Buscar

APOL 1 - METODOLOGIA CIENTÍFICA E SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Prévia do material em texto

GUSTAVO FELICIO PEREIRA RU 1239867 
Nota: 100 
Disciplina(s):
Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Metodologia Científica
“As políticas monetaristas ganharam terreno, como se pode ver pelas atitudes permissivas diante do enorme volume de crédito externo e pela introdução de reformas financeiras internas afrouxando as regras relativas às taxas de juro, à composição das carteiras de títulos, aos prazos de vencimento e ao uso dos recursos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRENCH-DAVIS, Ricardo; MUNOZ, Oscar; PALMA, José Gabriel. As economias latino-americanas 1950-1990. In.: BETHEL, Leslie. História da América Latina: a América Latina após 1960: economia e sociedade. São Paulo: EDUSP / Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2005. p. 210.
As políticas monetaristas neoliberais passaram a ser implantadas a partir do ano de 1988. Conforme o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre tal fato, qual das afirmações abaixo é verdadeira? Assinale a alternativa que contém a opção correta:
	A	Como resultado da implementação da política monetarista neoliberal, foram suspensas as privatizações e terceirizações de empresas estatais.
	B	A ideologia predominante veiculada na implementação do monetarismo neoliberal era semelhante à da política de Estado de bem-estar.
	C	Na implementação das políticas monetaristas neoliberais na América Latina, obteve-se sucesso pleno apenas em alguns países como Chile, Argentina e venezuela.
	D	Na América Latina, a mais marcante estratégia política monetarista neoliberal data do ano de 1989, e ficou conhecida como Consenso de Washington.
Você acertou!
“A expressão mais acabada dessa estratégia política, para a América Latina, se deu em novembro de 1989, quando funcionários do governo estadunidense reuniram-se com os especialistas em assuntos latino-americanos do FMI, Bird/Banco Mundial e BID, num evento que ficou conhecido como o ‘Consenso de Washington’ ”. (Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 61)
	E	Uma das proposições das políticas monetaristas neoliberais é o retorno da intervenção estatal sobre a economia dos Estados Nacionais.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer. Essa definição etimológica, entretanto, não é suficiente para diferenciar ciência de outras atividades também envolvidas com o aprendizado e o conhecimento. [...] Ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS; Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. p. 14.
A ciência, enquanto forma de conhecer o mundo, é recente na história da humanidade. A respeito das diferentes formas de conhecimento que se colocaram ao longo da história, analise as sentenças a seguir, tomando como referência o livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos:
I. O conhecimento, como forma de conhecer a realidade, transforma-se ao longo do tempo, de acordo com o contexto social e histórico.
II. O ser humano passou a preocupar-se em encontrar explicações para o que acontecia à sua volta, a partir do século XVIII.
III. Durante a Idade Média, a ciência era dispensável, uma vez que a verdade estava pronta e revelada. Na forma de doutrina religiosa.
IV. Santo Agostinho, por suas teorias e ideias consideradas revolucionárias, foi perseguido na Idade Média e queimado.
Estão corretas as afirmativas:
	A	I e III apenas.
Você acertou!
A afirmativa I é VERDADEIRA: “O conhecimento, o modo de compreender a realidade, muda de acordo com a época, à medida que coloca em dúvida o conceito de verdade estabelecido”. A afirmativa II é FALSA: Quando conhecemos um fato, sempre nos perguntamos se ele corresponde ou não à realidade. Assim, a verdade é uma construção histórica, e o ser humano foi dando fundamentos a essa verdade de acordo com sua vivência, seus conhecimentos e suas crenças. Em outras palavras, o ser humano sempre procurou de alguma forma explicar os acontecimentos à sua volta”. A afirmativa III é VERDADEIRA: “Na Idade Média, a verdade estava pronta e revelada, pois, acima da razão, estava a fé. O pensamento racional era considerado auxiliar da fé e a ela se subordinava”. A afirmativa IV é FALSA: “Vários pensadores se destacaram nessa época. Entre eles, ressaltamos a figura de Santo Agostinho, (século IV), que retomou a dicotomia platônica referente ao mundo sensível e ao mundo das ideias, substituindo-as, em termos conceituais, por ideias divinas. Segundo sua teoria, o ser humano receberia de Deus o conhecimento das verdades eternas”. (livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, p. 21 e 23)
	B	II e IV apenas.
	C	I e IV apenas.
	D	I e II apenas.
	E	III e IV apenas.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os movimentos sociais por moradia, transporte, saúde, educação, terra etc. reiteradamente marcam presença no cenário sociopolítico brasileiro. Além disso, houve um aumento da participação privada na educação nacional, em especial na educação superior. Acrescentemos que os programas de educação de jovens e adultos (EJA) sofreram impulso nos anos de 1990, mediante parcerias dos governos municipal, estadual e federal com os diversos atores organizados da sociedade civil, na intenção de promover alfabetização e escolarização às pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Maria Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 55.
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, sobre os princípios e finalidades da Educação para a EJA, analise as asserções a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Embora pensada para os que não tiveram acesso na idade considerada adequada, a legislação para EJA ignora questões relacionadas ao acesso e permanência de alunos na escola.
II. ( ) A educação de jovens e adultos é uma modalidade de educação ofertada gratuitamente para todos os que não tiveram acesso à educação escolar na idade apropriada.
III.( ) A LDB determina que a educação de jovens e adultos seja ofertada em modalidades e características que sejam adequadas às necessidades dos estudantes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V – F – V
	B	F – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é falsa, visto que “[...] A LDBEN de 1996 determinou, ainda, a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos “com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola”.
As afirmativas II e III são verdadeiras: “Sobre os alunos que frequentam o ensino fundamental fora da idade considerada apropriada — a CF 1988 e a LDBEN de 1996 garantem o direito ao ensino fundamental ‘assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiverem acesso na idade própria’. A LDBEN de 1996 determinou, ainda, a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos ‘com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola ‘ ”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 127)
	C	F – F – V
	D	V – V – F
	E	F – V – F
Questão 4/5
Considere o seguinte extrato de texto:
“O pré-texto engloba as ‘informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho’. Os elementos pré-textuais são capa, errata, páginade rosto, dedicatória, agradecimentos, resumo e sumário. No entanto, nem todos os trabalhos contêm todas essas partes. Em uma tese, por exemplo, todas elas são incluídas, enquanto em um trabalho acadêmico destinado a universitários é optativa a inclusão de certos itens [...] ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 159.
O sumário é um elemento pré-textual obrigatório na maior parte dos trabalhos acadêmicos. A respeito do sumário, analise as sentenças a seguir, a partir do conteúdo apresentado no livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O sumário tem como característica essencial fornecer uma visão geral do trabalho acadêmico, facilitando a localização de partes específicas dentro do texto.
II. ( ) Comumente, os trabalhos acadêmicos trazem a palavra ‘sumário’ para identificar as divisões e seções do texto. Porém, esse título pode ser substituído por apêndice.
III.( ) No que diz respeito à formatação do trabalho acadêmico, o título ‘sumário’ deve vir sempre em letras maiúsculas, alinhado de forma centralizada e em negrito.
	A	V – V – F
	B	F – F – V
	C	V – F – F
	D	V – F – V
Você acertou!
A afirmativa I é VERDADEIRA: “De acordo com a NBR 6027, o sumário é um elemento obrigatório de trabalhos acadêmicos, caracterizado pela enumeração das principais divisões, seções e demais partes de um trabalho acadêmico, acompanhadas dos respectivos números das páginas, na mesma ordem e grafia dos conteúdos nele concebidos” [...]. A afirmativa II é FALSA: [...] “Ele fornece uma visão geral da estrutura do trabalho e facilita a localização de suas respectivas partes. Não devemos confundir sumário com:
índice: uma lista de palavras ou frases ordenadas segundo determinado critério, que localiza e remete às informações contidas no texto” [...] A afirmativa III é VERDADEIRA: “A apresentação gráfica se dá da seguinte forma: o título — SUMÁRIO — deve ser escrito em caixa-alta (letras maiúsculas), centralizado e em negrito “ [...]. (livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, p. 39 e 40)
	E	F – V – V
Questão 5/5
Leia a passagem de texto a seguir:
“Nas últimas fases da sociedade industrial, as concepções do desenvolvimento educativo estiveram hegemonizadas por teorias transferidas a partir do crescimento industrial, principalmente o taylorismo e a teoria do capital humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLECHA, Ramón; TORTAJADA, Iolanda. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IMBERNÓN, F. (org). A educação no século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 32-33.
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre o taylorismo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Os princípios do taylorismo impactaram em diversas esferas sociais, porém, não chegaram a afetar as políticas públicas educacionais. Ficando restrito ao mundo do trabalho.
II. ( ) Um dos princípios da gestão empresarial taylorista do trabalho visava a conformação e a obediência dos trabalhadores.
III.( ) Os ideários do taylorismo visam romper com a racionalização do trabalho bem como a sua divisão do trabalho em micro tarefas.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	A	V – F – V
	B	F – V – F
Você acertou!
A afirmativa I é falsa: “O taylorismo se generalizou pelo mundo e passou a impactar as políticas educacionais, pois requeria que os sistemas educativos formassem trabalhadores alfabetizados e adestrados para as tarefas repetitivas[...] 
A afirmativa II é verdadeira: No final do século XIX, com a implantação de técnicas racionalizadas de gestão do trabalho nas empresas, da qual o taylorismo foi o modelo mais utilizado, passaram a ser exigidos do trabalhador os seguintes pontos: [...]ser obediente ao modelo de gestão de pessoal, cumprindo os horários da sua respectiva jornada de trabalho, obedecendo aos seus respectivos supervisores e se adaptando às mudanças de tecnologia [...] A afirmativa III é falsa: O princípio do taylorismo era o de que o trabalhador deveria atuar num posto de trabalho, realizando tarefas específicas e repetindo-a o maior número de vezes possível em sua jornada diária de trabalho. Assim, o trabalho foi racionalizado, dividido em micro tarefas assumidas, cada uma, por um trabalhador”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 44 e 45)
	C	V – V – F
	D	F – V – V
	E	V – F – F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes