Buscar

QUIMICA RESUMO NP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUIMICA- Nutrição- RESUMO NP1
Estrutura atômica
A estrutura atômica é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa). 
 O Átomo é formado por = núcleo onde estão os prótons e os nêutrons & eletrosfera onde estão os elétrons.
Prótons
O próton é uma partícula fundamental na estrutura atômica. Juntamente com os nêutrons, forma todos os núcleos atômicos, exceto para o hidrogênio, onde o núcleo é formado de um único próton.
A massa de um átomo é a soma das massas dos prótons e nêutrons. 
A massa do átomo é representada pela letra (A). O que caracteriza um elemento é o número de prótons do átomo, conhecido como número atômico do elemento. É representado pela letra (Z). 
O número da massa (A) do átomo é formado pela soma do número atômico (Z) com o número de nêutrons (N), ou seja, A = Z + N.
Nêutrons
O nêutron são partículas neutras que fazem parte da estrutura atômica dos átomos, juntamente com os prótons. Ele tem massa, mas não tem carga. A massa é muito parecida com a do próton. O nêutron se localiza na porção central do átomo (núcleo). Para se calcular a quantidade de nêutron que um átomo possui basta fazer a subtração entre o número de massa (A) e o número eletrônico (Z).
Elétrons
O elétron é uma partícula subatômica que circunda o núcleo atômico, sendo responsável pela criação de campos magnéticos elétricos.
Um próton na presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração. Dessa maneira atribui-se ao próton e ao elétron uma propriedade física denominada carga elétrica.
- Camadas eletrônicas = 
A coroa ou eletrosfera está dividida em 7; O número de camadas ou níveis de energia varia de acordo com o número de elétrons de cada átomo.
- Camada de valência é a camada mais externa do átomo, onde são realizadas as ligações químicas.
- Linus Pauling descobriu que a energia dos subníveis cresce na ordem:
1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d etc. 
Elemento Químico
Cada elemento químico da tabela periódica é representado pela letra que indica o elemento, por exemplo o H (hidrogênio), donde na parte superior aponta-se o número de massa (A), enquanto que o número atômico localiza-se na parte inferior da letra, por exemplo: zHA
Número Atômico (Z)
O número atômico (Z) representa a quantidade de prótons ou elétrons presentes em cada átomo. Assim, o número de prótons é igual ao número de elétrons (p = e), já que o átomo corresponde a uma partícula eletricamente neutra, ou seja, com o mesmo número de cargas opostas: prótons de carga positiva e elétrons de carga negativa.
Número de Massa (A)
O número de massa (A) de cada átomo, corresponde a soma dos prótons e dos nêutrons (A= p + n) presentes em cada elemento.
Isótopos= são átomos de um mesmo elemento químico os quais apresentam o mesmo número atômico (Z) e diferentes números de massa (A).
Isóbaros = são átomos de distintos elementos químicos os quais apresentam o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z).
Isótonos = são átomos de elementos químicos distintos os quais apresentam diferentes números atômicos (Z), diferentes números de massa (A) e o mesmo número de nêutrons.
Tabela periódica
Colunas: horizontal da tabela periódica representa um período. Eles são em número de sete, e o período em que o elemento se encontra indica o número de níveis que possui.
Linhas: apresentam elementos químicos que compartilham propriedades (afinidade)
Grupo 1: Metais alcalinos: esses elementos são muito reativos. Todos os elementos desse grupo são eletropositivos, quando expostos ao ar oxidam facilmente. 
Grupo 2: Metais alcalino-terrosos:  São bastante reativos, porém menos que os metais do grupo 1. Também são eletropositivos. 
Grupo 16 (ou 6A): Calcogênios: Os elementos desse grupo recebem esse nome derivado do grego que significa “formadores de cobre”. Presença de características metálicas e não metálicas. 
Grupo 17 (ou 7A): Halogênios: São os elementos mais eletronegativos da tabela periódica, ou seja, possuem a tendência de receber elétrons em uma ligação. Podem se combinar com quase todos os elementos da tabela periódica. 
Grupo 18 (ou 8A): Gases nobres: possuem essa intitulação devido a ser constatado antigamente que não possuíam tendência alguma a formarem ligações. Isto ocorre devido à estabilidade de seus orbitais da camada mais externa completamente preenchidos. 
Classificação dos elementos
Metais: São bons condutores de calor e eletricidade. São sólidos nas CNTP (com exceção do mercúrio), além de maleáveis e dúcteis.
Não metais: São maus condutores de corrente elétrica e calor. Podem assumir qualquer estado físico na temperatura ambiente.
Gases nobres: Apresentam baixa reatividade, sendo até pouco tempo considerados inertes. (Não realizam ligações químicas estáveis)
Propriedades 
A afinidade
A afinidade eletrônica mede a energia liberada por um átomo em estado fundamental e no estado gasoso ao receber um elétron. Trata-se da energia mínima necessária para a retirada de um elétron de um ânion de um determinado elemento.
A afinidade eletrônica tem comportamento parecido com o da eletronegatividade, já que não tem uma forma muito definida no seu crescimento na tabela periódica: cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.
Eletronegatividade
A Eletronegatividade é a força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação. Na tabela periódica a eletronegatividade aumenta de baixo para cima e da esquerda para a direita.
é a tendência que um átomo tem em receber elétrons em uma ligação covalente. 
Segundo a escala de Pauling*, a eletronegatividade cresce na família de baixo para cima, junto com à diminuição do raio atômico e do aumento das interações do núcleo com a eletrosfera e no período da esquerda pela direita, acompanhando o aumento do número atômico.
O elemento mais eletronegativo da tabela periódica é o flúor.
Eletropositividade
Eletropositividade é a tendência de perder elétrons, apresentada por um átomo. Metais em geral, possuem maior tendência em perder elétrons, por isso, possuem maior eletropositivade. Um aumento no número de camadas facilita a perda de elétrons pelo átomo e, aumentando a sua eletropositividade.
A eletropositividade cresce da direita para a esquerda nos períodos e de cima para baixo nas famílias.
Potencial de Ionização
É a energia necessária para remover um elétron de um átomo isolado no estado gasoso. À medida que aumenta o tamanho do átomo, aumenta a facilidade para a remoção de um elétron da camada de valência. 
Ligações químicas
Ligação Iônica
De modo geral, como fora mencionado, pode ocorrer a doação e o recebimento de elétrons entre dois átomos, caracterizando uma ligação denominada de Ligação Iônica. Nessa ligação, predominam as forças eletrostáticas que atraem os íons de cargas opostas. 
A ligação iônica é a responsável pela formação de compostos iônicos(cátions + e aníons -), entre um metal e um ametal, com doação de elétrons por parte do metal e recebimento de elétrons por parte do ametal. 
Ligação covalente
Quando se combinam dois átomos que possuem um mesma tendência de ganhar e perder elétrons, ocorre então a formação de uma Ligação Covalente. Sob essas condições, não ocorre uma transferência total de elétrons. Nesse processo, ocorre um compartilhamento de elétrons, aos pares. 
A ligação covalente, sempre entre ametais, forma uma molécula polar (ligação entre dois átomos diferentes) ou apolar (entre dois átomos iguais). As ligações podem ser simples, dupla ou tripla.
Ligação Covalente Polar = A ligação covalente polar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades diferentes. Os elétrons NÃO são igualmente compartilhados. O átomo com maior eletronegatividade atrai os elétrons da ligação para próximo dele, formando assim um polo negativo em suas proximidades e um polo positivo na região próxima do átomo menos eletronegativo.
 LigaçãoCovalente Apolar = A ligação covalente apolar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades iguais formam uma ligação covalente. Neste tipo de ligação, os elétrons são igualmente compartilhados pelos átomos da ligação. Normalmente, a ligação covalente apolar ocorre entre átomos iguais, não havendo a formação de polos positivos ou negativos.
Regra do octeto
A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos se ligam uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com 8 elétrons.

Outros materiais