Buscar

simulados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
“A reflexão sobre a violência é uma tarefa complexa, o tema engloba uma série de elementos, falar de violência nos leva a pensar sobre uma realidade presente na vida da maioria das pessoas e da sociedade, com raízes mais profundas do que imaginamos” (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 1).
Leia as afirmativas a seguir:
I – O termo violência aponta para uma lista de ações, fatos e comportamentos diversos.
II - A violência é um ato, um comportamento, é comportar-se de maneira que o resultado de sua ação provoque um efeito prejudicial, agindo intencionalmente para isso.
III - A marca importante da violência é o intimidar, fazer recuar os meios de defesa de outra pessoa, ou de um ser vivo.
IV - “Violência é a ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”.
Conforme a leitura do texto base, assinale a opção que contém as afirmativas corretas:
	
	A
	I, II, III e IV
Você acertou!
Todas as alternativas estão corretas conforme a página 1 e 2 do texto-base
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e IV
�
Questão 2/10
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade (Artigo primeiro da declaração Universal dos Direitos Humanos) http://www.humanrights.com/pt/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights/articles-01-10.html acesso 18/08/2016
Conforme o texto base assinale a alternativa que indica o que é violência sob a ótica dos direitos humanos:
	
	A
	Sob a ótica dos Direitos Humanos a violência está ligada às formas de interferência nos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais.
Você acertou!
Sob a ótica dos Direitos Humanos a violência está ligada às formas de interferência nos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais (texto-base p. 2)
	
	B
	Estado daquilo que é violento. Ato violento.
	
	C
	Ato de violentar. Veemência. Irascibilidade.
	
	D
	Abuso da força. Tirania; opressão.
	
	E
	Constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um ato qualquer; coação”
�
Questão 3/10
Religião define também o conjunto de crenças e valores, que formam a fé de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, cada religião possui sua estrutura de conceitos, normas e práticas, e tem relação com os sistemas culturais, visões de mundo, símbolos e valores morais (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 2).
A partir do texto base assinale a alternativa que define o significado de Religare
	
	A
	Refazer a ligação que se rompeu, que foi perdida.
Você acertou!
Religare pertence ao latim, “re-ligare” significando “ligar com”, “ligar de novo”, significa: refazer a ligação que se rompeu, que foi perdida (texto-base p. 2).
	
	B
	Releitura da vida e dos mistérios da natureza sob a ótica do sagrado.
	
	C
	Relembrar os feitos dos heróis e deuses da mitologia.
	
	D
	Recordar os ensinamentos dos textos sagrados das religiões
	
	E
	Reavaliar o sentido sagrado da vida.
�
Questão 4/10
As religiões lidam com o comportamento humano, no qual encontramos violência, e esse ser humano faz parte da sociedade, sendo assim as religiões procuram enfrentar o desafio de lidar com a violência, apresentando variadas propostas, conforme o contexto histórico, a partir de sua mensagem sagrada, como os dez mandamentos por exemplo (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 2).
Conforme a leitura do texto base Judeus, Cristãos e Muçulmanos são Monoteístas. Assinale a alternativa que explica o que são religiões Monoteístas:
	
	A
	Creem que há um Deus apenas.
Você acertou!
Judeus, Cristãos e Muçulmanos são Monoteístas: creem que há um Deus apenas. Ou mais específico ainda: admitem a existência de apenas uma divindade, de um único Deus, aquele que sua tradição indica (texto base p. 2)
	
	B
	Creem que há mais de um deus.
	
	C
	Creem que Deus não existe.
	
	D
	Não creem em Deus.
	
	E
	Acreditam no panteísmo.
�
Questão 5/10
O universo religioso é marcado pelas dimensões relativas as determinadas crenças apresentadas, e também pelas formas como os seres humanos religiosos convivem uns com os outros, e nas relações humanas está presente a violência (autor).
Conforme a leitura do texto base identifique a alternativa que apresente uma mensagem religiosa pela qual a religião cristã a partir de seu texto sagrado lida com a violência:
	
	A
	Os dez mandamentos, que estão no livro do Êxodo.
Você acertou!
As religiões lidam com o comportamento humano, no qual encontramos violência, e esse ser humano faz parte da sociedade, sendo assim as religiões procuram enfrentar o desafio de lidar com a violência, apresentando variadas propostas, conforme o contexto histórico, a partir de sua mensagem sagrada, como os dez mandamentos por exemplo (texto base p. 2).
	
	B
	As regras de conduta presentes na Tripitaka que significa “três cestos”
	
	C
	Os Koans, as frases de enigmas espirituais que levam ao silenciamento do pensar
	
	D
	As doutrinas e leis praticadas de acordo com o Corão ou Alcorão.
	
	E
	A prática do ahimsa (não-violência), considerada uma doutrina fundamental.
�
Questão 6/10
A história da Igreja carrega atitudes onde o uso desmedido da força tornou-se presente. A Igreja sofreu e provocou violência; a violência sofrida pelas comunidades cristãs nos três primeiros séculos tem relação direta com a suspeita formulada contra um grupo de pessoas que rejeitavam o culto público aos deuses, e por conseguinte não reconheciam o imperador romano como atuação da divindade sobre o povo (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 3).
Conforme a leitura do texto base marque a alternativa que apresenta um fato histórico sobre violência relacionado diretamente ao agir da Igreja:
	
	A
	Deportação dos judeus para babilônia
	
	B
	Invasão romana da palestina
	
	C
	Revolta dos Macabeus
	
	D
	Pragas do Egito
	
	E
	Inquisição
Você acertou!
As cruzadas e a inquisição, são exemplos históricos da violência ativa na ação da igreja institucional em determinados momentos da história (texto base p.3).As cruzadas e a inquisição, são exemplos históricos da violência ativa na ação da igreja institucional em determinados momentos da história (texto base p.3).
�
Questão 7/10
No Brasil e na América Latina, as terras ocupadas pelos nativos do continente foram também ocupadas pelos europeus: portugueses e espanhóis, para servirem a produção agrícola no formato de latifúndio. A população nativa foi submetida a escravidão como mão-de-obra, para tanto a destruição das aldeias e da cultura nativa era parte integrante do processo, sob alegação de paganismo e atraso civilizatório (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 3).
Conforme a leitura do texto base assinale um dos sujeitos históricos que fizeram parte da conquista e da colonização do atual território do Brasil:
	
	A
	As cruzadas
	
	B
	As invasões bárbaras
	
	C
	Capital Privado
Três sujeitos históricos fizeram parte da conquista e da colonização do atual território do Brasil, são eles: Estado Absolutista, Capital Privado e Igreja Católica. No Brasil e na América Latina, as terras ocupadas pelos nativos do continente foram também ocupadas pelos europeus: portugueses e espanhóis, para servirem a produção agrícola no formato de latifúndio (texto base p. 3)
	
	D
	A queda
do império romano
	
	E
	A segunda guerra mundial
�
Questão 8/10
O século XVI é marcado pela expansão da escravidão negra, de características altamente mercantil, promovida pela colonização europeia, as Igrejas Católicas e Protestantes foram coniventes enquanto instituição. No mesmo contexto, defesas do direito à liberdade dos negros foram presentes dentro da religião, mas de maneira pessoal e isolada (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 4).
Conforme a leitura do texto-base identifique a alternativa que se adequa ideia do novo anúncio do Evangelho:
	
	A
	O Evangelho é restrito ao processo colonizatório e podemos anunciar e celebrar apenas ligado aos fatores culturais.
	
	B
	O ato permanente da liturgia do século XX é conformar-se, a imposição é necessária para implantar um projeto.
	
	C
	Na atualidade, sobretudo no contexto da sociedade brasileira não existem mais os conflitos e tensões entre as religiões.
	
	D
	Pesquisas da USP (Universidade de São Paulo) em História e Ciências Sociais, apresentam somente características de tolerância ganhando os espaços públicos.
	
	E
	Para Pedro Casaldáliga, a tarefa é rever o Deus anunciado, fazer uma nova eucaristia (Casaldáliga, 2000, p.48).
O Evangelho está acima e anterior ao processo colonizatório e podemos anunciar e celebrar, libertos das “caravelas”, da exploração e dominação cultural (texto base p. 4)
�
Questão 9/10
Sobre violência, religião e a cultura humana temos contribuições significativas sob a perspectiva antropológica, filosófica e literária em René Girard.  O autor tem uma característica importante: o empenho em abordar questões, utilizando-se de hipóteses amplas, teorias de alcance generalizado (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 5).
Conforme a leitura do texto base marque a alternativa que apresenta onde acontece a instituição da cultura:
	
	A
	Na superação do desejo mimético (imitativo)
	
	B
	Na descoberta da autonomia do desejo
	
	C
	Nos fenômenos sociais, que não tem relação com a violência e o sagrado
	
	D
	No retorno da violência sofrida pela vítima sobre seus carrascos (algozes)
	
	E
	Na transposição da indiferenciação para a diferenciação social
Você acertou!
A instituição da cultura acontece na transposição da indiferenciação para a diferenciação social, o conflito é fruto da indiferenciação e ameaça o grupo social (texto base p. 5).
�
Questão 10/10
Os grupos elaboram esquemas comuns de diferenciação; a primeira forma de resolver as crises e conflitos é o mecanismo vitimário: concentra-se em uma vítima a violência presente nas rivalidades, que fazem o grupo sentir-se ameaçado e o sacrifício desta vítima acontece em nome do grupo, é o chamado Bode Expiatório, fundamento na primeira diferenciação social: o grupo e a vítima (Sbardella. E.L. Violência em nome de deus: pressupostos básicos de René Girard para compreensão sobre a gênese da cultura, p. 5).
Conforme a leitura do texto base leia as afirmativas a seguir:
I - Para Girard, a violência assenta-se no aspecto imitativo do desejo (mimesis), o desejo é mimético,
II - Dois sujeitos convivem como seguidor e modelo, em uma relação onde o primeiro quer ser como o segundo, mas tem barreiras para fazê-lo, o segundo passa a ser um problema para o primeiro, pois não é possível ser como ele.
III- Para Girard a violência está relacionada a autonomia do desejo, cuja influência alheia não existe
IV - Há uma fusão: sujeito, objeto e desejo tornam-se uma só coisa, é a indiferenciação, que impulsiona a violência, ou seja, a estruturação de um desejo é uma estruturação violenta.
V - A violência que há em todos é canalizada sobre um: a vítima, o bode expiatório, transfere-se o caráter violento da convivência de um indivíduo contra o outro, para a figura de pacificação do “todos contra um”.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	A
	I, III, IV e V
	
	B
	II, III, IV e V
	
	C
	I, II, III e V
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	I, II, IV e V
Você acertou!
As afirmativas I, II, IV e V são corretas conforme a p. 6 do texto base, a alternativa III é incorreta, o desejo para Girard não é autônomo, desejamos sempre com base no outro.
Questão 1/10
A utilização de técnicas manipulação genética para a produção de alimentos, produtos transgênicos e para a produção de clones utilizados em tratamentos médicos é resultante de pesquisas realizadas em duas áreas. Analise as proposições a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, essas áreas de pesquisa.
	
	A
	Biotecnologia e Genética.
	
	B
	Engenharia genética e Tecnologia.
	
	C
	Biotecnologia e Engenharia genética.
Você acertou!
	
	D
	Genética e Tecnologia.
	
	E
	Tecnologia e Engenharia.
�
Questão 2/10
As pesquisas em Biotecnologia e Engenharia Genética ao mesmo tempo em que trazem benefícios ao ser humano, podem ser empregadas de forma errada e causar problemas éticos. Assinale a alternativa que representa uma forma de emprego errado destas pesquisas.
	
	A
	Na utilização de clones para tratamentos médicos.
	
	B
	Na produção de clones de organismos inteiros.
Você acertou!
	
	C
	Na produção de novos medicamentos.
	
	D
	Na produção de produtos biodegradáveis.
	
	E
	Na comercialização de produtos transgênicos testados e aprovados.
�
Questão 3/10
Analise as proposições a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, o que é Biotecnologia.
	
	A
	Técnica que utiliza apenas os conhecimentos da genética para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.
	
	B
	Técnica que utiliza apenas os conhecimentos da embriologia para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.
	
	C
	Técnica que utiliza apenas os conhecimentos da microbiologia para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.
	
	D
	Técnica que utiliza apenas os conhecimentos multidisciplinares para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.
Você acertou!
	
	E
	Técnica que utiliza apenas os conhecimentos da bioquímica para melhorar a compreensão sobre um organismo tornando-o útil para várias áreas e para sua comercialização.
�
Questão 4/10
Analise as proposições a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, o que é Engenharia Genética.
	
	A
	É o processo que impede a manipulação do DNA de um microrganismo através da utilização da técnica da extração do DNA.
	
	B
	É o processo que permite a manipulação do DNA de uma planta através da utilização da técnica da extração do DNA.
	
	C
	É o processo que permite a manipulação do DNA de um microrganismo através da utilização da técnica do DNA recombinante.
Você acertou!
	
	D
	É o processo que impede a manipulação do DNA de uma planta através da utilização da técnica do DNA recombinante.
	
	E
	É o processo que impede a manipulação do DNA de um animal através da utilização da técnica da extração do DNA.
�
Questão 5/10
Assinale a alternativa que representa o que é um organismo transgênico.
	
	A
	É o organismo que teve seu DNA inalterado mesmo depois da inserção de partes de moléculas de DNA originados de outro organismo.
	
	B
	É o organismo que teve seu DNA alterado pela retirada de partes desta molécula.
	
	C
	É o organismo que teve seu DNA inalterado mesmo depois da retirada de partes desta molécula.
	
	D
	É o organismo do qual se retira uma parte do seu DNA que, é inserida na molécula de DNA de outro organismo.
	
	E
	É o organismo que teve seu DNA alterado pela inserção de partes de moléculas de DNA originados de outro organismo.
Você acertou!
�
Questão 6/10
Assinale a alternativa que representa, corretamente a sequência de etapas para a extração do DNA da mucosa bucal.
	
	A
	Higienizar a boca; raspar a mucosa; fazer bochecho com água e açúcar; despejar o bochecho num tubo eppendorf; adicionar sal; adicionar detergente neutro; aquecer; colocar o líquido num tubo de ensaio; adicionar álcool.
Você acertou!
	
	B
	Raspar a mucosa; fazer bochecho com água e açúcar; higienizar a boca; despejar 5ml do bochecho num tubo eppendorf; adicionar detergente neutro; adicionar sal; colocar o líquido num tubo de ensaio; adicionar álcool; aquecer.
	
	C
	Fazer bochecho com água e açúcar; raspar a mucosa; higienizar a boca; despejar 5ml do bochecho num tubo eppendorf; aquecer; adicionar sal; adicionar detergente neutro; adicionar álcool; colocar o líquido num tubo de ensaio.
	
	D
	Adicionar sal; adicionar detergente neutro; adicionar álcool; higienizar a boca; fazer bochecho com água e açúcar; raspar a mucosa; despejar 5ml do bochecho num tubo eppendorf; aquecer; colocar o líquido num tubo de ensaio.
	
	E
	Raspar a mucosa; adicionar sal; adicionar detergente neutro; adicionar álcool; fazer bochecho com água e açúcar; higienizar a boca; colocar o líquido num tubo de ensaio; aquecer; despejar 5ml do bochecho num tubo eppendorf.
�
Questão 7/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, a finalidade de aprender e ensinar pelo lúdico.
	
	A
	O lúdico estabelece uma rotina na sala de aula e torna os alunos impacientes.
	
	B
	O lúdico permite fugir da rotina da sala de aula e exercita a criatividade do aluno.
Você acertou!
	
	C
	O lúdico inibe a criatividade dos alunos e desestimula o trabalho em equipe.
	
	D
	O lúdico torna os alunos impacientes e inibe a criatividade dos alunos.
	
	E
	O lúdico desestimula o trabalho em equipe e estabelece uma rotina na sala de aula.
�
Questão 8/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, uma regra do jogo das caixinhas.
	
	A
	Cada equipe deve receber a metade de um conjunto de caixinhas.
	
	B
	O professor só é responsável apenas por marcar o tempo do jogo.
	
	C
	Na sala deve existir apenas uma equipe.
	
	D
	O professor deve marcar o tempo e conferir os pontos das equipes.
Você acertou!
	
	E
	A equipe vencedora será a que encaixar corretamente menos caixinhas.
�
Questão 9/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, a função educacional do jogo para Schwartz (1998).
	
	A
	Propiciar prazer.
	
	B
	Propiciar diversão.
	
	C
	Complementar o conhecimento do indivíduo
Você acertou!
	
	D
	Propiciar emoção.
	
	E
	Complementar a hora do recreio.
�
Questão 10/10
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa, corretamente, o que é um organismo produtor.
	
	A
	É o organismo que se alimenta de plantas.
	
	B
	É o organismo que se alimenta de outros animais.
	
	C
	É o organismo que se alimenta de plantas e de animais.
	
	D
	É o organismo que se alimenta de plantas e animais mortos.
	
	E
	É o organismo que produz o próprio alimento por fotossíntese.
Você acertou!
Questão 1/10
Analise a questão de prova que se segue.
“.... este ramo do conhecimento analisa a organização do espaço em função da apropriação dos recursos naturais e da transformação dos bens em mercadorias em uma sociedade..”
ANDRADE, Manuel Correia. Geografia Econômica. Editora Atlas, 10 ed.pg. 16.
O texto acima refere-se ao estudo da:
• geografia urbana
• geografia econômica
• geografia política
• geografia dos transportes
• geografia socioambiental
Esta questão exige que tipo de raciocínio?
	
	A
	Comparação de conceitos diversos para resolução de um problema.
	
	B
	Capacidade de utilizar um conceito em contextos diferentes.
	
	C
	Reconhecimento de um conceito (memorização).
Você acertou!
	
	D
	Reflexão sobre um conceito (análise).
	
	E
	Julgamento do valor do conteúdo estudado para um propósito específico.
�
Questão 2/10
Uma boa questão objetiva é composta por contextualização, comando e alternativas. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquelas que descrevem corretamente as características e a função da contextualização.
I. A contextualização precisa estar coerente com o conteúdo e ser realmente útil para a resolução da questão, embora não deva induzir a resposta.
II. O texto da contextualização deve conter a resposta da questão, seja de forma explícita ou nas entrelinhas.
III. O objetivo da contextualização é ajudar o aluno a se situar em relação ao conteúdo em questão, mobilizando os conhecimentos e habilidades necessários para sua resolução.
São corretas:
	
	A
	Apenas I
	
	B
	Apenas II
	
	C
	Apenas I e III
Você acertou!
	
	D
	Apenas III
	
	E
	Apenas II e III
�
Questão 3/10
Analise as afirmativas abaixo e assinale aquelas que sugerem “dicas” adequadas para a resolução de questões com sucesso:
I. Leia cuidadosamente a contextualização e o comando da questão, certificando-se que realmente compreendeu seu conteúdo.
II. Responda de acordo com o conhecimento técnico, teórico, da área e não tomando por referência o senso comum.
III. Calcule quanto tempo necessitará para cada questão dividindo o tempo total pelo número de questões. Não ultrapasse o tempo de cada questão, sob risco de não consegui concluir a prova.
IV. Tendo encontrado a alternativa correta à pergunta, assinale-a e não leia as demais alternativas, para não ficar em dúvida.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Apenas I e IV
	
	B
	Apenas II e III
	
	C
	Apenas I e II
Você acertou!
	
	D
	Apenas III e IV
	
	E
	Apenas II e IV
�
Questão 4/10
As questões de ASSERÇÃO e RAZÃO são compostas por duas asserções (afirmativas que podem ser verdadeiras ou falsas) ligadas entre si pela expressão PORQUE (razão). A seguir há uma chave de resposta em que são apresentadas as alternativas de respostas, constantes de afirmativas verdadeiras e falsas e a relação de causalidade entre elas. Analise as dicas abaixo e assinale as que são úteis para resolver este tipo de questão:
I. Analise cuidadosamente cada assertiva (afirmação) e verifique se cada uma delas é correta ou não.
II. Verifique se o conteúdo de cada uma das assertivas é adequado ao vivenciado na prática.
III. Verifique se há relação de causa e efeito entre as assertivas (afirmações).
IV. Analise a redação das assertivas, pois elas sempre trazem dicas de qual é a resposta correta.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Apenas I e IV
	
	B
	Apenas II e III
	
	C
	Apenas I e III
Você acertou!
	
	D
	Apenas III e IV
	
	E
	Apenas II e IV
�
Questão 5/10
A questão que se segue é de ASSERÇÃO e RAZÃO. Podemos observar que a palavra PORQUE está em destaque. Qual o motivo para isso?
I. O e-commerce e outros meios de pagamento eletrônicos são consideradas oportunidades de expansão no marketing de varejo
PORQUE
II. Proporcionam grandes benefícios para as empresas como redução de custos e maior segurança nas vendas.
A respeito das assertivas, assinale a opção correta.
a) As assertivas I e II são proposições excludentes.
b) A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
c) A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
d) As duas assertivas são verdadeiras, porém uma não complementa e justifica a outra.
e) As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.
	
	A
	A palavra PORQUE expressa a relação de causa e efeito entre as afirmações e para responder à questão precisamos verificar se realmente existe esta relação.
Você acertou!
	
	B
	A palavra PORQUE está em destaque pois demonstra que sempre a segunda afirmação está relacionada à primeira.
	
	C
	A palavra PORQUE poderia
ser substituída por outras, tais como QUANDO, EXCETO QUANDO, SEMPRE QUE...
	
	D
	A palavra PORQUE aparece nesta posição devido às regras de elaboração de questões emanadas do Ministério da Educação para o ENADE.
	
	E
	Não há nenhuma razão específica para a palavra PORQUE estarem destaque, trata-se apenas de diagramação.
�
Questão 6/10
Analise as afirmativas:
I. As questões discursivas permitem que você expresse pensamentos, raciocínios e integração de conhecimentos e tendem a exigir níveis mais elaborados de raciocínio
PORQUE
II. Apresentam uma situação-problema ou um estudo de caso em que nosso papel é construir a resposta, com originalidade, mas de maneira coerente com o conteúdo abordado no decorrer da disciplina
A respeito das afirmativas assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras, porém uma não complementa e justifica a outra.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.
Você acertou!
�
Questão 7/10
Analise a questão discursiva que se segue:
Agora, assinale a alternativa que descreve corretamente o que é pedido nesta questão:
	
	A
	O texto deve ser dissertativo; o tema se refere às relações de poder entre homens e mulheres; deve-se citar a premiação de Malala Yousafzai relacionando-o com o direito das meninas à educação.
	
	B
	O texto deve ser dissertativo; o tema é o direito das meninas à educação; deve-se abordar como exemplos a premiação de Malala Yousafzai e relações de poder entre homens e mulheres.
	
	C
	Pode-se escrever qualquer tipo de texto descrevendo a de Malala Yousafzai esua importância para a transformação das relações de poder entre homens e mulheres.
	
	D
	O texto deve ser dissertativo; o tema é a premiação de Malala Yousafzai; deve-se abordar o direito das meninas à educação e as relações de poder entre homens e mulheres.
Você acertou!
	
	E
	O tipo de texto vai depender de como o aluno abordará o tema; seu tema é a premiação de Malala Yousafzai; deve-se abordar a violência do atentado sofrido por esta jovem e sua luta em prol do direito à educação das mulheres.
�
Questão 8/10
Imagine a seguinte situação: Luciana é aluna de um curso superior na modalidade EAD e está enfrentando algumas dificuldades para responder com sucesso às questões discursivas que deve fazer no ambiente virtual a cada final de módulo. Geralmente, quando chega o feedback das avaliações não consegue nem metade da nota e o professor que corrigiu tem mandado a seguinte mensagem: “Atenção, você fugiu do tema e da tipologia textual solicitada nesta questão”.  Coloque-se no papel de um tutor que deseja ajudar Luciana a ter mais sucesso ao resolver questões discursivas. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que descreve corretamente algumas dicas que o tutor poderia dar a esta aluna a partir do feedback do professor corretor:
	
	A
	Prezada Luciana: para ter sucesso ao responder uma questão discursiva você deve redigir o texto antes no papel, corrigir a ortografia e depois passar para o ambiente virtual. Assim você evita os erros e com certeza terá muito mais sucesso nas próximas vezes!
	
	B
	Luciana: lembre-se também de tomar cuidado com o uso da língua padrão (ortografia, concordância, coerência, coesão), além de que todo texto precisa ter início (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão). Provavelmente você não contemplou estes pontos na sua resposta.
	
	C
	Prezada Luciana: responder questões discursivas é difícil mesmo, pois cada um tem uma opinião diferente sobre os assuntos perguntados. Sugiro que você entre em contato com a equipe de correção e solicite revisão de prova, demonstrando como sua opinião está correta em relação ao tema solicitado.
	
	D
	Prezada Luciana: as questões discursivas exigem muita concentração de quem as responde, principalmente porque temos que entender qual era o objetivo e a resposta que espera quem a formulou. Por isso, imagine-se na cabeça do professor que formulou a questão e responda o que você acha que ele espera ouvir (ler).
	
	E
	Luciana: ao resolver este tipo de questão preste muita atenção no enunciado, ou seja, no que está sendo solicitado. Verifique que geralmente este tipo de questão pede um texto dissertativo, e que as questões já determinam o que devemos colocar na resposta (número de itens, de linhas, aspectos a abordar, etc.). Você tem certeza que observou estes pontos na sua resposta?
Você acertou!
�
Questão 9/10
“Atualmente as questões de prova têm sido cada vez mais contextualizadas, exigindo outras habilidades para além da memorização de conceitos e dados”. Tendo em mente a afirmação acima, analise as afirmativas abaixo e assinale V para aquelas que justificam as razões para isso e F para as que são falsas em relação a este mesmo pensamento.
• A contextualização das questões tem o objetivo de dificultar a aprovação do aluno, tendo em vista que o mercado de trabalho não tem como absorver todos os formados.
• Na atualidade a memorização não basta para o sucesso, pois qualquer profissional precisa estar apto a resolver problemas novos, que surgirão na prática profissional, mas que não podem ser previstos de antemão.
• Com o surgimento do ENADE (Exame Nacional de Cursos), o MEC tem exigido das instituições de ensino superior que utilizem este tipo de avaliação, que é considerado modelo internacional de qualidade.
• As questões contextualizadas têm o objetivo de avaliar a capacidade de compreensão, reflexão e aplicação, essenciais para a vida profissional e cidadã num mundo complexo como é o nosso.
• A contextualização e a interdisciplinaridade das questões de prova são elementos exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de todos os cursos de graduação.
A ordem correta é:
	
	A
	V, F, F, F, V
	
	B
	V, V, F, F, V
	
	C
	F, F, V, F, V
	
	D
	V, V, F, V, F
	
	E
	F, V, F, V, F
Você acertou!
�
Questão 10/10
Analise as assertivas:
I. As questões contextualizadas têm o objetivo de avaliar a capacidade de compreensão, reflexão e aplicação, já que colocam uma situação problema ou um caso para ser analisado.
PORQUE
III. São cada vez mais utilizadas em concursos públicos, seleção de vagas para o setor privado e também compõem o ENADE.
A respeito das afirmativas assinale a opção correta:
	
	A
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras, porém a segunda não justifica a primeira.
Você acertou!
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A convergência explosiva do computador e das telecomunicações foi muito rapidamente criando uma gigantesca rede plenetária de troca de informações. Cada vez se produz mais informação, surgem mais empregos cuja tarefa é informar, mais pessoas dependem da informação para viver.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 18.
O livro aborda a relação entre três conceitos: cultura participativa, inteligência coletiva e convergência.
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula e no artigo sobre a obra Cultura da Convergência, analise as afirmativas a seguir referente à Cultura Participativa citada pelo autor: 
I. Refere-se a fãs e outros consumidores que são convidados a participar ativamente da criação e da circulação de novos conteúdos.
II. Envolve não ter
limites para a expressão artística.
III. É um termo adotado por Pierre Levy para se referir à capacidade de comunidades virtuais alavancar o conhecimento e a especialização de seus membros.
IV. Envolve não ter limites para a participação cidadã.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
Você acertou!
Comentário: A cultura participativa é a cultura em que fãs e outros consumidores são convidados a participar ativamente da criação e da circulação de novos conteúdos. A cultura participativa envolve não ter limites para a expressão artística e participação cidadã; um forte apoio para compartilhar criações uns com os outros; a orientação informal em que o que é conhecido pelos mais experientes é repassada para os novatos; e quando os membros acreditam que suas contribuições importa; e quando os membros sentem algum grau de conexão social com os outros, se importam com o que os outros pensam sobre suas criações. (p. 01 – 02)
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	II e IV apenas.
�
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Todavia, nesses últimos anos parece estar se iniciando, por assim dizer, uma ‘revolução dentro da revolução’ a partir do surgimento de novas mídias. Em termos mais específicos, as inovações no campo da tecnologia da informação vêm permitindo a modificação de diversos processos que se complementam e se retroalimentam.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 07.
O livro aborda a relação entre três conceitos: cultura participativa, inteligência coletiva e convergência.
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula e no artigo sobre a obra Cultura da Convergência, analise as afirmativas a seguir referente à Convergência citada pelo autor: 
I. É um termo adotado por Pierre Levy para se referir à capacidade de comunidades virtuais alavancar o conhecimento e a especialização de seus membros.
II. Refere-se a fãs e outros consumidores que são convidados a participar ativamente da criação e da circulação de novos conteúdos.
III. Se refere a fluxos de conteúdos através de várias plataformas de mídia.
IV. Está associada à maneira como a informação é recebida, processada e reelaborada pelas pessoas
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Você acertou!
Comentário: A convergência se refere a fluxos de conteúdos através de várias plataformas de mídia, a cooperação entre múltiplas indústrias midiáticas, interstícios entre antigas e novas mídias. O ponto central para o autor é que a convergência de mídias não ocorre nas máquinas, na tecnologia, mas sim “nos cérebros dos consumidores individuais e em suas interações sociais com os outros”. Ou seja, devemos enxergar a convergência a partir da relação cruzada – e interconectada – que as pessoas passam a ter com as mídias. A convergência está associada à maneira como a informação é recebida, processada e reelaborada pelas pessoas. (p. 02) 
Comentário: A convergência se refere a fluxos de conteúdos através de várias plataformas de mídia, a cooperação entre múltiplas indústrias midiáticas, interstícios entre antigas e novas mídias. O ponto central para o autor é que a convergência de mídias não ocorre nas máquinas, na tecnologia, mas sim “nos cérebros dos consumidores individuais e em suas interações sociais com os outros”. Ou seja, devemos enxergar a convergência a partir da relação cruzada – e interconectada – que as pessoas passam a ter com as mídias. A convergência está associada à maneira como a informação é recebida, processada e reelaborada pelas pessoas. (p. 02) 
Comentário: A convergência se refere a fluxos de conteúdos através de várias plataformas de mídia, a cooperação entre múltiplas indústrias midiáticas, interstícios entre antigas e novas mídias. O ponto central para o autor é que a convergência de mídias não ocorre nas máquinas, na tecnologia, mas sim “nos cérebros dos consumidores individuais e em suas interações sociais com os outros”. Ou seja, devemos enxergar a convergência a partir da relação cruzada – e interconectada – que as pessoas passam a ter com as mídias. A convergência está associada à maneira como a informação é recebida, processada e reelaborada pelas pessoas. (p. 02)
Comentário: A convergência se refere a fluxos de conteúdos através de várias plataformas de mídia, a cooperação entre múltiplas indústrias midiáticas, interstícios entre antigas e novas mídias. O ponto central para o autor é que a convergência de mídias não ocorre nas máquinas, na tecnologia, mas sim “nos cérebros dos consumidores individuais e em suas interações sociais com os outros”. Ou seja, devemos enxergar a convergência a partir da relação cruzada – e interconectada – que as pessoas passam a ter com as mídias. A convergência está associada à maneira como a informação é recebida, processada e reelaborada pelas pessoas. (p. 02)
�
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
É a atual convergência das mídias no mundo ciber, na coexistência com a cultura das mídias e com a cultura de massas, juntamente com as culturas precedentes
“É a atual convergência das mídias no mundo ciber, na coexistência com a cultura das mídias e com a cultura de massas, juntamente com as culturas precedentes, a oral, a escrita e a impressa, todas ainda vivas e ativas, que tem sido responsável pelo nível de exacerbação que a densa rede de produção e circulação de bens simbólicos atingiu nossos dias e que é uma das marcas registradas da cultura digital.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 26.
O autor Henry Jenkins tem por objetivo a troca de ideias sobre as transformações midiáticas e a ampliação de diálogos públicos sobre cultura popular e vida contemporânea. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula e no artigo sobre a obra Cultura da Convergência, qual é a ideia central?
	
	A
	Enfatiza que a cultura da convergência está possibilitando novas formas de participação e colaboração.
Você acertou!
Comentário: A ideia central da obra enfatiza que a cultura da convergência está possibilitando novas formas de participação e colaboração. (p. 02)
Comentário: A ideia central da obra enfatiza que a cultura da convergência está possibilitando novas formas de participação e colaboração. (p. 02)
	
	B
	Enfatiza a transformação no modo como os meios de comunicação operam.
	
	C
	O acesso desigual às oportunidades, experiências, habilidades e conhecimento que irá preparar as pessoas para a participação plena no mundo de amanhã.
	
	D
	A relação entre três conceitos: cultura participativa, inteligência coletiva e convergência. 
	
	E
	Ressalta que a interação, a cultura participativa e a inteligência coletiva são fundamentais nesse percurso.
�
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Uma diferença significante entre informação e bens duráveis está na replicabilidade. Informação não é uma quantidade conservada. Se eu lhe dou informação, você a tem e eu também. Passa-se aí da posse para o acesso.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 18.
Na obra o autor preocupa-se em esclarecer os sentidos em que usa cada termo. Destacamos aqui alguns termos fundamentais para compreensão da obra: a mídia, a transmídia, a interatividade
e a participação. 
Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula e no artigo sobre a obra Cultura da Convergência, qual afirmativa a seguir refere-se à interatividade citada pelo autor?
	
	A
	É utilizada como sinônimo de meios de comunicação. 
	
	B
	Significa continuidade e criação de narrativas em diferentes mídias, integra múltiplos textos para criar uma narrativa ampla que não pode ser contida em uma única mídia. 
	
	C
	Refere-se ao modo que uma nova tecnologia de mídia foi planejada para responder ao feedback do consumidor. 
Você acertou!
Comentário: A interatividade refere-se ao modo que uma nova tecnologia de mídia foi planejada para responder ao feedback do consumidor. (p. 02)
	
	D
	É abordada como mais ilimitada, menos controlada pelos produtores de mídia e mais controlada pelos consumidores de mídia, moldada pelos protocolos sociais e culturais.  
	
	E
	Está associada à maneira como a informação é recebida, processada e reelaborada pelas pessoas.
�
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A cibercultura está umbilicalmente ligada à mundialização em curso e às mudanças culturais, sociais e políticas induzidas pela mesma. Ela apóia-se sobre os esquemas mentais, modos de apropriação social, práticas estatísticas muito diferentes das que conhecíamos até agora.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLARES, F. (org.) Novas mídias digitais (audiovisual, games e música): impactos políticos, econômicos e sociais. Rio de janeiro: E-papers, 2008. p. 28.
Catapan (2001) utiliza um termo para referir-se as tecnologias de comunicação que ocorrem com o acesso à internet e por meio de dispositivos eletrônicos como computador, tablets e celulares smartphones. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados na aula, qual afirmativa a seguir refere-se ao termo citada pelo autor?
	
	A
	Tecnologias de Comunicação E-learning.
	
	B
	Tecnologias da Comunicação e Informação.
	
	C
	Tecnologias Assistivas.
	
	D
	Tecnologias de Comunicação Digital.
Você acertou!
Comentário: O termo utilizando por Catapan (2001) para referir-se as tecnologias de comunicação que ocorrem com o acesso à internet e por meio de dispositivos eletrônicos como computador, tablets e celulares smartphones é “Tecnologias de Comunicação Digital”. (slide 06)
	
	E
	Tecnologias Assistivas Existentes.
�
Questão 6/10
A TCD está, cada vez mais, provocando transformações radicais em todas as dimensões da existência. As interseções que se estabelecem entre a pedagogia e a TCD, nos processos de ensino-aprendizagem, provocam transformações evidentes na Ambiência Pedagógica. Estas podem alterar radicalmente o processo ensino-aprendizagem se forem exploradas a partir de pressupostos pedagógicos que se definem pela concepção de um novo modo do saber e um novo modo do apreender.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.abed.org.br/congresso2003/docs/anais/TC46.pdf 
A intersecção entre as áreas de pedagogia e de tecnologia tem como proposta as seguintes alternativas:
I. Desenvolver um trabalho pedagógico em torno da linguagem dos algoritmos.
II. Observar o modo de ser, do saber e do apreender na cultura da comunicação tecnológica. 
III. Identificar as implicações da tecnologia de comunicação digital no processo de ensino-aprendizagem. 
IV. Corrigir os processos de produção da existência humana a fim de que se domine o universo da cibercultura. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
Você acertou!
Comentário: Ao analisar as intersecções entre as áreas de pedagogia e tecnologia pretende-se não só apreender a linguagem dos algoritmos mas, sobretudo, analisar suas implicações nos processos de produção histórica do sujeito contemporâneo, de forma singular nos processos de construção de conhecimento que se efetua no trabalho pedagógico, no movimento de aprendizagem. Esta é uma pesquisa exploratória desenvolvida para observar o modo do ser, do saber e do apreender na imanência da cibercultura, identificando-se as implicações da TCD no processo de ensino-aprendizagem. (p. 4)
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
�
Questão 7/10
O mundo da comunicação digitalizada formaliza-se com maior agilidade, pois se sustenta na codificação da informação e na comunicação da mensagem por diferentes formas de linguagem. A educação, por sua vez, não prescinde da informação e do processo de comunicação, mas se diferencia desses pelo objetivo de potencializar a construção conceitual a partir da interpretação da informação e da reelaboração da mensagem, isto é, pelo compromisso com a construção de novos conhecimentos.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.abed.org.br/congresso2003/docs/anais/TC46.pdf 
Com relação aos conceitos de informação e conhecimento, podemos afirmar que:
	
	A
	Conhecimento e informação são palavras sinônimas, pois a partir de um obtém-se o outro.
	
	B
	O conhecimento é diferente da informação pois o conhecimento é um processo mais amplo que envolve interpretação e reelaboração de informações.  
Você acertou!
Comentário: O conhecimento é diferente da informação pois o conhecimento é um processo mais amplo que envolve interpretação e reelaboração de informações. (p.5)
Comentário: O conhecimento é diferente da informação pois o conhecimento é um processo mais amplo que envolve interpretação e reelaboração de informações. (p.5)
	
	C
	Com o avanço tecnológico e, consequentemente do acesso à informação, que veicula em velocidade extraordinária no cenário global, é importante compreendermos que os conhecimentos estão acessíveis em todo lugar, em lugares estáticos, como em anos anteriores. 
	
	D
	Conhecimento é a mesma coisa que informação. Constrói-se conhecimento a partir de uma informação recebida. 
	
	E
	Obter o máximo de informações no mundo virtual significa ter conhecimentos fundamentais para o crescimento e a ampliação de aprendizagem.
�
Questão 8/10
A celeridade das transformações técnico-científicas provoca alterações radicais no panorama econômico, social e cultural, impondo uma revisão profunda nos processos emergentes de produção da existência. As novas tecnologias e as novas formas de organização do trabalho estão acompanhadas de uma reestruturação sem precedentes nos processos de formação do homem.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.abed.org.br/congresso2003/docs/anais/TC46.pdf 
Com relação às TCD (Tecnologias de Comunicação Digital) podemos afirmar que:
I. A comunicação digital é caracterizada pela fluidez e simultaneidade com que veicula as informações. 
II. Ao acessarmos as informações da internet é correto retirarmos dados, copiando e colando ideias de alguém, sem creditar esta pessoa. 
III. Ao utilizarmos as TCD faz-se necessário estarmos atentos e fazermos uma leitura crítica das informações que recebemos por meio do uso dessa ferramenta. 
IV. As novas formas de comunicação geradas pela TCD nas modalidades www, videoconferência e software eliminam outras dinâmicas vivenciadas ao longo do tempo na construção do conhecimento. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
Você acertou!
Comentário:A comunicação digital diferencia-se pelo caráter de fluidez, celeridade e simultaneidade com que se veiculam as informações. É cada vez maior a necessidade de atenção, criticidade e ação mental rápida para evitar o equívoco, tão comum hoje, de se colar informação e conhecimento. Comentário:A comunicação digital diferencia-se pelo caráter de fluidez, celeridade e simultaneidade com que se veiculam as informações. É cada vez maior
a necessidade de atenção, criticidade e ação mental rápida para evitar o equívoco, tão comum hoje, de se colar informação e conhecimento. 
Comentário:A comunicação digital diferencia-se pelo caráter de fluidez, celeridade e simultaneidade com que se veiculam as informações. É cada vez maior a necessidade de atenção, criticidade e ação mental rápida para evitar o equívoco, tão comum hoje, de se colar informação e conhecimento.
	
	E
	III e IV apenas.
�
Questão 9/10
Tecnologia da informação, segundo Le Coadic (2004, p. 84), é o estudo científico das técnicas de informação - conjuntos de processos metódicos, os quais baseiam-se ou não “[...] em conhecimentos científicos, empregados na produção, tratamento, comunicação, uso e armazenamento de informações”. Atualmente, é impossível não relacionar tais ações à proposta de inteligência coletiva.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/pci/v18n4/10.pdf
O conceito de Inteligência Coletiva na abordagem de Levy (2003) refere-se a:
	
	A
	Reconhecimento das habilidades que se distribuem nos indivíduos, a fim de coordená-las para serem usadas individualmente. 
	
	B
	Utilização das tecnologias da informação e comunicação nos ambientes educativos.
	
	C
	Capacidade de comunidades virtuais alavancar o conhecimento e a especialização de seus membros, geralmente pela colaboração e discussão em larga escala.
Você acertou!
Comentário: Capacidade de comunidades virtuais alavancar o conhecimento e a especialização de seus membros, geralmente pela colaboração e discussão em larga escala. (slide 19)
	
	D
	Utilização de técnicas e práticas em informação baseadas no trabalho individual e o gerenciamento de informação.
	
	E
	O trabalho com as tecnologias, torna o contato com as pessoas muito lento.
�
Questão 10/10
Segundo Serra, Silva e Soares (2008), precisamos prover os meios e ferramentas para que o professor incorpore à sua prática pedagógica, ou seja, nos planejamentos de aula, as tecnologias digitais e interativas. Assim como, também passe a desenvolver e utilizar recursos educacionais, de modo a promover a mediação do ensino-aprendizagem com os mais variados meios.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT1/INTEGRACAO_DE_RECURSOS.pdf
A mediação tecnológica tem papel fundamental em termos de desenvolvimento das competências profissionais mediada por tecnologias. Com relação a esse contexto, estão corretas as afirmativas:
I. A inserção de recursos educacionais digitais no processo de ensino-aprendizagem como mediadores do conhecimento escolar, científico-tecnológico, dificulta o desenvolvimento de novas aprendizagens dos educandos pois nem todos têm acesso às tecnologias de comunicação digital.
II. Novos recursos advindos das tecnologias de comunicação digital foram criados sem objetivo educacional mas pouco a pouco passaram a fazer parte do cotidiano educacional.
III. Uma das inovações dos sites educacionais brasileiros é a oferta de cursos online com foco na aprendizagem dos sujeitos.
IV. Os cursos abertos podem ser uma opção educacional que responde às necessidades de inclusão social e democratização do acesso ao ensino, objetivos prioritários das políticas educacionais brasileiras.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
Você acertou!
 
Comentário: Há muitas inovações advindas das tecnologias de comunicação digital, muitos recursos são criados sem o objetivo educacional, contudo passaram a integrar o cotidiano educacional (slide 29). Em 2015 uma das inovações com foco na aprendizagem, é a oferta de cursos MOOCS ( MOOC - Massive Open Online Courses) em sites educacionais brasileiros (slide 30) Os cursos abertos permitem acesso a conteúdos de qualidade para um maior número de estudantes (slide 31)
Comentário: Há muitas inovações advindas das tecnologias de comunicação digital, muitos recursos são criados sem o objetivo educacional, contudo passaram a integrar o cotidiano educacional (slide 29). Em 2015 uma das inovações com foco na aprendizagem, é a oferta de cursos MOOCS ( MOOC - Massive Open Online Courses) em sites educacionais brasileiros (slide 30) Os cursos abertos permitem acesso a conteúdos de qualidade para um maior número de estudantes (slide 31)
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
A idéia de desenvolvimento comunitário como programa governamental surgiu no período pós-guerra, com a divisão do mundo nos blocos capitalista e socialista, e com o início da guerra fria, como estratégia dos países capitalistas para garantir sua ordem social. Fundamentando-se na idéia de que a pobreza tornava os povos receptivos à propaganda comunista e de que a ajuda aos povos subdesenvolvidos reverteria em benefícios econômicos aos EUA , a ação prática proposta para o desenvolvimento comunitário consistia na implementação de programas de assistência técnica e social nos países pobres, principalmente na América Latina.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,6.
Qual era a estratégia dos países capitalistas para garantir a ordem social?
	
	A
	O desenvolvimento comunitário consistia na implementação de programas de combate a fome nos países pobres, principalmente na América Latina.
	
	B
	Desenvolvimento comunitário consistia na implementação de programas de assistência técnica e social nos países pobres, principalmente na América Latina.
Você acertou!
Comentário:Essa alternativa está correta porque foi o caminho adotado pelos países capitalistas para garantir sua influência entre os países pobres e principalmente na America latina. (Texto Base p,6)
	
	C
	O desenvolvimento comunitário consistia na preparação de programas de militares nos países pobres,  principalmente na América Latina.
	
	D
	O desenvolvimento comunitário consistia no trabalho forçado de programas de sociais nos países pobres, principalmente na América Latina.
	
	E
	O desenvolvimento comunitário consistia no preparo de jovens dos países pobres, principalmente na América Latina.
�
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Com as mudanças políticas no Brasil a partir de 1964 e a conseqüente repressão aos movimentos sociais, as propostas de desenvolvimento comunitário tomaram novo rumo, passando ao contexto de “integração social” que via a participação popular como meio de “ajustar, cooptar, colaborar” com as diretrizes traçadas pelo estado em programas que passaram a privilegiar os aspectos quantitativos do desenvolvimento.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,6
De acordo com o texto básico quais foram as mudanças ocorridas no Brasil a partir de 1964?
	
	A
	Repressão aos movimentos sociais, as propostas de desenvolvimento comunitário tomaram novo rumo, desenvolvimento da integração social, apoio a participação popular, apoio a aspectos quantitativos de desenvolvimento.
Você acertou!
Comentário: Essa alternativa esta correta porque segue a idéia apresentada no texto, abordando mudanças ocorridas no Brasil a partir de 1964 e sua abrangência sobre o tema de desenvolvimento comunitário.
	
	B
	Revolução e movimentos sociais, seguindo o desenvolvimento comunitário tomaram novo rumo, desenvolvimento da integração social, apoio a participação popular.
	
	C
	Integração aos movimentos sociais, acompanhando
as propostas de desenvolvimento comunitário.
	
	D
	Tolerância aos movimentos sociais, seguindo suas propostas de ampliação do setor e outros quesitos abordados no período da revolução.
	
	E
	Fortalecimento dos movimentos sociais, e o desenvolvimento da integração social, apoio a participação militar e apoio a aspectos de desenvolvimento.
�
Questão 3/10
Leia o texto a seguir:
O que queremos dizer sobre desenvolvimento comunitário? No nosso entender é o processo através do qual a comunidade amadurece em relação a si mesma e a seus potenciais, rompe seus casulos e se transforma em novas possibilidades de ser. A comunidade pré-existe ao técnico ou ao programa. Para o bem e para o mal, sua história, sua trajetória, seus significados, nos precedem,configurando cada uma delas como ser único.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,8
De acordo com o texto o que queremos dizer sobre o desenvolvimento comunitário?
	
	A
	É o processo através do qual a comunidade amadurece em relação a si mesma e a seus potenciais, rompe seus casulos e se transforma em novas possibilidades de ser.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o texto sugerido o desenvolvimento comunitário é um processo onde eterminada comunidade se desenvolve e amadurece com relação a si mesma, descobre seus potenciais e rompe com as barreiras que impedem seu desenvolvimento.
	
	B
	É um sistema em que a comunidade começa a perceber sua história presente, passada e futura.
	
	C
	É o processo comunitário em que a comunidade ultrapassa sua relação consigo  mesma.
	
	D
	É projeto que se desenvolve no âmbito comunitário, procurando atender a interesses pessoais e outras questões.
	
	E
	É a forma da comunidade absorver o que se passa ao redor dela mesma e as influências políticas e governamentais.
�
Questão 4/10
O termo comunidade tem sido freqüentemente utilizado por sociólogos para caracterizar uma forma fundamental de agrupamento primário. Embora haja uma ampla variedade na compreensão do conceito, ora opondo-o à sociedade (Tönnies), ora limitando-o a grupos pequenos (Chinoy), ora opondo espontaneidade à construção racional (Mac Iver), a maioria dos autores se refere a uma idéia de todo que Weber denomina ‘sentimento de nós’. 
Para este autor, comunidade se refere “a uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social(...) repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.” ( Weber, 1972, p.25).
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,8
Segundo Weber, qual é o sentido de comunidade?
	
	A
	É uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social, repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.” ( Weber, 1972, p.25).
Você acertou!
Comentário: Segundo Weber existe um sentimento de nós, onde é desenvolvido um sentimento subjetivo onde os participantes desenvolvem um sentimento de pertencimento afetivo ou tradicional ao mesmo grupo.
	
	B
	É uma aão social quando e na medida em que a atitude na conjuntura social, repousa no sentimento subjetivo dos participantes de participação(afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.”
	
	C
	É uma intervenção social proporcionada pelo estado a favor dos interesses dos indivíduos.
	
	D
	É uma relação comunitária desenvolvida por projetos efetuados por determinados lideres que buscam ações apenas relacionadas com interesses motivados por setores da sociedade.
	
	E
	É uma relação social quando e na medida em que a atitude dos indivíduos desemboca em tarefas corriqueiras e produção intelectual e cultural de seus adeptos.
�
Questão 5/10
Leia o texto a seguir:
Para Castells, existem três formas e origens de construção de identidade: identidade legitimadora; identidade de resistência; identidade de projeto. A primeira destas – identidade legitimadora – é introduzida por instituições dominantes no intuito de expandir e racionalizar sua dominação, como, por exemplo, o nacionalismo.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,9
Para Castells, quais são as três formas de origens de construção de identidade?
	
	A
	Identidade legitimadora; identidade de resistência; identidade de projeto
Você acertou!
comentário: Para Castells existem as três formas básicas para a construção de identidade com intuito de fortalecimento das ações comunitárias.
	
	B
	Identidade pura, identidade fortalecedora, identidade dos projetos
	
	C
	Identidade do individuo, identidade do projeto, identidade das ações
	
	D
	Identidade da nação, identidade do bairro, identidade da cidade
	
	E
	Identidade propulsora, identidade de avanço, identidade de persuassão
�
Questão 6/10
Ainda segundo Castells, identidade de projeto acontece “quando os atores sociais constróem uma nova identidade capaz de redefinir sua posição na sociedade e, ao fazê-lo, de buscar a transformação de toda a sociedade. (1999,p.27).
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,9
Quando acontece a construção da identidade do projeto?
	
	A
	Para o autor, só este tipo de identidade é capaz de produzir “sujeitos”,entendidos como expressão de um “desejo de ser” aliado a uma história pessoal que atribui significado ao conjunto de experiências do indivíduo.
Você acertou!
Comentário: A formulação da identidade do projeto é capaz de formar sujeitos entendidos aliados a sua história pessoal que acaba influenciando na execução das ações pretendidas.
	
	B
	Para o autor, só este tipo de identidade é capaz de produzir “projetos”,conectados como expressão de um “desejo de pertencer” aliado a um projeto independente.
	
	C
	Para o autor, só este tipo de oportunidade é capaz de produzir “sujeitos”,entendidos como expressão de um “desejo de possuir” aliado a uma história pessoal que atribui significado ao conjunto de experiências do sujeito.
	
	D
	Para o autor, só este tipo de identidade é capaz de produzir “elementos”,sub-entendidos como expressão de um “desejo de pertencer” aliado a uma história pessoal que atribui significado ao conjunto de experiências da comunidade.
	
	E
	Para o autor, só este tipo de ação é capaz de produzir “sujeitos”,entendidos como expressão de um “desejo de ser” comprometido com as instituições de poder que existem na sociedade.
�
Questão 7/10
Leia o texto a seguir:
Conseguir que a população local se sinta parte do mesmo território e irmanada num conjunto de problemáticas comuns é o primeiro objetivo a ser buscado na estratégia metodológica do desenvolvimento comunitário. Embora esta construção se dê durante toda a intervenção, podendo se estender para além desta, este processo tem como lugar privilegiado as fases de articulação,mobilização e Ambiente Oficina, e como possíveis instrumentos a construção do diagnóstico , da visão de futuro e das diretrizes norteadoras da ação.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do
Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,13
Qual é o primeiro objetivo a ser buscado na estratégia metodológica do desenvolvimento comunitário?
	
	A
	Conseguir que projeto seja realizado em ambiente propricio.
	
	B
	Conseguir que a população local se sinta parte do mesmo território e irmanada num conjunto de problemáticas comuns.
Você acertou!
Comentário:Esse processo tem como lugar de ação o ambiente comunitário nas diversas fases de articulação, levando em conta a visão de futuro e das diretrizes norteadoras do projeto.
	
	C
	Conseguir que as instituições politico partidária desenvolvam ações comunitárias.
	
	D
	Conseguir que as pessoas envolvidas no projeto tenham um senso comum da sua existência em decorrência das medidas a serem tomadas.
	
	E
	Conseguir que a população local se sinta parte do mesmo território e irmanada num conjunto de problemáticas comuns sem levar em conta os abusos praticados em diferentes etapas de esenvolvimento dos referidos projetos comunitários.
�
Questão 8/10
Durante a fase de mobilização da comunidade, a visão do território pode sertrabalhada a partir do espaço imediatamente percebido, ampliando a localização deste para um contexto mais amplo. É interessante pedir aos produtores que desenhem o mapa da localidade. Freqüentemente, eles representarão as casas de seus vizinhos, os pontos d’água, e outros elementos significativos do seu cotidiano, sem, contudo, estender sua visão com relação ao município ou à região.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,14
Quais são os fatores incluídos na visão de território?
	
	A
	Representarão as casas de seus vizinhos, os pontos d’água, e outros elementos significativos do seu cotidiano, sem, contudo, estender sua visão com relação ao município ou à região.
Você acertou!
Comentário:A visão do território pode ser trabalhadas a partir do espaço imediato percebido ampliando a localização deste para um contexto mais amplo.
	
	B
	Representarão as casas da comunidade, os pontos de luz, e outros elementos significativos do seu espaço, sem, contudo, estender sua visão com relação ao município ou à região.
	
	C
	Representarão as cidades de seus vizinhos, os pontos d’água, e outros elementos políticos do seu cotidiano, sem, contudo, estender sua visão com relação ao município ou pais.
	
	D
	Representarão as vilas e sua região, as construções, e outros elementos significativos do seu cotidiano, sem, contudo, estender sua visão com relação ao município ou à região.
	
	E
	Representarão as pessoas da cidade, os pontos d’água, e outros elementos significativos do espaço geográfico, sem, contudo, estender sua visão com relação ao município ou à região.
�
Questão 9/10
A estruturação do mapa territorial é um elemento fundamental para construir o “sentido de nós” através do qual se formará o capital social do território. Neste sentido, vale dizer que a escolha do território não pode ser feita de forma aleatória, seguindo apenas os interesses institucionais, mas deve considerar os elementos de identidade pré-existentes, sejam eles um rio, uma reserva ambiental, uma história comum, traços culturais compartilhados ou outro qualquer, de modo que a escolha do território faça sentido para a população e as instituições locais.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,14
A estruturação do mapa territorial é um elemento fundamental para construir o que?
	
	A
	O sentido de comunidade
	
	B
	O sentido de sociedade
	
	C
	O sentido de participação
	
	D
	O sentido de integração
	
	E
	O sentido de nós, através do que se formará o capital social do território.
Você acertou!
Comentário: Neste sentido, vale dizer que a escolha do território não pode ser feita de forma aleatória, seguindo apenas os interesses institucionais, mas deve considerar os elementos de identidade pré-existentes, sejam eles um rio, uma reserva ambiental, uma história comum, traços culturais compartilhados ou outro qualquer, de modo que a escolha do território faça sentido para a população e as instituições locais.
�
Questão 10/10
Alguns instrumentos podem ser utilizados neste processo de capacitação:
a) Eventos com a finalidade de discutir as problemáticas sociais do território e que possibilitem elaborar coletivamente proposições referentes às mesmas, como ,por exemplo, as Conferências Municipais;
b) Eventos voltados ao fortalecimento da gestão social, instrumentalizando as organizações para a elaboração de políticas públicas, para a participação em conselhos e fóruns, para a concertação institucional e para a mobilização do território;
c) Eventos referentes à capacitação de dirigentes de organizações comunitárias no que diz respeito ao planejamento e à gestão participativa, nos quais se busque melhorar o processo interno de gerenciamento das mesmas, formar quadros de multiplicadores. Estes eventos podem ser massivos ou prestar atendimento individualizado a algumas destas organizações quando for o caso.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,15
Quais são os instrumentos usados no processo de capacitação?
	
	A
	Problemáticas sociais, Conferências Municipais, Gestão Social, Politicas Publicas, Conselhos e Fóruns, Gestão Participativa, Prestar atendimento individualizado.
Você acertou!
Comentário: a) Eventos com a finalidade de discutir as problemáticas sociais do território e que possibilitem elaborar coletivamente proposições referentes às mesmas, como ,por exemplo, as Conferências Municipais;
b) Eventos voltados ao fortalecimento da gestão social, instrumentalizando as organizações para a elaboração de políticas públicas, para a participação em conselhos e fóruns, para a concertação institucional e para a mobilização do território;
c) Eventos referentes à capacitação de dirigentes de organizações comunitárias no que diz respeito ao planejamento e à gestão participativa, nos quais se busque melhorar o processo interno de gerenciamento das mesmas, formar quadros de multiplicadores.
Estes eventos podem ser massivos ou prestar atendimento individualizado a algumas destas
organizações quando for o caso.
	
	B
	Problemáticas políticas, Conferências Estaduais, Gestão Politica, Politicas Publicas, Conselhos gestores, Gestão Participativa, Prestar atendimento individualizado.
	
	C
	Problemáticas regiliosas, Conferências Institucionais, Gestão Social, Politicas Publicas, Conselhos e Fóruns, Gestão Participativa, Prestar atendimento individualizado.
	
	D
	Problemáticas institucionais, Conferências de negócios, Gestão Social, Politicas Privadas, Conselhos e Fóruns, Gestão Participativa, Prestar atendimento individualizado.
	
	E
	Problemáticas humanas, Conferências Municipais, Gestão Social, Politicas Publicas, Conselhos municipais, Gestão Participativa, Prestar atendimento individualizado.
A idéia de desenvolvimento comunitário como programa governamental surgiu no período pós-guerra, com a divisão do mundo nos blocos capitalista e socialista, e com o início da guerra fria, como estratégia dos países capitalistas para garantir sua ordem social. Fundamentando-se na idéia de que a pobreza
tornava os povos receptivos à propaganda comunista e de que a ajuda aos povos subdesenvolvidos reverteria em benefícios econômicos aos EUA , a ação prática proposta para o desenvolvimento comunitário consistia na implementação de programas de assistência técnica e social nos países pobres, principalmente na América Latina.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,6.
Qual era a estratégia dos países capitalistas para garantir a ordem social?
	
	A
	O desenvolvimento comunitário consistia na implementação de programas de combate a fome nos países pobres, principalmente na América Latina.
	
	B
	Desenvolvimento comunitário consistia na implementação de programas de assistência técnica e social nos países pobres, principalmente na América Latina.
Você acertou!
Comentário:Essa alternativa está correta porque foi o caminho adotado pelos países capitalistas para garantir sua influência entre os países pobres e principalmente na America latina. (Texto Base p,6)
	
	C
	O desenvolvimento comunitário consistia na preparação de programas de militares nos países pobres,  principalmente na América Latina.
	
	D
	O desenvolvimento comunitário consistia no trabalho forçado de programas de sociais nos países pobres, principalmente na América Latina.
	
	E
	O desenvolvimento comunitário consistia no preparo de jovens dos países pobres, principalmente na América Latina.
�
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Com as mudanças políticas no Brasil a partir de 1964 e a conseqüente repressão aos movimentos sociais, as propostas de desenvolvimento comunitário tomaram novo rumo, passando ao contexto de “integração social” que via a participação popular como meio de “ajustar, cooptar, colaborar” com as diretrizes traçadas pelo estado em programas que passaram a privilegiar os aspectos quantitativos do desenvolvimento.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,6
De acordo com o texto básico quais foram as mudanças ocorridas no Brasil a partir de 1964?
	
	A
	Repressão aos movimentos sociais, as propostas de desenvolvimento comunitário tomaram novo rumo, desenvolvimento da integração social, apoio a participação popular, apoio a aspectos quantitativos de desenvolvimento.
Você acertou!
Comentário: Essa alternativa esta correta porque segue a idéia apresentada no texto, abordando mudanças ocorridas no Brasil a partir de 1964 e sua abrangência sobre o tema de desenvolvimento comunitário.
	
	B
	Revolução e movimentos sociais, seguindo o desenvolvimento comunitário tomaram novo rumo, desenvolvimento da integração social, apoio a participação popular.
	
	C
	Integração aos movimentos sociais, acompanhando as propostas de desenvolvimento comunitário.
	
	D
	Tolerância aos movimentos sociais, seguindo suas propostas de ampliação do setor e outros quesitos abordados no período da revolução.
	
	E
	Fortalecimento dos movimentos sociais, e o desenvolvimento da integração social, apoio a participação militar e apoio a aspectos de desenvolvimento.
�
Questão 3/10
Leia o texto a seguir:
O que queremos dizer sobre desenvolvimento comunitário? No nosso entender é o processo através do qual a comunidade amadurece em relação a si mesma e a seus potenciais, rompe seus casulos e se transforma em novas possibilidades de ser. A comunidade pré-existe ao técnico ou ao programa. Para o bem e para o mal, sua história, sua trajetória, seus significados, nos precedem,configurando cada uma delas como ser único.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,8
De acordo com o texto o que queremos dizer sobre o desenvolvimento comunitário?
	
	A
	É o processo através do qual a comunidade amadurece em relação a si mesma e a seus potenciais, rompe seus casulos e se transforma em novas possibilidades de ser.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o texto sugerido o desenvolvimento comunitário é um processo onde eterminada comunidade se desenvolve e amadurece com relação a si mesma, descobre seus potenciais e rompe com as barreiras que impedem seu desenvolvimento.
	
	B
	É um sistema em que a comunidade começa a perceber sua história presente, passada e futura.
	
	C
	É o processo comunitário em que a comunidade ultrapassa sua relação consigo  mesma.
	
	D
	É projeto que se desenvolve no âmbito comunitário, procurando atender a interesses pessoais e outras questões.
	
	E
	É a forma da comunidade absorver o que se passa ao redor dela mesma e as influências políticas e governamentais.
�
Questão 4/10
O termo comunidade tem sido freqüentemente utilizado por sociólogos para caracterizar uma forma fundamental de agrupamento primário. Embora haja uma ampla variedade na compreensão do conceito, ora opondo-o à sociedade (Tönnies), ora limitando-o a grupos pequenos (Chinoy), ora opondo espontaneidade à construção racional (Mac Iver), a maioria dos autores se refere a uma idéia de todo que Weber denomina ‘sentimento de nós’. 
Para este autor, comunidade se refere “a uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social(...) repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.” ( Weber, 1972, p.25).
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,8
Segundo Weber, qual é o sentido de comunidade?
	
	A
	É uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social, repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.” ( Weber, 1972, p.25).
Você acertou!
Comentário: Segundo Weber existe um sentimento de nós, onde é desenvolvido um sentimento subjetivo onde os participantes desenvolvem um sentimento de pertencimento afetivo ou tradicional ao mesmo grupo.
	
	B
	É uma aão social quando e na medida em que a atitude na conjuntura social, repousa no sentimento subjetivo dos participantes de participação(afetiva ou tradicionalmente) ao mesmo grupo.”
	
	C
	É uma intervenção social proporcionada pelo estado a favor dos interesses dos indivíduos.
	
	D
	É uma relação comunitária desenvolvida por projetos efetuados por determinados lideres que buscam ações apenas relacionadas com interesses motivados por setores da sociedade.
	
	E
	É uma relação social quando e na medida em que a atitude dos indivíduos desemboca em tarefas corriqueiras e produção intelectual e cultural de seus adeptos.
�
Questão 5/10
Leia o texto a seguir:
Para Castells, existem três formas e origens de construção de identidade: identidade legitimadora; identidade de resistência; identidade de projeto. A primeira destas – identidade legitimadora – é introduzida por instituições dominantes no intuito de expandir e racionalizar sua dominação, como, por exemplo, o nacionalismo.
Silva ,Maria Teresa Ramos da; Arns Paulo Cesar, Desenvolvimento Comunitário, Esta publicação é de responsabilidade do Projeto BNDES-Desenvolvimento Local– Cooperação Técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),Pernambuco, www.projetobndespnud.org.br, 2007,p,9
Para Castells,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais