Buscar

pol 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

versão para impressão
DENISE KOCH - RU: 1379626 
Nota: 100
PROTOCOLO: 201606071379626929208
Disciplina(s):
Sistemas de Informações Gerenciais
Comunicação Organizacional
	Data de início:
	07/06/2016 13:17
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	07/06/2016 21:17
Questão 1/5
A Matriz de Decisão é uma ferramenta que permite uma rápida análise através de critérios que favorecem uma visão mais ampla e coerente de várias alternativas. Apesar de trabalhar subjetivamente, ela servirá como um guia para encontrar tendências que se enquadram melhor à nossa realidade e ao que buscamos no futuro. Ela também auxilia na identificação de pontos fortes e fracos de cada ideia, tornado mais simples a escolha para um próximo projeto[1]. Para esse exercício usaremos um setor de compra de matéria-prima, onde Márcia, que trabalha nesse setor, precisa decidir num processo de aquisição entre três diferentes fornecedores (X, Y e Z) de uma matéria-prima específica. Márcia utilizará uma matriz de critérios, estabelecidos como o prazo de entrega, a precisão da entrega (quantidades entregues corretamente) e a qualidade do material. Os pesos a serem utilizados são:
Prazo de entrega – 0,35
Precisão – 0,30
Qualidade – 0,40
 
As avaliações feitas para cada fornecedor, em função de entregas anteriores, são dadas a seguir na forma de notas numa faixa de 0 a 100:
                               Prazo de Entrega             Precisão                              Qualidade
Empresa X:         80                                          75                                          80
Empresa Y:         90                                          75                                          50
Empresa Z:         100                                        40                                          60
 
Após o cálculo da matriz de decisão, a classificação na ordem decrescente em termos de maior pontuação resultará em:
	
	A
	Z-X-Y;
	
	B
	Z-Y-X;
	
	C
	X-Y-Z;
Você acertou!
O cálculo envolve a ponderação das notas dadas pelos pesos atribuídos. Para a empresa X: (80*0,35) + (75*0,3) + (80*0,4) = 28 + 22,5 + 32 = 82,5. Para a empresa Y: (90*0,35) + (75*0,3) + (50*0,4) = 31,5 + 22,5 + 32 = 74. Para a empresa Z: (100*0,35) + (40*0,3) + (60*0,4) = 35 + 12 + 24 = 71. Assim, X é maior que Y, que é maior que Z.
	
	D
	Y-X-Z;
Questão 2/5
A complexidade das decisões gerenciais cresce na medida em que ascendemos nos níveis funcionais da organização, porque os seus resultados se tornam menos previsíveis. De acordo com o grau de incerteza das informações e da previsibilidade das decisões, elas são classificadas em três tipos: estruturada, não estruturada e semiestruturada.  Com base nessa afirmação e em nossos estudos, apresentamos a situação de um departamento financeiro que precisa tomar decisões quanto ao controle de caixa, pois deve estar atento às variações cambiais (relacionadas com o dólar, por exemplo) e à inflação, e também com o destino das sobras de caixa, priorizando qual o melhor investimento a ser feito para manter o rendimento do capital. Em caso de déficit de caixa, deve priorizar o saque das reservas ou escalonar os pagamentos, atento aos prazos de vencimento dos compromissos de pagamento. Este tipo de decisão, de acordo com o texto, ocorre tipicamente:
	
	A
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Você acertou!
Conforme O’Brien (2002), Uma decisão não estruturada se adapta bem ao nível estratégico como planejamento de novos negócios. Mas mesmo decisões não-estruturadas podem ser tomadas em níveis mais operacionais, tal como a administração de caixa: dependendo de como o mercado financeiro se comporta, pode ser mais rentável investir a sobra de caixa em um fundo em preferência a outro, dependendo de informações que mudam a todo momento.
	
	B
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	C
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	D
	Em nível gerencial, sendo  o tipo de decisão semiestruturada;
	
	E
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
Para uma boa Comunicação Institucional, as organizações têm apostado nas tendências da Comunicação Integrada de Marketing, que propõe a visão de toda a empresa a partir do mesmo prisma, que faz com que tudo e todos na organização “falem a mesma língua”, especialmente no tocante à comunicação interna e externa.
De acordo com o enunciado, também é correto afimar que...
	
	A
	Comunicação Integrada é o conjunto das ações de comunicação de uma organização utilizadas para integrar as equipes de trabalho.
	
	B
	Comunicação Integrada é um esforço de Marketing para que o público consumidor aceite mais facilmente a ideia de comprar ou adquirir um produto ou serviço de uma organização.
	
	C
	Comunicação Integrada é o esforço conjunto de diversas áreas direta ou indiretamente ligadas à comunicação de uma organização para que todas as mensagens transmitidas por ela sejam coesas e não conflitantes.
Você acertou!
Comunicação Integrada é aquela que, de fato, integra toda a comunicação de uma empresa para que não sejam transmitidas mensagens truncadas para o público interno ou externo da organização.
	
	D
	Comunicação Integrada é uma tendência no Marketing que busca maior interatividade com o consumidor.
	
	E
	Comunicação Integrada se utiliza da transparência para informar o público interno ou externo, independente da veracidade ou não das informações.
 
Questão 4/5
Leia o texto a seguir:
Etimologicamente, o prefixo “endo” vem do grego “endus”, que significa “para dentro”. Portanto, Endomarketing é o Marketing interno, voltado a atender necessidades e desejos do consumidor interno de uma organização. O conceito passou a ser mais amplamente difundido a partir de 1995, quando o termo foi “batizado” por Bekin (1995). Mas, antes mesmo disso, Philip Kotler já tratava da importância do Marketing Interno. Normalmente, nas empresas, o Endomarketing passa a ser adotado pelo Departamento de Recursos Humanos, por tratar diretamente das pessoas da organização.
Com base no enunciado descrito, qual das opções a seguir apresentam a única alternativa correta sobre Endomarketing?
	
	A
	Endomarketing é toda estratégia ou tática que a empresa utiliza para maquiar balanços e parecer saudável aos olhos dos empregados.
	
	B
	Endomarketing é fazer com que os empregados adotem táticas de Marketing Pessoal, como, por exemplo, busquem maior visibilidade do que o colega no trabalho.
	
	C
	Endomarketing é adotar ações de marketing junto aos colaboradores da empresa, de forma a tê-los mais motivados, comprometidos e sintam-se, de fato, pertencentes à organização.
Você acertou!
Endomarketing sugere a adoção de ações em conjunto, pois consiste exatamente em adotar ações do Marketing tradicional, porém focando o cliente interno, ou seja, o colaborador da organização.
	
	D
	Endomarketing nada tem a ver com Marketing interno, mas é toda forma de comunicação destinada aos funcionários.
	
	E
	O Endomarketing é apenas uma ferramenta interna de comunicação, sem relação com os resultados da empresa.
Questão 5/5
Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) e Sistemas de Apoio aos Executivos (SAE) são termos largamente utilizados por executivos, sendo então muito importante o nosso entendimento sobre os respectivos conceitos. De acordo com o que foi estudado, relacione os conceitos a seguir e depois assinale a alternativa correta:
1.SIG
2.SAD
3.SAE
(    ) Destinam-se a apresentar o desempenho geral da organização
(    ) Destinam-se à gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais
(    ) Buscam solucionar problemas complexos por meio de simulações de cenários e análises estatística
	
	A
	3-1-2;
Você acertou!
A característica de apoio à gestão que tornou os sistemas de informação conhecidos como Sistemas deInformação Gerenciais (SIG). Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) se caracterizam pelo uso intensivo de processamento numérico, simulações, projeções estatísticas e técnicas de modelagem de problemas para solucionar situações complexas e não estruturadas. Os Sistemas de Apoio aos Executivos (SAE), diferentemente dos anteriores, se destinam a apresentar o desempenho geral da organização, permitindo aos executivos identificar situações de decisão e oportunidades de negócio.
	
	B
	3-2-1;
	
	C
	2-1-3;
	
	D
	2-3-1;
	
	E
	1-2-3;

Outros materiais