Buscar

Resumo sobre Maquiavel de um Texto de Boron

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIA POLÍTICA I
PROF: RODRIGO SUASSUNA
DISCENTE: BRENDA BORBA DOS SANTOS NERIS
SINGER - MAQUIAVEL
O texto de Singer retratará as obras mais importantes de Maquiavel. Para ele, só é possível escapar da contradição entre Estado e liberdade mediante a participação política, ou pelo exercício da virtú.
Maquiavel, não defende a tirania. Contrastante a essa tese, Maquiavel, se bem analisado, é percebido como um democrático liberal (Maquiavel assim como Aristóteles e Políbio irá trazer a tese de que um governo misto é o mais estável). Este mesmo acredita que o Estado é imposto pela força, de modo que a relação entre o Estado e a liberdade, tanto para ele quanto de um modo geral, é bastante complicada.
	Como realista Maquiavel trata a violência como único meio de se constituir um Estado. O Estado só pode existir se houver paz tanto dentro de seu território, quanto em suas fronteiras. Desse modo, Maquiavel argumenta que a Itália precisaria se unificar, pois apenas com a vitória de uma facção (seja ela qual fosse) poderia acarretar em uma constituição que dessas regras racional ou até valores morais.
	Para se instaurar um estado são necessários três fatores. As circunstancias favoráveis, algo extrínseco ao homem, a liderança política e a coragem, qualidades intrínsecas ao homem, e que compõem a virtú. Requisitos para a vitória: liderança, agir com soberania, e ter poder militar.
	Maquiavel se posiciona a favor da liberdade política e defende sua definição de que é opor-se pacificamente a quem esta no poder. Defende também a unificação da Itália. Maquiavel defende que a força do Estado advém da participação popular. Funda uma variante do liberalismo - o republicanismo cívico. O direito de oposição garante a vontade de quem esta no poder ser limitada. O republicanismo equivale a uma forma de governo no qual os cidadãos de autogovernam.

Outros materiais