Buscar

Resumo patologia para estudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A necrose gangrenosa não é um padrão distintivo de morte celular, o termo ainda é usado comumente na pratica clinica e cirúrgica. 
A necrose caseosa uma forma distintiva de necrose de coagulação é encontrada com maior frequência em focos de infecção tuberculosa. 
A necrose gordurosa é um termo estabelecido no vocabulário medico, mas na verdade não denota um padrão especifico de necrose. Descreve áreas focais de destruição gordurosa. 
Apoptose- esse padrão morfológico de lesão celular há muito conhecido por patologistas atualmente é aceito como um modo distinto e importante de morte celular. Embora varias características distingam a apoptose da necrose de coagulação. 
Parte 2 
Algumas adaptações envolvem alterações do crescimento, tamanho ou diferenciação celulares e inclui hiperplasia, um aumento no numero de células, hipertrofia, um aumento no tamanho das células. Atrofia uma diminuição do tamanho de da função das células. E mataplasia, uma alteração da diferenciação das células. As adaptações patológicas podem compartilhar os mesmos mecanismos subjacentes que as adaptações fisiológicas, mas propiciam às células a capacidade de sobreviver no seu ambiente e talvez, escapar de lesão. 
Existem inúmeros mecanismos moleculares de adaptação celular. Alguns decorrem de estimulação direta das células por fatores produzidos por outras células ou das próprias células, como no caso do crescimento celular. 
Hiperplasia: A hiperplasia constitui um aumento do numero de células em um órgão ou tecido, que então pode ter aumentado de volume. A hiperplasia pode ser fisiológica ou patológica. A hiperplasia fisiológica divide-se em hiperplasia hormonal que é exemplificada pela proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gravidez, e hiperplasia compensatória, como exemplo, a que ocorre quando uma parte do fígado é removida. A maioria das formas de hiperplasia patológica é de casos de estimulação hormonal excessiva, ou resulta dos efeitos de fatores de crescimento sobre células-alvo. 
A hipertrofia refere-se a um aumento do tamanho das células e com essa alterações, um aumento do tamanho do órgão. Assim, o órgão hipertrofiado não possui células novas, apenas células maiores. A hipertrofia pode ser fisiológica ou patológica e é causada por aumento da demanda funcional ou por estimulação hormonal especifica. 
A diminuição do tamanho da célula por perda de substancia celular é conhecida como atrofia. Representa uma forma de resposta adaptativa. Quando um numero suficiente de celulas pe envolvido todo o tecido ou órgão diminui de tamanho ou torna-se atrófico. A atrofia pode ser fisiológica ou patológica. A atrofia fisiológica é comum durante o inicio do desenvolvimento. Algumas estruturas embrionárias. A atrofia patológica depende da causa básica e pode ser local ou generalizada. As mais comuns são: redução da carga de trabalho (atrofia por desuso), perda da inervação, diminuição do suprimento sanguíneo, nutrição inadequada, perda da estimulação endócrina, envelhecimento, pressão. Obviamente a atrofia pode progredir até o ponto em que as células são lesadas e morrem.
A metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular adulto é substituído por outro tipo celular adulto. Também pode representar uma substituição adaptativa de células que são sensíveis ao estresse por tipos celulares mais bem preparados para suportar o ambiente adverso. A metaplasia mais comum é a colunar para escamosa. As influencias que predispõem a essa metaplasia se persistentes podem induzir a transformação cancerosa no epitélio metaplasico. 
A metaplasia do tecido conjuntivo é a formação de cartilagem, osso ou tecido adiposo em tecidos que normalmente não contem esses elementos.

Outros materiais