Buscar

Teoria clássica da administração_ Fayolismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO /FAYOLISMO
INTRODUÇÃO: Enquanto Taylor desenvolvia a Adm. Científica nos EUA, na França, surgia a Teoria Clássica da Adm. Se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente em todas as partes envolvidas. 
 OBRA DE FAYOL: Fundador da teoria Clássica, engenheiro francês, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural.
Funções básicas da empresa: Toda empresa apresenta 6 funções, segundo Fayol.
Técnicas: produção de bens ou serviços da empresa;
 Comerciais: compra, venda e troca de bens; 
Financeiras: procura e gerenciamento de capitais; 
 Segurança: proteção e preservação de bens; 
Contábeis: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas; 
Administrativas: coordenam e comandam as outras cinco, constituindo-se na mais importante.
FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR: 
Planejar: Significa estabelecer os objetivos da organização especificando a maneira como serão atingidos.
Organizar: É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam eles humanos, financeiros ou materiais. alocando-os da melhor maneira, segundo o planejamento traçado.
Comandar: Significa fazer com que os subordinados executem o que deve ser feito.Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que o papel dos administradores e dos subordinados esteja explícito, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a consecução dos objetivos pretendidos.
Coordenar: A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a organização (departamentos e pessoas), tendo em vista os objetivos definidos.
Controlar: É estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes adotadas as mais compatíveis com 0 que a organização almeja.
PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL: Adota a denominação de princípio, afastando dela qualquer ideia de rigidez. Tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom-senso. Eles se adaptam a qualquer tempo, lugar ou circunstância. Eles são 14 no total:
Divisão do trabalho: Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
Autoridade e responsabilidade: Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
Unidade de comando: Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contraordens.
Unidade de direção: O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
Disciplina: Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
Prevalência dos interesses gerais: Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
Remuneração: Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
Centralização: As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
Hierarquia: Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
Ordem: Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Equidade: A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
Estabilidade dos funcionários: Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
Iniciativa: Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
Espírito de equipe: O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
CRÍTICAS A TEORIA CLÁSSICA:  A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/máquina).
Abordagem Simplificada da Organização Formal: Os autores clássicos limitam à organização formal, estabelecendo esquemas lógicos e preestabelecidos, segundo os quais as organizações devem ser construídas e governadas.
Ausência de Trabalhos Experimentais: A Teoria Clássica pretendeu elaborar uma Ciência de Administração para estudar e tratar a Administração substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas.
Extremo Racionalismo na concepção da Administração: Preocupação coma apresentação lógica das suas proposições sacrificando a clareza das ideias.
 “Teoria da Máquina”: Recebe esta dominação, pois considera a organização sob o prisma do comportamento mecânico, onde a organização deve ser arranjada tal como uma máquina e a divisão do trabalho é a mola do sistema.
Abordagem Incompleta da Organização: Tal como acontece na Administração Científica, a Teoria Clássica preocupa-se apenas com a organização formal descuidando-se da organização informal.
Abordagem do Sistema Fechado: A Teoria Clássica trata a organização com se ela fosse um sistema fechado, composto de algumas variáveis perfeitamente conhecidas e previsíveis e de alguns aspectos que são manipulados por meio de princípios gerais e universais.

Outros materiais