Buscar

Relatorio: Observação a docência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Observação à Docência 
Componentes:
Adriana Sousa Silva
Daniel Pereira
Caxias-MA
2016
Universidade Estadual do Maranhão
Campus Caxias
Curso: Ciências Biológicas-Licenciatura
Disciplina: Pratica Curricular na dimensão educacional
Prof.: Daiane Chaves
1
Introdução
O ensino no Brasil está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), a qual estabelece a finalidade, a organização, os níveis e modalidades de ensino da educação no Brasil, e entre outros aspectos que auxiliam na regularização do sistema educacional brasileiro, trazendo democracia à educação. 
2
A formação docente é construída historicamente antes e durante o percurso profissional do professor, e que, como preconiza a abordagem sócio histórica, é também construída no social. Partindo deste princípio, podemos dizer que esta formação depende essencialmente, tanto das teorias, quanto das práticas desenvolvidas no cotidiano escolar, sendo, portanto, necessário compreendermos esta interação como condição para a construção dos saberes (COÊLHO ,1996).
3
A experiência da prática de ensino docente, foram vivenciadas no período de observação no Centro de Ensino Aluísio Azevedo, atendendo a uma exigência da grade curricular da Universidade Estadual do Maranhão, do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura
4
Desenvolvimento
Campo de Observação;
Observação da organização escolar;
Observação do ensino;
5
O espaço físico escolar possui grande importância para o corpo discente, uma vez que este será cenário diário de estudo, discussões, debates, reflexões, convívios sociais e lazer. Deve ser convidativo para os alunos, representando relações de intimidade e afetividade, que pode se manifestar através de apreciação visual ou estética e pelos sentidos a partir de uma longa vivência
6
Campo de Observação
Sala da diretoria;
Sala de professores;
Laboratório de ciências e informática;
Biblioteca;
Quadra de esporte;
7
Pátio;
Banheiros;
Cantina;
15 salas de aula;
8
Inicialmente, durante o período que realizamos as observações da prática docente, da disciplina de Biologia na referida Escola, achamos um pouco difícil, pois de certa forma é constrangedor, você está dentro de um ambiente que não é seu, aliado ao fato do professor não gostar de ser observado, pois para muitos docentes, uma observação em sua sala, efetiva-se em uma vigilância, pois temem críticas sobre o seu trabalho
9
Observação da organização escolar
Observação do ensino
Organização quanto ao conteúdo dado a serie em que leciona, 
controle da turma, uma postara firme diante de diversas situações que ocorreram durante o período de observação, 
Os professores usavam o conteúdo do livro, seguindo assim todos os assuntos presentes no livro. De acordo com o proposto pela Seção IV, Art. 35 inciso I, que diz o que ensino médio deverá propor.
100
CONCLUSÃO
Conclui-se que, a observação atingiu seu objetivo que foi estabelecer um contato direto com o ambiente de trabalho docente e proporcionar aos observadores um confronto vivo entre a teoria que é aprendida na faculdade e a realidade prática educativa de uma sala real. Além disso, possibilitou a análise, comparação e reflexão, mesmo que de um ponto de vista superficial, da situação educacional de uma escola pública do estado do Maranhão e de como se dá o ensino de Biologia nela. 
111
REFERENCIAS
COÊLHO, Ildeu Moreira. Formação do Educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA, Celestino Alves. (Org.). Formação do Educador. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
122

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais