Buscar

antropologia dia 19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após ter assistido atentamente ao documentário " Sangue sobre a Neve" e lido o texto Como Opera a Cultura, responda as questões utilizando os conceitos aprendidos:
"A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo" correlacione esta afirmação com aspectos culturais do povo esquimó como sobrevivência, sexo, casamento e parto;
Todo sistema cultural possui sua própria lógica e, transferi-la de um sistema para outro é considerado ato de etnocentrismo.
A tendência mais comum é considerar lógico apenas o próprio sistema e atribuir aos demais alto grau de irracionalismo.
A coerência de um hábito cultural apenas pode ser analisada a partir do sistema a que pertence. A sobrevivência deles tem uma lógica sobrenatural a qual so eles entendem e acreditam no que eles vivem ( caça) comem comidas podres, o sexo pra eles e comum que por tanto oferecem as suas mulheres para os homens, como se fossem um agradecimento quando ficam alegres com algum favor prestado, uma maneira de agradecer. O casamento muito engraçado, e o parto eles não tem dó, seguem a lei as suas exigências corretamente pois tem que nascer um menino primeiro para cuidar de sua mãe se o pai faltar em sua casa, e se nascer uma menina tem que ser morta colocado-a no gelo.
Correlacione a afirmação " a cultura tem uma lógica própria" com a maneira que os esquimós tratam seus velhos, praticam o infanticídio feminino e possuem crenças em seres sobrenaturais.
Todo sistema cultural tem sua própria lógica e não passa de um ato de etnocentrismo. A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence. O pensamento selvagem dispõe de um pensamento mágico que aproxima e que faz do primeiro, uma expressão metafórica do segundo, ao invés de um contínuo, religião e ciência. Para nós brasileiros olhamos as suas ações de maneira diferente, eu mesma jamais concordaria com o que eles fazem com suas mulheres, deixam os velhos para morrerem, os seres em que eles acreditam.
"A cultura é dinâmica" aponte pelo menos uma cena do filme onde isso fica explicitado, e utilize conceitos desta afirmação para explicar esta mudança.
Como por exemplo quando o padre foi conversar com eles na sua casa para falar de Deus, o homem ofereceu sua mulher para o padre, a qual ele rejeitou, e o homem da casa achoou como uma ofensa porque não conhecia sobre o padre não conhecia sua religião. Então acabou batendo sua cabeça para fazer ele entender que era uma gentileza da sua parte oferecer sua mulher, e ainda oferecer o seu melhor prato com larvas.
Para conseguir enviar esta tarefa você deverá clicar na barra onde está escrito: "editar o documento enviado", onde então será aberta a janela para que você possa editar sua atividade. Assim que concluir sua escrita, por gentileza, salve que daí então estará sendo enviado.
Vale a freqüência dos dias  27/09/14 e 04/10/14.  Deverá ser postado até 19-10-2014. E vale 3,0 (três) pontos na nota de N1

Outros materiais