Buscar

DISCURSIVA COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A Starbucks revolucionou o mundo do café, transformando um consumo antes rápido e corriqueiro em uma experiência de convivência. Ele não foi o primeiro a fazer isso – os cafés que permitiam a interação entre as pessoas em um lugar relaxante e acolhedor já existiam em grande quantidade pela costa oeste americana, e não eram incomuns também em outras regiões dos EUA. Mas a Starbucks sistematizou e popularizou este estilo de servir café nos EUA e, posteriormente, no resto do mundo. Uma famosa figura, derivada de um conceito desenvolvido por Pine & Gilmore em seu livro “Experience Economy”, popularizada pelas redes sociais, usa justamente a experiência proposta pela Starbucks durante o ato de tomar café como o grande diferencial da empresa, e o principal fator que impulsiona sua rentabilidade e o crescimento dos seus negócios.
(BEDENDO, M. Starbucks: a cafeteria que irá vender vinho e cerveja. Portal Exame, 2015. Disponível em:
<http://exame.abril.com.br/rede­de­blogs/branding­consumo­negocios/2015/08/19/starbucks­a­cafeteria­que­ira­vender­
vinho­e­cerveja/>)
A partir do exemplo da Starbucks, que ao invés de vender cafés vende experiências ao seu consumidor, conceitue o que é consumo hedônico no contexto do comportamento do consumidor.
AV
A
 
UN
I
V
I
RT
U
S
Nota: 20.0
1
/
4
Resposta:
Consumo hedônico dá enfase nos atributos sentimentais da compra de um produto.
A ideia é destacar á experiencia de consumo e não os atributos utilitários. produtos como bolsas de grife muitas vezes tem mais valor sentimental que utilitário
Questão 2/5
Com a consolidação do mundo capitalista o anseio de consumo da população é cada vez maior, visto o fácil acesso a produtos e as facilidades de compra. No entanto, no mesmo ritmo cresce a ostentação desses, fazendo com que o "ter algo" esteja associado com status social. Isso se resume no pensamento de Karl Marx sobre fetiche de mercadoria, no qual ele afirmava que os produtos para serem comercializados são “enfeitiçados”, supervalorizando seus valores de uso. Tal pensamento é muito atual, pois, muitas mercadorias como bolsas de grife, por exemplo, tem mais valor moral, do que utilidade propriamente dita. Diante disso, as propagandas de tais produtos os associam a felicidade. O que leva o imaginário popular a assimilação do conceito, tornando o consumo e ostentação algo necessário para satisfação individual.
Em suma, a sociedade deve relativizar o consumo e evitar a ostentação, ou seja, comprar algo pela sua qualidade e necessidade de uso, e não por mero exibicionismo. Assim se separa consumo e ostentação de valores morais.
(MORENO, T. Ostentar e Consumir: Satisfação Pessoal. Projeto Redação, 2015. Disponível em:
<https://projetoredacao.com.br/temas­de­redacao/o­que­e­uma­familia/ostentar­e­consumir­satisfacao­pessoal/709>)
A partir do que se apresenta na contextualização da questão, bem como da fotografia apresentada, qual das dimensões da satisfação é abordada na imagem.
Nota: 16.0
Resposta:
A imagem destaca atributos hedônicos, como a diferenciação do consumidor em ter um produto de nicho. Não são citadas caracteristicas utilitárias do produto, mas há enfase na "exclusividade" do produto.
Questão 3/5
Enquanto o nome de grandes empresas de smartphones vem facilmente à mente de várias pessoas, a Xiaomi não é o que pode ser considerado como uma marca famosa, ao menos por enquanto. Inclusive, parece até mais difícil pensar que uma companhia chinesa de gadgets pode competir com as marcas já estabelecidas no mercado. A Xiaomi, cujo nome em mandarim significa “grãozinho de arroz” (em uma tradução livre), fabrica dispositivos com Android a preços baixos e tem muitos “fãs” na sua terra natal. Porém, como até o presente momento ela mantinha o foco no mercado asiático, especificamente na China, em Hong Kong e na Tailândia, a corporação não é largamente conhecida mundo afora. No entanto, a recente contratação de Hugo Barra (antigo funcionário da Google, conhecido como “a cara do Android”) como o seu vice­presidente mostra as pretensões da empresa em expandir o seu mercado consumidor. A Xiaomi pode ser comparada com a Apple na quantidade e na lealdade dos fãs adquiridas pela companhia, embora os motivos sejam diferentes. Os consumidores representam uma parte importante do ecossistema da empresa, que leva em conta o que eles têm a dizer com relação aos seus produtos, considerando tanto aspectos relacionados hardware quanto ao software. Ao contrário de várias corporações (incluindo a companhia da Maçã), a empresa obteve a atenção de muitas pessoas que estavam insatisfeitas com características dos seus aparelhos, mas que nunca foram ouvidas por outras fabricantes. A dedicação da Xiaomi com os clientes pode ser vista especialmente no que diz respeito à sua interface, a MIUI. Inclusive, durante entrevista, o CEO reforça essa ideia de que os clientes são parte importante do processo. De acordo com Lei Jun, “cada consumidor se torna parte do seu grupo de pesquisa e desenvolvimento, cada indivíduo se torna um dos seus
vendedores, cada pessoa se torna seu amigo, essa é a companhia que queremos fazer”.
(PEREIRA, A. P. Xiaomi: como a nova gigante chinesa quer dominar o mundo dos celulares. TECMUNDO, 2013. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/empresas­e­instituicoes/44344­xiaomi­como­a­nova­gigante­chinesa­quer­ dominar­o­mundo­dos­celulares.htm>)
A partir do exemplo da empresa chinesa Xiaomi pode­se perceber a importância dos consumidores para o processo de consolidação da marca. Entretanto, nem todas as marcas possuem esse nível de envolvimento, logo cite quais técnicas podem ser empregadas para motivar o consumidor a engajar­se nas marcas.
Nota: 16.0
Resposta:
Promover foruns de discussão, comunicar­se com os consumidores através das redes sociais de forma inteligente, criar clubes e encontros para fãs da marca. Além de ouvi­los, seus desejos devem ser ouvidos e pensados
Questão 4/5
Imagine que você está elaborando um plano de marketing, chegou o momento de entender quais informações são importantes para compor os indicadores de marketing. Kotler e Keller (2006, p. 115, grifo do autor), afirmam que “indicadores de marketing entende­se por um conjunto de medidas que ajudam as empresas a quantificar, comparar e interpretar o desempenho de seu marketing”. Tais indicadores podem ser tanto internos, quanto externos.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
Descreva até 5 indicadores internos de marketing que podem ser utilizados para compor o plano de marketing.
Nota: 0.0
 De modo geral, espera­se que o aluno tenha a capacidade de lembrar de indicadores internos que compõe o plano de marketing. Desta forma, espera­se que os itens abaixo, constem na resposta.
Na elaboração dessa descrição, deve conter: conscientização das metas; compromisso com as metas; suporte ativo para inovação; níveis de recursos; nível de pessoal/competências; disposição para mudar; liberdade para falhar; autonomia; satisfação relativa dos funcionários (aula 06).
Resposta:
Questão 5/5
O Banco de Dados consiste em um conjunto de dados que se referem a clientes, que esteja organizado, acessível e prático, podendo gerar indicações, vendas de produtos e serviços, além da manutenção do relacionamento com os clientes. Esses dados normalmente incluem preferências, comportamentos, estilo de vida, dados transacionais e dados de comunicação com a empresa antes, durante e depois da venda, além de incluir informações sobre a lucratividade, satisfação, retenção, fidelidade e referências do cliente. (KOTLER; KELLER, 2006).
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
Descreva a diferença entre dado e informação.
Nota: 20.0 De modo geral, espera­se que o aluno consiga ter o conhecimento e a compreensão sobre a diferença de dados e informações.
Desta forma, espera­se que os itens abaixo, constem na resposta.
Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação de determinado fato ou situação.
Informação é o resultado do processamento dos dados, ondes estes foram analisados e interpretados (aula 01).
Resposta:
Dado é qualquer registro, não organizado e interpretado, pode ser imagem, texto ou audio. Informação são dados reunidos, interpretados e organizados, usados para determinada utilidade

Outros materiais