Buscar

DINAMICA TERRITORIAL DO BRASIL PROVA G1 OBJETIVA ULBRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DINAMICA TERRITORIAL DO BRASIL
 “Parcela ou área coerente de um todo, dotada de coesão natural, econômica-funcional e/ou político-cultural, resultante de um processo de distinção/diferenciação de porções do espaço geográfico realizado pela definição de critérios relacionados com as intencionalidades e objetivos de um planejador.” A frase relaciona-se com uma definição de:
regionalização 
Pág. 14
uma região como uma parcela coerente de um todo, dotada de coesão natural, econômica-funcional e/ou político-cultural e que múltiplas são as escalas em que se pode regionalizar, também podemos definir regionalização como um processo de distinção/ diferenciação de porções do espaço geográfico realizado pela definição de critérios relacionados com as intencionalidades e objetivos – em definir tal região – do regionalizador ou planejador.
A extensão das terras portuguesas estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas era de cerca de 2,8 milhões de km², substancialmente maior que o espaço europeu português. Este território, inicialmente, não causou grande interesse à Portugal, pois nele não foram encontrados ouro ou prata. A atividade agrícola foi a opção portuguesa que garantiria tanto a ocupação efetiva do território como a viabilização econômica da colônia. A primeira atividade econômica de escala no Brasil colonial foi:
A cultura da cana-de-açúcar e a produção de açúcar.
Pág. 17
A cana-de-açúcar, primeira cultura de escala voltada para o mercado externo, teve seu maior desenvolvimento no nordeste, pois a produção no sudeste era encarecida pelos custos maiores de frete
3. Tipo climático com temperaturas médias anuais entre 24°C e 26°C mas apresentando pequena queda nos meses de junho a agosto por possíveis penetrações de frentes frias; as precipitações são elevadas, entre 3000mm (nos extremos leste e oeste) e 1600mm.Tais características referem-se ao clima ________________ , que ocorre na região ________________ do país.
São os termos que completam corretamente as lacunas da frase:
Equatorial
Pág. 34
Predominante na porção norte, coincide com a floresta Amazônica; temperaturas médias anuais entre 24°C e 26°C, mas apresentando pequena queda nos meses de junho a agosto por possíveis penetrações de frentes frias; as precipitações são elevadas, entre 3000 mm (nos extremos leste e oeste) e 1600 mm.
4. “Relevo característico de Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste ou de escarpas que separam os planaltos da planície litorânea (Serra do Mar, da Mantiqueira e outras). Clima tropical úmido. Espaço bastante alterado devido à expansão da agricultura e da urbanização, possui uma topografia de morros arredondados (meias-laranjas), modelados pelo intemperismo e erosão em estrutura cristalina. Porção leste do país, interiorizando mais no estado de São Paulo. A Mata Atlântica sofreu grande devastação devido ao povoamento e à industrialização da região. Erosão constante e frequentes deslizamentos de terra.” O texto se refere ao domínio morfoclimático brasileiro denominado:
Domínio dos Mares de Morros
Pág. 34
5. O território brasileiro é dotado, além de importantes recursos hídricos superficiais, também de aquíferos de singular importância. O aquífero, localizado na região norte do país, caracterizando-se por ser um sistema hidrogeológico com propriedades de aquífero livre e confinado, inserido na Região Hidrográfica do Amazonas, onde atinge espessuras totais de 480 m e sendo constituído por uma sucessão de camadas arenosas, com permeabilidade e espessura variáveis, possuindo importância estratégica nacional e internacional dado seu enorme volume d”água, é denominado:
Aquífero Alter do Chão 
Pág. 73
6. O uso da água no Brasil depende do grau de concentração populacional bem como da densidade  e do tipo das atividades econômicas. O Brasil possui mais de 10% das águas doces superficiais do planeta, contudo a maior parte da água concentra-se na região norte, justamente a região de menor densidade demográfica e industrial. No que se refere ao uso por setor de atividade, a utilização da água também é bastante desigual. São os percentuais que se referem no Brasil, respectivamente, aos percentuais (%) de consumo de água dos setores agropecuário e industrial:
65% e 20%
Pág. 68
7. Considere o texto a seguir:
A população aumenta de 4,0 bi em 1974 para 7,0 bilhões em 2012. 51% da população mundial vivendo em cidades no século XXI. Capacidade de alterar o meio ambiente e de extração de recursos naturais sem precedentes. Graves problemas de poluição do ar, da água e do solo. Constatação do aquecimento global pelo uso de combustíveis fósseis. Apesar da Conferência de Estocolmo, degradação ambiental cresce: poluição, desmatamentos e desertificação, número crescente de automóveis. Consumo crescente de petróleo e carvão mineral. Sustentabilidade é apropriada como novo ramo de negócios do capitalismo. Os EUA, sozinhos, consomem 25% da energia gerada no mundo, gerando um impacto de escala global. O consumismo estadunidense, europeu e japonês constitui um modelo de consumo que não pode ser universalizado. Sistemas de computadores controlando o processo produtivo, comunicacional e informacional. Robotização. Desterritorialização da produção (multinacionalização e internacionalização da produção).
A texto acima faz referência, considerada a periodização proposta pelo geógrafo Milton Santos, ao período:
Da Terceira Revolução Industrial e da Nova Ordem Mundial. 
Pág. 259
8. Conforme foi proposto por Milton Santos, a humanidade se relaciona com o meio, produzindo e criando espaços, principalmente através:
Da técnica
Pág. 96
Na atualidade a população Brasileira é de cerca de 200 milhões de habitantes, contudo, no início do século XX, ela era de aproximadamente:
17,0 milhões de habitantes 
Pág. 131
10. Processo de modernização, a partir dos anos 1960 e 1970, das técnicas agrícolas e pecuárias no Terceiro Mundo. Caracteriza-se pelo uso intensivo de fertilizantes e agrotóxicos químicos importados de países desenvolvidos e industrializados, a mecanização, a monocultura voltada para a exportação, a grande propriedade, o uso de novas técnicas para aumento da produção e produtividade, a necessidade de elevados investimentos de capital e a redução das necessidades de mão-de-obra, sendo principalmente voltada para a competitividade no mercado internacional (commodities). Tem como principais consequências a degradação do solo, da água pelo uso de fertilizantes, a elevação da taxa de erosão do solo, a concentração fundiária, o desemprego rural devido às novas técnicas e a mecanização. O texto supra apresenta as características da chamada:
Revolução Verde

Outros materiais