Buscar

Tecido Epitelial Resumo DO LIVRO DE HISTOLOGIA JUNQUEIRA E CARNEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECIDO EPITELIAL
Células poliédricas justapostas com pouca substância extracelular.
Células aderem-se por meio de junções intercelulares, se organizando como folhetos ou aglomerados tridimensionais.
Revestem a superfície externa ou cavidades do corpo.
Revestimento (pele), absorção de moléculas (intestino), secreção (glândulas), percepção de estímulos (neuroepitélio gustativo ou olfatório) e contração (células mioepiteliais).
A forma dos núcleos é fundamental para distinguir os limites entre as células na microscopia de luz, além de determinar de acordo com sua organização morfológica se estão organizadas em camadas ou não.
Praticamente todas as células epiteliais estão apoiadas sobre tecido conjuntivo.
LÂMINA PRÓPRIA = camada de tecido conjuntivo no caso de epitélio que revestem cavidades de órgãos ocos (aparelhos digestivo, respiratório e urinário).
PÓLO BASAL = porção da célula epitelial voltada para o conjuntivo.
PÓLO APICAL = porção da célula epitelial voltada para uma cavidade ou espaço.
SUPERFÍCIE LIVRE = superfície da célula epitelial.
PAREDES LATERAIS = superfície da célula epitelial que confronta células vizinhas.
LÂMINA BASAL = estrutura da superfície de contato entre células epiteliais e tecido conjuntivo, visualizada apenas no microscópio eletrônico. Suas funções são: papel estrutural, influência na polaridade da célula, regulação de proliferação e diferenciação celular, influência no metabolismo celular, organizar proteínas, servir como caminho para migração de células.
LÂMINA RETICULAR = associação entre a lâmina basal e fibras reticulares (fígado).
MEMBRANA BASAL = camada situada abaixo de epitélios, fusão entre duas lâminas basais ou uma lâmina reticular e uma lâmina basal, visível ao microscópio de luz.
Células epiteliais apresentam intensa adesão mútua e resistem a trações mecânicas. Varia de acordo com o tecido. A adesão é em parte devida à ação coesiva dos membros de uma família de glicoproteínas, as caderinas, que promovem adesão em presença de Ca²¯ (e perdem adesão na ausência).
JUNÇÕES INTERCELULARES = especializações que promovem adesão, vedação e comunicação entre superfícies laterais.
Junções de adesão (zônulas de adesão, hemidesmossomos e desmossomos), junções impermeáveis (zônulas de oclusão) e junções de comunicação (junções comunicantes ou gap).
ZÔNULAS DE OCLUSÃO = fusão das membranas, vedando espaço intercelular e minimizando a permeabilidade do tecido.
ZÔNULA DE ADESÃO = circunda toda a célula, contribui para a aderência.
Juntando as duas zônulas, têm-se o COMPLEXO UNITIVO.
JUNÇÕES COMUNICANTES (JUNÇÕES GAP) = proximidade das membranas de células subjacentes, porções de membrana plasmática em forma de placa onde há agregados de partículas intramembranosas. Induzem as células a trabalhar de maneira ordenada, como no caso dos batimentos cardíacos do coração. 
DESMOSSO = estrutura complexa em forma de disco presente na superfície de uma célula e sobreposta a outra idêntica na superfície de célula subjacente. No lado citoplasmático, há a placa de ancoragem, com pelo menos 12 proteínas, principalmente caderina (em células epiteliais, geralmente queratina).
HEMIDESMOSSOMO = estrutura de meio desmossomo e prendem célula epitelial à lâmina basal. Proteínas são principalmente integrinas.
MICROVILOS = projeções do citoplasma nas células dos tecidos que contribuem para absorção. Geralmente nas células com microvilos, o glicocálix é mais espesso, sendo o conjunto chamado de “borda em escova” ou “borda estriada”.
ESTEREOCÍLIOS = prolongamentos longos e imóveis de células do epidídimo e do ducto deferente, na verdade são microvilos longos e ramificados, e não cílios. Aumentam superfície celular.
CÍLIOS = prolongamentos longos e dotados de motilidade, envolvidos por membrana plasmática, contém dois microtúbulos centrais e nove pares de microtúbulos periféricos.
EPITÉLIO DE REVESTIMENTO = camadas que cobrem a superfície externa e revestem cavidades do corpo.
EPITÉLIO SIMPLES PAVIMENTOSO = reveste vasos (endotélio) e cavidades pericárdica, pleural e peritoneal (mesotélio). Facilita o movimento das vísceras, transporte por pinocitose, secreção de moléculas ativas.
EPITÉLIO SIMPLES CÚBICO = reveste externamente o ovário, ductos de glândulas, folículos tireoidianos. Promove revestimento e secreção.
EPITÉLIO SIMPLES PRISMÁTICO OU CILÍNDRICO = reveste o intestino e a vesícula biliar. Promove proteção, lubrificação, absorção e secreção.
EPITÉLIO PSEUDO-ESTRATIFICADO = núcleos estão em alturas diferentes, nem todas as células alcançam a superfície, mas todas revestem a lâmina basal. Reveste a traquéia, os brônquios e a cavidade nasal. Promove proteção, secreção, transporte por cílios.
EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO QUERATIZINADO = reveste a epiderme. Promove proteção e previne contra a perda de água.
EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO NÃO-QUERATIZINADO = reveste a boca, o esôfago, a vagina e o canal anal. Promove proteção, secreção e previne contra perda de água.
EPITÉLIO ESTRATIFICADO CÚBICO = reveste glândulas sudoríparas, folículos ovarianos em crescimento. Promove proteção e secreção.
EPITÉLIO ESTRATIFICADO DE TRANSIÇÃO = reveste bexiga, ureteres e cálices renais. Promove proteção e distensibilidade.
EPITÉLIO ESTRATIFICADO PRISMÁTICO = reveste a túnica conjuntiva dos olhos. Promove proteção.
EPITÉLIO GLANDULAR = constituídos por células especializadas na atividade de secreção. As moléculas a serem secretadas são armazenadas em pequenas vesículas envolvidas por membranas, os grânulos de secreção. Podem ser sintetizadas, armazenadas e secretadas: proteínas (pâncreas), lipídios (adrenal e sebáceas) ou complexos de carboidrato e proteínas (salivares).
GLÂNDULA UNICELULAR = célula caliciforme, que secreta muco no revestimento do intestino delgado e do trato respiratório.
GLÂNDULAS EXÓCRINAS = secretam produtos em cavidades, mantém conexão com o epitélio original.
GLÂNDULAS EXÓCRINAS ACINOSAS = podem ser SEROSAS (produzem ácinos, núcleo arredondado, pouca luz), MUCOSAS (luz grande, núcleo achatado) ou MISTAS.
GLÂNDULA EXÓCRINA TUBULOSA.
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS = secretam produto na corrente sanguínea. Podem ser CORDONAL ou VESICULOSA (folicular).
GLÂNDULAS MISTAS = secretam produto em cavidades e no sangue.
MERÓCRINAS liberam secreção por exocitose (pâncreas, parótida), HOLÓCRINAS liberam secreção junto com toda a célula (sebácea), APÓCRINAS liberam secreção junto com porções do citoplasma (mamária).
Distribuição de organelas no pólo basal é diferente da distribuição do pólo apical, criando uma “polaridade” e gerando composição molecular diferenciada.
Os tecidos epiteliais são inervados por terminações nervosas provenientes de plexos nervosos da lâmina própria, criando a sensibilidade epitelial.
Células do tecido epitelial possuem estruturas dinâmicas, constantemente renovadas por atividade mitótica.
METAPLASIA = processo reversível no qual um tecido se transforma em outro. Epitélio pseudo-estratificado dos brônquios de fumantes pode virar epitélio estratificado pavimentoso. Epitélios dos brônquios e da bexiga de pessoas com defiência de vitamina A pode virar epitélio estratificado pavimentoso.
O controle da atividade glandular geralmente é realizado por hormônios ou pelo sistema nervoso (exócrinas) ou por mensageiros químicos (endócrinas).
As células epiteliais realizam transporte ativo de íons tanto no sentido intra/extra-celular quanto no sentido basal/apical ou vice-versa.
Em muitas células epiteliais, ocorre ainda transporte por pinocitose, ou seja, moléculas do meio extra interiorizadas para o citoplasma por vesículas de pinocitose. Ocorre especialmente em epitélio simples pavimentoso (endotélio e mesotélio).
Células serosas são poliédricas ou piramidais, têm núcleos centrais arredondados e polaridade definida. Nas regiões apicais do citoplasma, se concentram grânulos vesiculosos. Quando as células liberam seus produtos, a membranados grânulos funde-se com a membrana plasmática e o conteúdo é despejado no meio extra por exocitose.
Células mucosas possuem numerosos grânulos de grande tamanho que contém muco, ou seja, glicoproteínas intensamente hidrofílicas. Os grânulos ficam na região apical e o muco, na região basal.
Sistema neuroendócrino difuso = células capazes de captar precursores das aminas e promover descarboxilação, resultando em mensageiros parácrinos ou endócrinos.
Várias glândulas exócrinas contêm células mioepiteliais fusiformes ou estreladas, que “abraçam” as unidades secretoras. Sua função é contrair-se em volta da porção secretora ou condutora da glândula e ajudar a impelir produtos da secreção para o exterior.
Células secretoras de esteróides são encontradas em vários órgãos, são endócrinas especializadas em secretar esteróides com atividade hormonal.
TUMORES = tanto benignos quanto malignos, podem se originar de células epiteliais, mais freqüentemente em adultos. Carcinoma é um maligno de origem epitelial. Adenocarcinomas originam-se de epitélio glandular. Freqüentemente contém queratina, sendo a detecção por imunocitoquímica essencial.

Outros materiais