Buscar

Tecido Conjuntivo Resumo DO LIVRO DE HISTOLOGIA JUNQUEIRA E CARNEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECIDO CONJUNTIVO
Responsável pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo, reserva hormonal, meio de troca entre as células e seu suprimento sanguíneo.
Originam-se do mesênquima, tecido embrionário formado por células alongadas. 
Estruturalmente mantido por uma matriz celular que conecta e liga as células e órgãos.
Formado por células, fibras e substância fundamental ou amorfa.
MATRIZ EXTRACELULAR = combinações de proteínas fibrosas e substância fundamental.
Principais células: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos.
FIBROBLASTOS = sintetizam colágeno e elastina, além de outras glicoproteínas da matriz extracelular. São as células mais comuns e participam do crescimento e diferenciação celular. Células com intensa síntese são fibroblastos, enquanto células metabolicamente quiescentes são fibrócitos. Possuem citoplasma abundante, núcleo ovóide. Destaca-se a capacidade regenarativa dessas células, responsáveis pelo processo de cicatrização das feridas após lesões ou intervenções cirúrgicas.
MACRÓFAGOS = sua atividade principal é a fagocitose. Possuem núcleo oval, superfície irregular, complexo de Golgi bem desenvolvido, muitos lisossomos e um retículo rugoso proeminente. Quando não-maduras, são chamadas de monócitos. Constituem o “sistema fagocitário mononuclear”, constituído por outras células que promovem digestão celular e defesa contra infecções. São células de longa vida e podem receber nomes especiais de acordo com sua localização (células de Kupffer no fígado, microglia no SNC, células de Langerhans na pele, osteoclastos no tecido ósseo). Participam da digestão de restos celulares e reparação de processos inflamatórios nos tecidos, além de destruírem células tumorais. A fusão de vários macrófagos, sob estímulo, pode formar casos patológicos.
MASTÓCITOS = célula globosa, grande e com citoplasma repleto de grânulos, núcleo pequeno, esférico e central. Colaboram com reações imunes e têm papel fundamental na inflamação, reações alérgicas e expulsão de parasitas. Amplamente distribuídos no corpo, abundantes na derme e nos tratos digestivo e respiratório. O “mastócito do tecido conjuntivo” é encontrado na pele e cavidade peritoneal e seus grânulos contêm o anticoagulante heparina. O “mastócito da mucosa” está presente na mucosa intestinal e pulmões e seus grânulos contêm condroitim sulfatado. Nos processos alérgicos, liberam mediadores químicos que produzem as chamadas “reações de hipersensitividade imeadiata”.
PLASMÓCITOS = células grandes e ovóides com citoplasma basófilo, ricos em retículo endoplasmático rugoso, núcleo esférico. Pouco numerosos, exceto nos locais sujeitos à penetração de bactérias e proteínas estranhas, como mucosa intestinal. Abundantes nas inflamações crônicas, junto com linfócitos e macrófagos. Derivam dos linfócitos B e são responsáveis pela síntese de anticorpos.
CÉLULAS ADIPOSAS = células do tecido conjuntivo que se tornaram especializadas no armazenamento de energia na forma de triglicérides (gorduras neutras).
LEUCÓCITOS OU GLÓBULOS BRANCOS = células especializadas na defesa contra microorganismos agressores. Constituintes normais dos tecidos conjuntivos, vindos do sangue por migração (diapedese) através da parede de capilares e vênulas. A diapedese aumenta quando há invasões locais de microorganismos. No processo de inflamação, mediadores químicos provocam aumento da permeabilidade vascular e aumento do fluxo de sangue, resultando em “quimiotaxia”, ou seja, fenômeno de atração de tipos específicos de células por algumas moléculas. Como conseqüência da quimiotaxia, os leucócitos migram para áreas inflamadas por diapedese.
FIBRAS = formadas por proteínas que se polimerizam formando estruturas muito alongadas. Podem ser: colágenas, reticulares e elásticas. As duas primeiras são formadas por colágeno e a última, por elastina. A distribuição varia de acordo com o tipo de tecido conjuntivo. Constituem tendões, aponeuroses, cápsulas e paredes de órgãos, membranas e trabéculas.
COLÁGENO = grupo de proteínas estruturais que possuem graus variáveis de rigidez, elasticidade e força de tensão para se adequar à necessidade funcional do organismo (podem ser geneticamente e morfologicamente diferentes). Encontradas na pele, osso, cartilagem, músculo liso e lâmina basal, corresponde à 30% do peso seco do organismo. 
COLÁGENOS QUE FORMAM FIBRILAS = mais abundante no organismo, ocorre como estruturas denominadas “fibrilas de colágeno”, que formam ossos, dentina, tendões, cápsulas de órgãos, derme, etc.
COLÁGENOS ASSOCIADOS A FIBRILAS = estruturas curtas que ligam as fibrilas de colágeno umas às outras e a outros componentes da matriz extracelular.
COLÁGENO QUE FORMA REDE = responsáveis por aderência e filtração, são um dos principais componentes das lâminas basais.
COLÁGENO DE ANCORAGEM = presente nas fibrilas que ancoram as fibras de colágeno à lâmina basal.
BIOSSÍNTESE DO COLÁGENO I = polirribossomos ligados à membrana do retículo endoplasmático rugoso sintetizam cadeias polipeptídicas liberadas no retículo endoplasmático que formam o procolágeno → hidroxilação de prolinas e lisinas → glicosilação da hidroxilisina (todos os colágenos possuem galactose ou glicosil galactose) → cada cadeia alfa é sintetiza com dois peptídeos de registro que alinham as cadeias peptídicas → procolágeno é transportado em vesículas do Golgi à matriz extracelular, onde é exocitado → no meio extra, os peptídeos de registro são removidos e a molécula passa a ser tropocolágeno, capaz de polimerizar fibrilas de colágeno → as fibrilas se agregam para formar fibras → estrutura fibrilar é reforçada pela formação de ligações covalentes, catalisado por enzimas. O acúmulo de colágeno ou sua síntese ineficiente ou anormal pode gerar casos patológicos.
FIBRAS DE COLÁGENO I = mais numerosas do tecido conjuntivo, têm cor branca (daí a cor dos tendões), são birrefringentes, se organizam paralelamente em feixes de colágeno. 
FIBRAS RETICULARES = formadas predominantemente por colágeno III, são finas e formam redes extensas, não são coradas por HE, apenas por sais de prata (argirófilas). Também são PAS-positivas, devido ao alto conteúdo de açúcar associado a elas. Abundantes em músculo liso, endoneuro e nas trabéculas de órgãos hematopoéticos (baço, fígado, medula óssea vermelha). Constituem uma delicada rede de disposição frouxa que confere flexibilidade ao órgão. A síndrome de Ehlers-Danlos é resultado da deficiência de colágeno III.
SISTEMA ELÁSTICO = composto por 3 tipos de fibras elásticas: oxitalânica, elaunínica e elástica. Esse sistema, por usar diferentes proporções de elastina e microfibrilas, adapta-se de acordo com a função e necessidade local do tecido. Abundantes nos vasos sanguíneos e músculos lisos. Mutações podem causar doenças caracterizadas pela falta de resistência nos tecidos ricos em fibras elásticas. Na síndrome de Marfan, grandes artérias são pouco elásticas e rompem-se com facilidade, levando à morte.
SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL OU AMORFA = complexo viscoso e hidrofílico de macromoléculas aniônicas e glicoproteínas multiadesivas que se ligam à proteínas receptoras – integrinas –, fornecendo rigidez e força tênsil à matriz. Preenche os espaços entre as células e atua como lubrificante e como barreira à penetração de microorganismos invasores.
Existe ainda nos tecidos conjuntivos o FLUIDO TISSULAR, semelhante ao plasma sanguíneo quanto ao conteúdo em íons e substâncias difusíveis. Contêm uma pequena porcentagem de proteínas plasmáticas de pequeno peso molecular, que passam através da parede de capilares para os tecidos circunjacentes por pressão hidrostática do sangue.
EDEMA = resultado do acúmulo de água nos compartimentos extracelulares, vinda do sangue através das paredes dos capilares sanguíneos. Pode ser resultado de uma obstrução de ramos venosos ou linfáticos, de uma diminuição do fluxo sanguíneo, de uma obstrução de vasos linfáticos, do aumento da permeabilidade vascular do endotéliode vênulas pós-capilares e de uma desnutirção crônica, que acarreta uma deficiência de proteínas plasmáticas (a concentração dessas atrai a água de volta às extremidades venosas). 
Existe um equilíbrio entre a quantidade de água que sai (nos capilares) e que entra (nas extremidades venosas) na célula. Esse mecanismo permite a circulação dos metabólitos no tecido conjuntivo. Conseqüentemente, há pouca água livre no tecido.
TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO = pode se frouxo ou denso. O frouxo suporta estruturas normalmente sujeitas à pressão e atritos pequenos, preenche espaços entre grupos de células musculares, suporta células epiteliais e forma camadas em torno dos vasos sanguíneos (bem vascularizado). Encontrado nas papilas dérmicas, na hipoderme, nas membranas serosas e nas glândulas. O tecido conjuntivo denso oferece resistência e proteção aos tecidos, mas possui menos células e mais fibras colágenas que o frouxo. Quando os feixes de fibras colágenas não têm uma orientação definida, chama-se denso não-modelado (ex. pele). Já o denso modelado (ex. tendão) apresente feixes paralelos e alinhados (a orientação das fibras confere mais resistência).
TECIDO ELÁSTICO = composto por feixes espessos e paralelos de fibras elásticas. O espaço entre as fibras é ocupado por fibras delgadas de colágeno e fibroblastos achatados. Possuem uma cor tipicamente amarela e grande elasticidade. Está presente nos ligamentos amarelos da coluna vertebral e no ligamento suspensor do pênis. 
TECIDO RETICULAR = muito delicado, forma uma rede tridimensional que suporta as células de alguns órgãos. Constituído por fibras reticulares que se associam a fibroblastos especializados, formando uma estrutura trabeculada semelhante a uma esponja. Provê estrutura arquitetônica especial para órgãos linfóides e hematopoéticos (medula óssea, linfonodos, baço, fígado). Verificam-se ainda ao lado das células reticulares, células do sistema fagocitário mononuclear que monitoram o fluxo de materiais que passam através do tecido.
TECIDO MUCOSO = de consistência gelatinosa, graças à predominância de matriz fundamental composta de ácido hialurônico com poucas fibras. As principais células são os fibroblastos. É o principal componente do cordão umbilical e da polpa jovem dos dentes.

Outros materiais