Buscar

Behaviorismo - COMUNICAÇÃO E PSICOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A abordagem Comportamental
(Behaviorismo)
Fontes: 
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. SP: Editora Saraiva, 2001. Cap. 3 – O Behaviorismo.
SCHULTZ D.P. & SCHULTZ, S.E. História da Psicologia Moderna. SP: Cengage Learning, 2012.
Perguntamos:
Por que ficamos ansiosos ou com medo diante do barulho do motor do dentista?
Por que algumas crianças sentem medo do escuro?
O método do reflexo condicionado
* Definição:
Reflexo condicional ou dependente na formação de uma associação ou ligação entre um estímulo e uma resposta.
* Utilizado na aprendizagem.
* Originado nas pesquisas de Ivan Pavlov (1849-1936), médico russo, desenvolvidas durante trabalho com as glândulas digestivas dos cães, cujo trabalho influenciou posteriormente o fundador da Abordagem Comportamental: John Watson.
O método do reflexo condicionado
O método do reflexo condicionado
Comida (E. incondicionado) -----> Salivação (R. incondicionada); (reflexo Incondicionado)
Som da campainha (E. neutro)-----> ausência de resposta;
Som da Campainha (E. Neutro) +  Comida (E. Incondicionado)  =  Salivação (Resposta incondicionda);
...
...
...
Som  da campainha (E. Condicionado) -----> Salivação (Resposta Condicionada).
O reforço (nesse caso, receber a comida) é necessário para que a aprendizagem e a resposta ocorram. Portanto, na abordagem behaviorista, chamamos de reforço o que aumenta a probabilidade de uma resposta.
O reforço
reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Ex.: Recebimento da comida emparelhada com uma luz, provocará o comer.
reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Ex.: Recebimento da comida emparelhada com dor ou som desagradável tende a provocar o desinteresse pela comida.
O método do reflexo condicionado
O Condicionamento Reflexo ou Pavloviano é muito comum na nossa vida. 
A criança chora ao ouvir o barulho da máquina do dentista pois em sua vivência, o som da máquina (Estimulo Neutro) é pareado com a dor (estimulo incondicionado ) que a mesma provoca. 
Em algumas sessões de tratamento com o dentista, o som da máquina por si só é capaz de eliciar ansiedade, medo e todos os respondentes que são pareados no momento do uso da maquina.
O método do reflexo condicionado como antecedente da Escola Behaviorista
Ivan Pavlov, com o método do reflexo condicionado, aplicado em cães, foi uma das bases para a criação da Escola Behaviorista, influenciando, entre outros, seu fundador, John Watson.
O método do reflexo condicionado como antecedente da Escola Behaviorista
O método do reflexo condicionado teve continuidade posteriormente com os estudos de Skinner, sendo denominado como comportamento operante.
Fundador da abordagem comportamental (ou behaviorista)
Abordagem promovida por John Watson (1878-1958)
Americano, formado inicialmente em
filosofia e matemática; Mestrado em 
Psicologia.
Não se sentia confortável realizando experimentos com pessoas, preferindo a utilização de animais.
“será que minhas descobertas observando o comportamento dos animais, não são iguais às dos demais alunos que observam os seres humanos?”
(Watson, 1936)
Premissas básicas da abordagem comportamental – ou behaviorista
As premissas básicas do behaviorismo de Watson era buscar uma psicologia que lidasse com os atos comportamentais observáveis e passíveis de descrição objetiva, rejeitando qualquer termo ou conceito “mentalista” como sensação, mente, consciência.
“Watson buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos
subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar” (Bock et al, 2001, p. 58)
Premissas básicas da abordagem comportamental – ou behaviorista
Watson postulava o comportamento como o objeto de estudo da Psicologia, um objeto mensurável, observável.
“O Pequeno Albert”
Conclusão do caso Albert
“Watson concluiu que nossos medos, ansiedades e fobias quando adultos, consequentemente, devem ser simples respostas emocionais condicionadas que foram estabelecidas na infância, e que permanecem durante toda a nossa vida” (SCHULTZ & SCHULTZ, 2012, p. 256).
Métodos do Behaviorismo:
Para Watson, a psicologia devia limitar-se ao estudo objetivo do comportamento.
Somente os métodos objetivos rígidos de investigação deviam ser adotados nos laboratórios dos behavioristas.
Três temas básicos no Behaviorismo:
O instinto
A emoção
O pensamento
Os instintos
Watson não aceitava o conceito de instinto. Para ele, os comportamentos aparentemente instintivos são, na verdade, respostas condicionadas socialmente.
As crianças não nascem com habilidades, mas são conduzidas nelas pelos pais ou pelo social, mediante o incentivo e o reforço dos comportamentos “adequados”.
As emoções
Para Watson, as emoções não passavam de simples respostas fisiológicas a estímulos específicos.
Ex.: Diante da ameaça de uma agressão física (estímulo), o organismo produz mudanças físicas internas, tais como aumento do batimento cardíaco, acompanhado das respostas explícitas apropriadas e adquiridas.
Os Processos de Pensamento
O sistema behaviorista de Watson tentou reduzir o pensamento a comportamento motor implícito.
Partia do princípio de que o comportamento do pensamento envolvia movimentos ou reações de fala implícitas.
Os movimentos do pensamento se concentravam nos músculos da língua e da laringe, além de serem também expressos por gestos, franzir da testa, movimento dos ombros. 
Com o passar do tempo, esses movimentos se tornam “inaudíveis” e “invisíveis” porque são reprimidos pelos pais e professores.
A popularidade do Behaviorismo
Público foi sensibilizado pelo pensamento científico, supostamente capaz de controlar e moldar o comportamento humano.
Influência na criação e no ambiente infantil e na educação.
“Deixe sob minha responsabilidade uns 10 bebês saudáveis e bem-formados, e a um mundo especificado por mim para cria-los, e garanto escolher algum aleatoriamente e treiná-lo para tornar-se especialista de qualquer área, seja um médico, um advogado, um empresário e até mesmo um mendigo ou um bandido, independentemente do talento, da propensão, da tendência, da habilidade, da vocação e da raça de seus ancestrais” (Watson, 1930).
A abordagem comportamental
(Behaviorismo)
Behaviorismo Social
Principal expoente:
Albert Bandura (1925- ), Canadá.
Psicólogo.
Criou a Teoria
Social Cognitiva.
A Teoria Social Cognitiva
Ênfase na influência dos esquemas de reforço externo dos processos de pensamento, tais como crenças, expectativas e instrução.
As pessoas tendem a aprender pela observação do comportamento dos demais à sua volta e suas consequências, tendendo a repetir aquele comportamento da próxima vez em que a situação ocorrer (um processo consciente): reforço vicário.
A capacidade de aprender por meio de exemplos e de reforço vicário parte do princípio de que somos capazes de antecipar e avaliar as consequências que observamos nas outras pessoas, mesmo não passando pela mesma experiência.
Para Bandura, não há uma ligação direta entre estímulo e resposta. Para ele, há um mecanismo interposto entre o estímulo e a resposta, que nada mais é do que o processo cognitivo do indivíduo, ou seja, o que ele pensa desse esquema.
Para Bandura, o controlador do modelo social é que regula o comportamento humano e não o controlador de um reforço qualquer, neutro.
Características dos modelos sociais que influenciam o comportamento, segundo Bandura:
Por sexo e idade;
Modelos de prestígio e status superiores ao do indivíduo;
Comportamentos simples ao invés dos complexos.
A questão da autoeficácia: indivíduos com alta autoeficácia tendem a lidar melhor com os diversos acontecimentos da vida.
A modificação do comportamento
A proposta de Bandura de uma psicologia social cognitiva para o Behaviorismo consistia em alterar ou modificar comportamentos considerados socialmente
anormais ou indesejáveis, através do processo da observação a partir de modelos.
Ex.: criança que tem medo de cachorro tende a mudar seu comportamento ao observar outra criança que acaricia um cachorro.
O trabalho de Bandura nas mídias
Adaptação para programas de rádio e televisão com o objetivo de apresentar modelos de comportamentos adequados para tratar de problemas sociais como prevenção de gravidez indesejada, AIDS etc.
Teoria do reflexo condicionado e sua aplicação no marketing
Aprendizagem
Aprendizado – definição:
... Modificações de respostas em função da experiência.
Ou seja, respostas que o indivíduo aprendeu a dar, ao sentir certos estímulos, podem se modificar de acordo com o que este indivíduo experiencia.
A maior parte do comportamento humano é aprendida, grande parte envolvendo o uso e consumo de bens ou serviços.
A abordagem comportamental da Psicologia considera que o aprendizado se dá, principalmente, pelo eliciamento de resposta a um determinado estímulo - teoria do reflexo condicionado ou aprendizado associativo.
Em outras palavras, haverá uma associação entre um estímulo e uma resposta quando os dois ocorrerem de forma conectada.
A teoria do reflexo condicionado (estímulo-resposta) acredita que os conceitos se formam a partir das sensações, por meio da contiguidade da ocorrência de dois eventos e da repetição desses elementos contíguos.
A teoria do reflexo condicionado no marketing
Outdoors, cartazes de rua e em ônibus são utilizados conjuntamente com a ideia de que o consumidor visualizará o cartaz e, ao entrar na loja, terá visto recentemente o anúncio do produto que irá comprar, o que poderá ser favorável à aquisição, uma vez que já se encontra estimulado.
Portanto, para que o consumidor possa ser estimulado terá que entrar em contato com os estímulos.
O surgimento de novas associações está relacionado com as necessidades dos indivíduos, ou seja, está relacionado a estímulos internos ou externos que direcionam o indivíduo para a ação.
Estas necessidades podem ser primárias, como a fome, e secundárias ou aprendidas, como comer cereais. Portanto, se ambas as necessidades aparecerem de forma conectada e repetidamente em todo desjejum, por exemplo, haverá um aprendizado associativo ou um condicionamento ligado a fome e/ou produto no desjejum.
FOME
TOMAR CAFÉ DA MANHÃ
FOME
TOMAR CAFÉ DA MANHÃ
CEREAIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais