Buscar

ESTUDO DO NOME DA MARCA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DO NOME DA MARCA: HÄAGEN-DAZS
GRUPO: Gabriela Moura e Letícia Souza
RESPOSTAS:
1) 	Dentre as quatro pessoas entrevistadas, três disseram "Alemanha" e uma disse "Holanda". Quando lhes contamos que a real origem da empresa Häagen-Dasz, os EUA, ficaram surpresos e não entenderam o motivo do nome aparentemente estrangeiro para um produto americano. Explicamos que o motivo era que Europa, Suíça, Holanda e outros representavam e remetiam a qualidade na mente dos consumidores. A partir dessa explicação, idos concordaram que a escolha do nome faz sentido, naquele caso, apesar de ser um resultado surpreendente. "O consumidor freqüentemente associa qualidade à itens estrangeiros. Se é de outro país, é de boa qualidade.", disse um dos entrevistados.
2) 	É um nome difícil de ler e pronunciar, que faz remeter a língua Escandinava. Esse elemento pode ser prejudicial, pois afeta a disposição do cliente em fazer menção à marca. Apesar disso, a lembrança da marca se dá pelo seu nome incomum e não pela fácil pronúncia e escrita. 
	Deve haver grande esforço de marketing simplesmente para instruir o consumidor quanto ao modo correto de pronunciar a marca. Pode haver problemas de pronúncia quando as regras de linguística não são seguidas. Há compatibilização entre características periféricas (aspectos gráficos como o tipo de fonte empregada ou aspectos sonoros como a pronúncia do nome) e as associações ou significados da marca que resultam em atitudes positivas dos clientes.
	De acordo com as classificações de nomes de marca, que podem ser: descritivo, sugestivo, compostos, clássicos, arbitrário e fantasia, o nome Häagen Dasz é composto e fantasioso, pois é uma combinação de duas palavras inesperadas, ambas sem nenhum significado óbvio.   
	Dentre as características linguísticas de nomes de marca, Haagen Dasz possui as figuras fonéticas de assonância (repetição de vogais - Haagen), aliteração (repetição de consoantes - Dasz), iniciais oclusivas. Dentre os recursos morfológicos a marca possui como características a composição: palavras compostas.

Outros materiais