Buscar

LA Obj

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o seguinte extrato de texto:
“Antes do século XIX, quando a linguística ainda não havia adquirido caráter científico, os estudos nessa área eram dominados por considerações empíricas sobre a própria condição da linguagem, que proliferaram em vários glossários e gramáticos com o objetivo de explicar e conservar as formas linguísticas conhecidas”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em:SILVA, Claudiane Santana da; PICANÇO, Pamella Camila. Variedades linguísticas: Uma questão de preconceito ou intolerância?http://www.webartigos.com/artigos/variedades-linguisticas-uma-questao-de-preconceito-ou-intolerancia/70011/. Acesso em 27/04/2016.
Levando em consideração o fragmento acima e o artigo-base da aula 1 desta disciplina, segundo Benveniste, a Linguística apresenta três fases. 
Sobre a terceira fase, o que é correto afirmar?
	
	A
	Nasceu da filosofia grega e se estendeu até o século XVIII. O interesse dos pensadores nesse período era apenas filosófico.
	
	B
	Surgiu com a descoberta do sânscrito, no início do século XIX, quando uma nova fase se inicia; descobre-se a existência de uma relação de parentesco entre as línguas indo-europeias.
	
	C
	Surgiu a partir da teoria do próprio Benveniste, quando criou a Teoria dos Atos de Fala.
	
	D
	Surgiu com Ferdinand Saussure e o Curso de Linguística Geral, no século XX.
	
	E
	Nasceu na filosofia grega e se estendeu até 1924, período em que surgiu o Círculo de Bakhtin.
Questão 2/10
Considere o seguinte extrato de texto:
“Alguns especialistas e pesquisadores na área de estudos da linguagem consideram a LA uma atividade recente, alguns deles atribuem quinze ou talvez vinte anos à prática da disciplina. Segundo Pap, a primeira ocorrência do termo "Linguística Aplicada" por ele encontrado data de 1947”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em:SCHMITZ, J. R. Linguística aplicada e o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Alfa, São Paulo. 36: 213-236. 1992. http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3921/3602. Acesso em 11/04/2016.
Levando em consideração o texto acima e o artigo-base da aula 1 desta disciplina sobre o surgimento da Linguística Aplicada no Brasil, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Surgiu na década de 1940 na busca pela autonomia como área do conhecimento.
(  ) Surgiu em 1970 primeiro programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas.
(  ) Somente em 1990 foi criada a Associação de Linguística Aplicada no Brasil (ALAB).
(  ) Devido à demora na chegada da Linguística Aplicada no Brasil, os pesquisadores tiveram facilidade em aceitá-la como ciência.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V - V
Questão 3/10
Considere o fragmento de texto abaixo:
“Os conflitos estão presentes nas relações entre as pessoas, seja porque elas são diferentes, seja porque têm objetivos e interesses diferentes. [...] Frequentemente, esses conflitos são o resultado do desrespeito às diferenças entre grupos e sociedades, da intolerância, do fato de sociedades quererem se sobrepor a outras e explorá-las de alguma forma - essa situação foi uma constante ao longo da história da humanidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRANCO, Anselmo Lázaro. Sociedade: Relações sociais, diversidade e conflitos. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/sociedade-relacoes-sociais-diversidade-e-conflitos.htm. Acesso em 04/05/2016.
Conforme o artigo-base da aula 3 da disciplina, para uma efetiva educação para a cidadania, a convivência com as diferenças deve ser:
	
	A
	um problema a ser resolvido.
	
	B
	um elemento a ser trabalhado.
	
	C
	um assunto a ser evitado em favor dos conteúdos específicos.
	
	D
	uma questão de importância relativa e diminuta.
	
	E
	uma polêmica desnecessária ao ensino de português.
 
Questão 4/10
Considere a citação a seguir:
“Ensinar línguas e avaliar ensino de línguas são atividades que refletem as concepções que temos acerca do que é uma língua, do que são seus diferentes componentes, e de como tais componentes intervêm na sua atualização. Dessas concepções vai derivar, naturalmente, o próprio objeto de ensino e da avaliação e, em desdobramento, todos os paradigmas de tratamento das questões linguísticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo, Parábola Editorial, 2009. p. 218.
Tendo em vista o texto citado e o texto-base da aula 3 desta disciplina, para uma aprendizagem efetiva, o professor precisa compreender, além dos conteúdos, a influência da:
	
	A
	cultura ocidental cristã.
	
	B
	pluralidade cultural.
	
	C
	lógica matemática.
	
	D
	filosofia niilista.
	
	E
	língua latina.
 
Questão 5/10
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Embora bastante difundida nos meios acadêmicos, a discussão sobre as concepções de linguagem parece se diluir ou mesmo desaparecer no ambiente escolar. No entanto, não é possível pensar o ensino de língua materna de forma a desconsiderar o papel político e social do educador no atual momento por que passa a educação no Brasil”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: CAVALCANTE, Rúbia de Abreu. Concepções de linguagem: uma discussão ainda necessária. http://www.linguagemidentidades.ufma.br/publicacoes/pdf/Artigo%20Rubia%20Cavalcante.pdf. Acesso em 04/05/2016.
 
Conforme o texto acima e o texto-base da aula 3 desta disciplina, refletir acerca da língua, dentro do ambiente escolar, é condição essencial para a construção...
	
	A
	do pensamento dogmático.
	
	B
	da verdade absoluta.
	
	C
	da autoindulgência.
	
	D
	das subjetividades.
	
	E
	da obediência e do servilismo.
Questão 6/10
Considere a seguinte citação:
“Costumamos dividir a ciência que hoje chamamos linguística em dois grandes períodos: a linguística até o século XIX – a pré-saussuriana – e a linguística a partir do século XIX – a saussuriana. [...] Desse primeiro período dos estudos linguísticos, o pré-saussuriano, podemos destacar três fases marcantes: a filosófica, a filológica e a histórico-comparativista”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: GONÇALVES, Carlos Fernando Poeta; SANTOS, Márcia Belzareno dos. E surgiu, então, a Linguística. In: Ciência e conhecimento: Revista Eletrônica da Ulbra de São Jerônimo.http://cienciaeconhecimento.com.br/. Acesso em 27/04/2016.
Levando em consideração o fragmento acima e o artigo-base da aula 1 desta disciplina, segundo Benveniste, a Linguística apresenta três fases. 
Sobre a segunda fase, o que é correto afirmar?
	
	A
	Nasceu da filosofia grega e se estendeu até o século XVIII, o interesse dos pensadores nesse período era apenas filosófico.
	
	B
	Surgiu com a descoberta do sânscrito. No início do século XIX, uma nova fase se inicia, descobre-se a existência de uma relação de parentesco entre as línguas indo-europeias.
	
	C
	Surgiu a partir da teoria do próprio Benveniste, quando criou a Teoria dos Atos de Fala.
	
	D
	Surgiu com Ferdinand Saussure e o Curso de Linguística Geral, no século XX.
	
	E
	Nasceu na filosofia grega e se estendeu até 1924, período em que surgiu o Círculo de Bakhtin.
Questão 7/10
Leia o trecho de texto abaixo:
“A língua é vista como um código, ou seja, como um conjunto de signos que se combinam segundo regras, e que é capaz de transmitir uma mensagem. [...] Como o uso do código que é a língua é um ato social, envolvendo consequentemente pelo menos duas pessoas, é necessário que o código seja utilizado de maneira semelhante, preestabelecida, convencionadapara que a comunicação se efetive”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 22.
De acordo com o texto acima e o texto-base da aula 3 desta disciplina, “a linguagem transmite o que a sociedade vivencia, sua época, sua realidade”. Sendo assim, compreender as especificidades da linguagem significa conhecer também:
	
	A
	a verdade e a fé.
	
	B
	um modo de dominar os outros.
	
	C
	a sociedade e a si mesmo.
	
	D
	todas as outras disciplinas.
	
	E
	a história humana em sua totalidade.
Questão 8/10
Leia a citação a seguir:
“A regionalização e outros aspectos tornam o ensino da língua portuguesa algo mais complexo e desafiador. O professor precisa demonstrar ao aluno que a língua não é e nem pretende ser homogênea. E estas diferenças na língua é que se tornam mais um desafio na compreensão do português”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: ROMÃO, L. R. R.; FERNANDES, N. A. M. Pluralidade Cultural e Ensino de Língua Portuguesa. http://revistas.uniube.br/. Acesso em 08/04/2016.
Levando em consideração o fragmento de texto acima e o texto-base da aula 3 desta disciplina, ao apresentar as diversidades da Língua Portuguesa, o professor deve ressaltar:
	
	A
	que a norma culta é a variante linguística mais importante.
	
	B
	que a norma culta é, na verdade, a única variante linguística verdadeira.
	
	C
	que a língua portuguesa verdadeira já não existe mais.
	
	D
	que é necessário estudar latim para compreender português.
	
	E
	que não há uma variedade linguística melhor do que as outras.
Questão 9/10
Leia o seguinte extrato de texto:
“Muitos linguistas tomam a separação sincronia/diacronia como um rigoroso princípio metodológico: ou se investiga um estado de língua ou se investiga a história da língua. Temos, então, dois ramos da Linguística: a sincrônica e a histórica [ou diacrônica]”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J. L. (org). Introdução à Linguística: objetos teóricos. 6. ed., p. 11-24. São Paulo: Contexto, 2010. p. 19.
Levando em consideração os conteúdos do artigo-base da aula 1 desta disciplina sobre a Linguística diacrônica, é correto afirmar que:
I. A Linguística diacrônica se ocupa das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistema.
II. A Linguística diacrônica se ocupa dos estudos concomitantes da gramática e da linguística em sala de aula.
III. A Linguística diacrônica se ocupa das relações que unem termos sucessivos não percebidos por uma mesma consciência coletiva.
IV. A Linguística diacrônica se ocupa das atividades relacionadas aos sintagmas nominal e verbal.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	Somente as proposições I e III são corretas.
	
	B
	Somente as proposições I, II e IV são corretas.
	
	C
	Somente a proposição II é correta.
	
	D
	Somente a proposição III é correta.
	
	E
	Somente as proposições II e IV são corretas.
 
Questão 10/10
Considere a citação abaixo:
“Para Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem é estreita. A linguagem (verbal, gestual e escrita) é nosso instrumento de relação com os outros e, por isso, é importantíssima na nossa constituição como sujeitos. Além disso, é através da linguagem que aprendemos a pensar”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: RABELLO, Elaine; PASSOS, José Silveira. Vygotsky e o desenvolvimento humano. http://www.josesilveira.com/artigos/vygotsky.pdf. Acesso em 12/04/2016.
Com base na leitura do texto acima e dos conteúdos do artigo da aula 2 desta disciplina com relação às ideias de Vygotsky acerca das etapas de transição da linguagem da criança, é correto afirmar que:
I. O teórico observou que a fala egocêntrica da criança está ligada por meio de muitas formas de transição.
II. Na primeira etapa, a linguagem tem uma função interpessoal à medida que a criança recorre verbalmente ao adulto para resolver um problema.
III. Num segundo momento, a linguagem da criança adquire uma função intrapessoal.
IV. O teórico observou que é praticamente impossível analisar a fala da criança enquanto ela está absorta com seus brinquedos.
V. O processo de internalização da fala social é a história do intelecto prático das crianças no momento em que a fala socializada é internalizada, a partir daí, as crianças passam a apelar a si mesmas.
Agora, marque a alternativa que contém as afirmativas que estão corretas: 
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, II, III e V
	
	C
	I, II, IV
	
	D
	Apenas a IV
	
	E
	III e V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes