Buscar

Ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A França no século XVIII A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime . A base da sociedade era formada pelo terceiro estado ( trabalhadores , camponeses e burguesia ) que , como já dissemos , sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos . A Revolução Francesa ( 14/07/1789 ) A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI .
Os três teóricos clássicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx criaram concepções norteadoras para a observação social e seguramente pode-se afirmar que qualquer estudo sociológico vai, invariavelmente, ter uma filiação clara a um destes modelos teóricos ou a aspectos combinados destes modelos. 
Émile Durkheim (1858-1917) foi o criador do organicismo ou funcionalismo, pois comparou a sociedade a um organismo vivo. Para ele, assim como no organismo, em que cada órgão tem que cumprir a sua função para que o todo se mantenha saudável, na vida social cada indivíduo deve cumprir a sua função, do contrário a sociedade ficará doente, ou seja, entrará num estado patológico.Durkheim desenvolveu conceitos fundamentais para a compreensão da vida social como: fatos sociais, que podem ser normais ou patológicos; coerção social; solidariedade mecânica e orgânica. A importância da obra de Durkheim é identificar como o social se sobrepõe ao individual restringindo a possibilidade de exercício da liberdade.
Para Max Weber (1864-1920) as instituições produzidas pelo capitalismo, como a grande empresa, constituíam clara organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência. O capitalismo lhe parecia à expressão da modernização e de racionalização do homem ocidental, porém ele alertou para os perigos dessa racionalização crescente que leva a excessiva especialização a um mundo cada vez mais tecnicista e artificial e a deterioração das relações humanas e dos aspectos existenciais do indivíduo. Para Weber esse sistema cria a burocracia, que é um dos principais problemas gerados pelo capitalismo. Além disso, Max Weber volta sua reflexão para a análise das subjetividades humanas analisando a importância do protestantismo no desenvolvimento da sociedade capitalista.
 Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que ele atribuísse a esse grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra-cabeças da história. No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Distintas, mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha, ocupando cargos políticos.
A formação da sociedade capitalista no Brasil A sociedade brasileira se formou a partir do processo de expansão do capitalismo europeu a partir do século XV . Somente no século XIX , com a abolição da escravidão e a chegada de um grande contingente de imigrantes é que se introduziu o trabalho livre . O processo de industrialização teve início com a introdução do trabalho livre e com o grande surto migratório que o país viveu no século XIX , que gerou um mercado consumidor de produtos industriais .
A globalização e suas consequências  A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo . Através deste processo , as pessoas , os governos e as empresas trocam idéias , realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta . A exclusão se fez conseqüência drástica do processo global , em que poucas pessoas são privilegiadas pela criação da tecnologia , pela inovação das marcas , pela evolução dos meios de comunicação , pelas novas tendências da moda , pela rapidez da internet .
Transformações no mundo do trabalho 
As mudanças na organização dos processos de trabalho já mencionadas na unidade anterior conduziram a uma nítida redução do trabalhador fabril em função da automação , da robótica e da microeletrônica . A análise das transformações no mundo do trabalho remonta ao início dos anos 1970 , quando o modelo fordista de produção começa apresentar declínio : queda da taxa de lucro , alavancada pelo aumento do preço da mão-de-obra e pelas lutas sociais ocorridas nos anos 1960 . Os investimentos futuros terão efeitos racionalizadores , deste modo , os crescentes investimentos em processos de automação e informatização , têm contribuindo para o aumento vertiginoso do desemprego.
A precarização das relações de trabalho  As transformações que conduziram à flexibilização dos processos de trabalho ( just in time ) , nos contratos de trabalho ( terceirização ) além da descentralização do processo produtivo levaram as empresas a investirem em automação. As transformações ocorridas no trabalho , não são apenas consequências dos novos padrões tecnológicos , mas são determinadas também através das mudanças ocorridas na política , na economia e na sociedade , re-configurando os que vivem do trabalho : diminuição do operariado , o crescimento dos trabalhadores no setor de serviços e a terceirização , produzindo uma maior segmentação e pulverização dos trabalhadores. Antunes ( 2002 ) considera que a precarização do trabalho levou a mutações onde poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente para introduzir-se nesse mercado de trabalho , engrossando a fila dos desempregados , gerando uma classe de trabalhadores fragmentada e dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados , do mercado formal e informal , jovens e velhos , homens e mulheres , estáveis e precários , imigrantes e nacionais etc , sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho.
Política, Poder e Estado A palavra política entrou para o vocabulário do homem comum designando a atividade de um grupo social pouco confiável : os políticos profissionais . O Estado exerce seu poder através do uso das armas e das leis . Para que o Estado cumpra suas funções de garantir a ordem , proteger a sociedade para que ela não se desfaça é necessário não apenas o exercício do poder , mas a legitimidade , que provém da aceitação da sociedade.
Democracia, cidadania e participação política é um tipo de governo que nasce do povo e tem como objetivo atender aos interesses do povo  Deste modo , aquele que ocupa o poder o faz como representante do povo e como tal não é proprietário do poder , tendo em vista que a democracia pressupõe a rotatividade do poder De uma forma mais específica , em nossa sociedade a democracia se manifesta através de um sistema eleitoral onde o povo escolhe seus representantes . Ninguém escapa da política , quem não se envolve diretamente nos acontecimentos são envolvidos indiretamente nas suas consequências , pois todo ato humano em sociedade é político , inclusive o ato de omissão . Ninguém escapa da política , quem não se envolve diretamente nos acontecimentos são envolvidos indiretamente nas suas conseqüências , pois todo ato humano em sociedade é político , inclusive o ato de omissão .
A cidade e seus problemas A cidade é considerada um espaço privilegiado para análise da mudança social . O processo de urbanização é visto por especialistas como inevitável e cabe às cidades se preparem para receber a população rural que cada vez mais tende a deixar o campo . Os problemas nas áreas urbanas não inúmeros , desde ausência de um planejamento urbano que permita receber os contingentes populacionais que leva a formação de bairros periféricos onde os serviços públicos são ausentes .
Movimentosda sociedade em rede Por movimentos sociais entendem-se as “ações de grupos sociais organizados que buscam determinados fins estabelecidos coletivamente e tem como objetivo mudar ou manter as relações sociais . Os movimentos sociais podem ser divididos em dois tipos : os movimentos que buscam a emancipação e os movimentos que buscam a manutenção da ordem existente . Os movimentos sociais contemporâneo podem ser divididos em movimentos de interesses específicos de um grupo social , como o de mulheres , negros etc

Outros materiais