Buscar

AP1 - 2_sem2016 gabarito (Leci Salles)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2016/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
· Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
· Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
· Cada questão vale dois (2) pontos;
Boa sorte!
1ª Questão: aula 1 e 2
Marque a resposta totalmente correta a respeito da sociologia das organizações e o homem e o trabalho: 
( x ) em meados do século XIX, a Sociologia surge como uma disciplina, em resposta aos desafios dos sociólogos de entenderem não só o que unia os grupos sociais, mas também de desenvolverem soluções para a desintegração social.
( ) o trabalho pode ser considerado como o processo entre a Sociedade e o homem, por meio do qual este realiza, regula, mas não controla a sí, e realiza o intercâmbio de bens.
( ) na organização as comunicações têm papel secundário para o desenvolvimento e inserção do indivíduo. Já na vida pessoal, esta é fator essencial para seu desenvolvimento.
( ) a mecanização do trabalho levou à sua divisão e à complexidade das operações, substituindo os ofícios tradicionais por tarefas semi-automatizadas e diversificadas, que podiam ser executadas por pessoas com qualificação profissional e com facilidade de controle por parte de uma supervisão.
2ª Questão: aula 3, 4 ,5 e 6
Marque a resposta errada acerca da concepção comtenporânea do trabalho, mercado de trabalho e globalização, ambiente organizacional e sentido do trablaho. 
( ) o trabalho é uma das mais importantes formas de interação sociedade-ambiente natural, em função disto, toda a atenção deve ser dada às condições de realização do mesmo, a fim de que sua capacidade de suporte do sistema ambiental, base de sustentação do próprio sistema econômico, não seja comprometida.
( ) com a Revolução Industrial e a liberação do capitalismo para suas plenas possibilidades de expansão, a globalização deu um salto qualitativo e significativo. O mundo passou a ser visto como uma referência para obtenção de mercados, locais de investimento e fontes de matérias-primas.
( ) dentro do sistema sociotécnico, o sistema técnico abrange procedimentos a serem implementados, incluindo o equipamento a ser utilizado, as ferramentas e as técnicas operacionais. Entretanto, o subsistema técnico, aquele que surge após a implementação dos procedimentos, por si só não é sufi ciente para que as tarefas sejam realizadas com sucesso.
( x ) a reciprocidade deve ser a chave em um contrato psicológico para que resultados aceitáveis sejam atingidos. Além disso, um contrato psicológico é um conjunto de expectativas de um indivíduo das suas relações com a empresa, bem como com seus colegas.
3ª Questão: aula 7 e 12
Marque a afirmação errada abaixo acerca de comportamento e motivação no trabalho e homem e a sociedade comtenporânea:
( ) um indivíduo que domina um ofício completo pode trabalhar por toda a parte para se manter; o outro, o da manufatura, é apenas um acessório e, separado de seus colegas de trabalho, não tem nem capacidade, nem independência, sendo forçado a aceitar a norma que lhe querem impor.
( ) o movimento de valorização das relações humanas no trabalho surgiu da constatação da necessidade de considerar a relevância dos fatores psicológicos e sociais na produtividade.
( ) o comportamento humano pode ser definido como reações dos indivíduos e respostas que estes apresentam a um estímulo específico, sendo determinado pelo conjunto de características ambientais (adquiridas) e hereditárias (genéticas), com absorção das pressões exercidas pelo meio ambiente.
( x ) organização hierárquica de cargos: significa que os cargos, nas organizações burocráticas, passam a ser subsistemas abertos tecnicamente, eliminando a antiga figura do "imprescindível e insubstituível". Em contrapartida houve a necessidade de proteção do funcionário contra arbitrariedades, o que passou a ser feito pelas legislações trabalhistas.
( ) as economias da Terceira Onda requerem um tipo de trabalhador que raciocina, pergunta, inova e assume riscos. Trabalhadores que não são facilmente intercambiáveis. Ela favorece a individualidade, que não é o mesmo que individualismo. Não há apenas mais qualidades diferentes de trabalho, também há mais qualidades diferentes de lazer, estilos de arte, movimentos políticos, mais credos religiosos e mais grupos raciais e lingüísticos reconhecidos.
4ª Questão: aulas 13 e 14
Marque a afirmação errada abaixo acerca de metacompetência na era do conhecimento e desenvolvimento organizacional e sociedade pós-moderna.
( ) apenas conhecimento, como sinônimo de capacitação técnica, já não é o único determinante da competência; para que haja competência, o conhecimento deve ser usado de forma hábil e vir acompanhado de uma atitude mental adequada e desejável para cada situação.
( x ) os objetivos individuais e os objetivos organizacionais – É pouco provável que o esforço no sentido de se conseguir que as metas dos indivíduos se integrem com os objetivos da organização, sem imposições por parte da gerência. 
( ) um objetivo essencial das organizações é o de melhorar a qualidade de vida – As meras alterações estruturais (rearranjos no organograma, mudanças na hierarquia etc.) ou funcionais (alterações de rotinas e procedimentos), bem como os métodos científicos que visam melhorar a eficiência organizacional podem desenvolver estratégias de forma paralela às intervenções mais amplas para melhorar o processo de relações entre indivíduos, entre grupos, organização e seu ambiente etc.
( ) a eficiência da organização relaciona-se indiretamente com sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se, de manter sua estrutura e tornar-se independente da função particular que preenche.
5ª Questão: aulas 8 e 11
Marque a afirmação errada abaixo acerca de produtividade e satisfação com o trabalho e políticas públicas de inovação e desenvolvimento:
( ) os desafios da inovação no Brasil não se dão na baixa capacidade de recursos dos empreendedores, mas sim em transformar e unir os diferentes esforços dos governos, universidades e empresas em produzir bens tangíveis, serviços e processos. Contudo, continua, a fragmentação natural de seu sistema de inovação torna difícil para o governo coordenar ações por meio de vários grupos, diferentes agências e organizações na tarefa de implementar as políticas de inovação do país.
( x ) não há controvérsia sobre as associações entre satisfação no trabalho e produtividade, sobre a insatisfação que leva à queda de produtividade em níveis baixos em virtude da coerção da gerencia, ou ainda se existem elementos que podem afetar tanto a satisfação como a produtividade. 
( ) as ações do programa de Qualidade de Vida no Trabalho afetam positivamente a comunicação e a coordenação, que são condições preliminares para uma melhor produtividade, influenciando diretamente as atitudes pessoais e comportamentais relevantes para a produtividade, tais como: motivação no trabalho, adaptação, criatividade e vontade de inovar.
( ) a satisfação no trabalho é um sentimento agradável que resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio trabalho.
( ) as aptidões indicam aquilo que as pessoas podem fazer bem. Já a personalidade significa o que a pessoa é. Neste contexto a diversidade humana, marcada pelas diferenças individuais, tem levado as organizações, ao invés de tentar padronizar e tornar homogêneo o comportamento das pessoas, mas sim a incentivar a diferenciação, aproveitando essa variabilidade humana, a fimde produzir melhores resultados a partir disso.

Outros materiais