consideradas secundárias.
  Pontos da Questão: 1,5
Resposta do Aluno:
Pesquisa de mercado.
Gabarito:
Pesquisa de Marketing ou de Mercado (1,0 ponto) Apresentação de 2 fontes secundárias (1,5 ponto): Jornais, livros e revistas especializadas; Conversas informais com distribuidores, fornecedores e clientes; Centrais de Atendimento ao Cliente; Compra de informação de empresas especializadas no mercado em que a organização opera. 
Fundamentação do Professor: identificou correto mas não explicou
Pontos do Aluno:    1
Questão: 5 (160282) 
“A revolução tecnológica, o processo de globalização, os novos métodos de conhecimento, os novos meios de comunicação e seus sistemas de informações [...] são alguns dos fatores que contribuem para o aquecimento de mercado e no acirramento das concorrências mercadológicas”. (YAMAGUTI, 2006, p.294) 
Relacionando-se tal afirmativa ao conceito de Planejamento Estratégico , pode-se dizer que estas abordagens utilizadas pelo autor referem-se ao (a): 
  Pontos da Questão: 1
 Análise Ambiental 
 Ambiente Interno
 Ambiente de Tarefa 
 Análise da Empresa
Questão: AV220103GST02510149 (166010)
6 - Para as organizações alcançarem o desempenho esperado, elas precisam contar com as funções que englobam o processo administrativo, conhecidas por funções do administrador. Cite estas funções. Escolha uma delas e comente.
  Pontos da Questão: 1,5
Resposta do Aluno:
Planejamento, organização, direção e controle. Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los.
Gabarito:
Planejar, organizar, dirigir e controlar. (1,0 ponto) Comentar uma das funções (1,5 ponto) 
Fundamentação do Professor: ok
Pontos do Aluno:    1,5
Questão: 7 (166048) 
Nas organizações privadas, os acionistas ou proprietários têm a justa pretensão de obter retorno financeiro compatível com o risco assumido, pelo negócio, por meio da geração de recursos de longo prazo, o que certamente irá refletir no valor da empresa. Com essa perspectiva, qual seria o posicionamento para empresa pública?
  Pontos da Questão: 0,5
Geração de riquezas para promover a imagem da empresa
Obtenção de retorno financeiro visando à valorização da empresa no mercado de capitais
Obtenção de retorno financeiro como forma de avaliar desempenho do principal executivo da empresa 
Geração de lucros e de recursos como padrão de desempenho importante 
Questão: 8 (165995) 
O ambiente competitivo em que atualmente operam as organizações evidencia a importância da área de administração de operações para todos os tipos de negócio, pois permite à empresa o alcance de suas metas através da gestão eficiente do seu processo de transformação. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que contém alguns dos resultados dessa gestão eficiente: 
I - Crescimento econômico, permitindo o pagamento de melhores salários aos trabalhadores e maiores lucros para as empresas. 
II - Maior consumo, em função do crescimento da economia. 
III - Aumento da produção, como conseqüência da elevação do nível de consumo. 
  Pontos da Questão: 0,5
 Todas as alternativas são corretas 
 Somente II e III são corretas
 Somente I e II são corretas
 Somente I e III são corretas 
Questão: 9 (166020) 
O processo de atrair uma força de trabalho eficiente e eficaz envolve algumas atividades que precisam ser bem desenvolvidas pela área de Administração de Recursos Humanos-ARH.  Como resultado destas atividades, o RH fará a contratação de pessoas que preencherão os postos disponíveis na empresa. Estas atividades são:
  Pontos da Questão: 0,5
 Plano de cargos e salários, estabelecimento de programa de benefícios.
 Programa de Integração de novos funcionários, processo admissional.
 Planejamento de recursos humanos,  recrutamento e seleção de pessoas. 
 Registro na Carteira Profissional, garantia de desenvolvimento de carreira.
Questão: 10 (160231) 
Uma das quatro funções administrativas é a Direção. Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los. Em qual(ais) nível(eis) da organização podemos encontrar esta função? 
I- Institucional. 
II - Gerencial.III - Operacional. 
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:  Pontos da Questão: 0,5
 todas as afirmações estão corretas 
 somente as afirmações I e II estão corretas
 somente as afirmações II e III estão corretas
 somente as afirmações I e III estão corretas

Outros materiais