Buscar

AULA 06 VISÃO ADMINISTRATIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
PROF. CARLOS FREITAS
EMAIL: carlosfreitas00@hotmail.com
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
Para Drucker (2002) citado por Sertek (2011), a definição básica do negócio, sua finalidade e missão devem ser traduzidas em objetivos. Caso contrário, continuarão a ser visões, boas intenções e brilhantes epigramas que nunca se transformam em realizações. 
Deve-se analisar as seguintes características dos objetivos: 
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
1 -Os objetivos devem ser derivados de qual é o nosso negócio, qual será, qual deverá ser.
2 - Os objetivos devem ser operacionais e devem poder ser convertidos em alvos específicos e incumbências específicas. 
3 - Os objetivos devem possibilitar a concentração de recursos e esforços. 
4 - Os objetivos são necessários em todas as áreas das quais depende a sobrevivência da empresa. 
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
De acordo com PIETROVSKI et.al. (2011), O habitat de inovação procura unir efetivamente talento, tecnologia, capital e conhecimento para alavancar o potencial empreendedor, acelerar a comercialização de tecnologia e encorajar o desenvolvimento de novas empresas. 
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
Os habitats de inovação são ambientes propícios para difusão e promoção de desenvolvimento tecnológico de forma sinérgica entre todos os agentes do sistema.
Sobre o habitat:
I . O habitat na verdade não serve para nada. 
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
II. A disseminação da cultura empreendedora e de inovação é considerada como fator relevante de sucesso para a implantação e estruturação dos habitats de inovação.
III. Os espaços de inovação assumem importante papel como agentes do desenvolvimento econômico local e regional e como participantes do processo de formação de empreendedores que por meio de suas empresas gerarão riqueza, trabalho e renda
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
A respeito dos conceitos de Empreendedorismo e Inovação, afirmamos que:
1 - A característica multidisciplinar do empreendedorismo tem gerado visões distintas, contudo há uma grande convergência em apontar que o empreendedorismo consiste no fenômeno da geração de negócio em si, relacionado tanto com a criação de uma empresa, quanto com a expansão de alguma já existente. 
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
2 - Um ser empreendedor possui características que o definem, entre elas: autoconfiança, iniciativa, otimismo, aceitação do risco, persistência, entre outras. O empreendedor é capaz de estabelecer objetivos e encontrar oportunidades de negócios, fazendo uso de sua criatividade e conhecimento do ambiente no qual está inserido. 
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
3 - A capacidade de empreender está relacionada às características do indivíduo, aos seus valores e modo de pensar e agir. O empreendedor é agente das mudanças necessárias para o desenvolvimento econômico. 
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
A busca da realização do sonho é a fonte geradora do impulso em direção à aquisição do saber empreendedor, que tem as seguintes naturezas: saber ser, saber fazer, saber conviver e saber conhecer. Considerando este itens podemos dizer que:
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
Saber ser - É o que fecunda a pulsão empreendedora. 
Saber fazer - É específico e individual dirigido à formulação do sonho e ao que é necessário para sua realização: recursos, competências e conhecimentos. 
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
Saber conviver - É a rede de relações. 
Saber conhecer - É o conhecimento sobre o sonho e seu ambiente. 
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
O empreendedor social busca oportunidades através de falhas na oferta dos serviços pelos sistemas, organizações e instituições. Considerando os tipos de empreendedor social, poderíamos identificar a aplicação correta dos mesmos nas seguintes assertativas:
Prof. Georges Rebouças Ferreira
*
I – a identificação e perseguição de oportunidades gera riqueza social através da reconfiguração dos processos e aplicação específica dos mesmos;
III – visualizar e agir sobre oportunidades de contribuição a nível local através de uma preocupação local, buscando medidas inovadores utilizando seu alto conhecimento sobre o assunto.
 FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais