Buscar

1 Geografia Discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS DE GEOGRAFIA:
Discursiva 01) Leia com atenção os textos a seguir:
“A utilização de mapas é um processo de ir-e-vir, do concreto ao abstrato, da imagem para o significado... um trabalho que esse desenvolve da etapa da representação dos espaços que vivemos, conhecemos, experimentamos até a interpretação de realidades não conhecidas e que exigem... abstração” (PAGANELLI, T. A noção de espaço e tempo, 1985).
“Ao entrar na escola, o aluno já tem um saber geográfico. Ele permanentemente constrói um saber... espaço organizado, e essa construção está vinculada ao papel que ele desempenha nas relações sociais... produção.” (RESENDE, M. S. S. O saber do aluno e o ensino de Geografia, 1989. p. 83)
A partir dessas citações, comente a importância do ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino Fundamental.
Discursiva 02) Partindo de uma abordagem construtivista, como um professor poderia trabalhar a linha do tempo com seus alunos?
Discursiva 03) Uma das razões de se ensinar Geografia na atualidade justifica-se pela possibilidade de ampliação das capacidades dos alunos para apreenderem a realidade. As primeiras noções de espacialidade estiveram relacionadas às formas e arranjos espaciais e são também constituídas pela complexa teia de relações presentes no espaço geográfico, orientando a distribuição e a localização dos fenômenos urbanos e rurais, bem como os processos socioespaciais.
Qual a principal razão pela qual se deve ensinar geografia? 
Resposta nas páginas 61 e 62
Discursiva 04) A linguagem é um dos elementos essenciais à vida moderna e às ciências. Muito mais que um meio de comunicação entre pessoas, expressa o que se entende por “conhecimento”, pois a linguagem encarna as significações. A linguagem não existe sem pensamentos e, por esse motivo, é muito importante conhecer quais são as “linguagens” da Geografia, pois é através delas que se expressam os conhecimentos geográficos. Justamente por esse motivo, quem ensina Geografia deve estar muito atento a duas de suas mais importantes linguagens: o texto geográfico e a representação geográfica, isto é, a cartografia.
Desta forma, como o professor pode "alfabetizar cartograficamente" seus alunos? 
Discursiva 05) Questão: Segundo os PCN, as abordagens atuais da Geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que os alunos possam construir compreensões novas e mais complexas. Dessa forma, disserte sobre a importância do planejamento no ensino de Geografia.

Outros materiais