Buscar

EX 5 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADM DE NOVOS NEGOCIOS
	
	
		1.
		Uma das ferramentas que procuram fornecer a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso é o Balanced Business Scorecard - BSC, criado por Kaplan e Norton, e focaliza quatro dimensões (também chamadas de perspectivas) importantes para o desempenho da empresa, cada uma das quais se desdobra em medidas específicas que podem se dividir em indicadores. Essas perspectivas são: perspectiva do cliente; perspectiva de inovação e aprendizagem organizacional; perspectiva dos processos internos e perspectiva do desempenho financeiro. Quando se estuda as formas de continuar a melhorar e criar valor agregado, está se atuando na perspectiva de/do(s):
	
	
	
	
	
	Fornecedores.
	
	 
	Processos internos.
	
	
	Cliente.
	
	
	Desempenho financeiro.
	
	 
	Inovação e aprendizagem organizacional.
	
	
	
		2.
		A Cia. Metalúrgica Belo Monte, uma empresa com cinco unidades em operação, pretende implementar a ferramenta conhecida como balanced scorecard - BSC, pois a mesma fornece uma visão do conjunto dos fatores críticos de sucesso, que são as perspectivas do cliente; perspectiva dos processos internos; perspectiva da inovação e aprendizagem organizacional e a perspectiva do desempenho financeiro. Considerando esses fatores de sucesso, pode-se afirmar que o balanced scorecard - BSC é uma ferramenta relacionada à:
	
	
	
	
	
	Gestão de recursos empresarial.
	
	
	Gestão de perspectivas empresarial.
	
	
	Gestão da Qualidade.
	
	 
	Gestão estratégica.
	
	
	Gestão de custos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O Planejamento financeiro em suas subdivisões, contempla o tópico de Projeção de Resultados, onde deve estar demonstrado uma previsão da taxa do Retorno do Investimento Anual, que deve ser calculado a partir da fórmula:
	
	
	
	
	
	Lucro Bruto Anual /Investimento fixo
	
	
	Receita Líquida Anual /Lucro Líquido Anual
	
	
	Lucro Líquido Anual /Investimento fixo
	
	 
	Lucro Líquido Anual /Investimento total
	
	
	Lucro Bruto Anual /Investimento total
	
	
	
		4.
		Para construir a etapa do Planejamento financeiro, apresentamos no tópico de Investimento inicial a previsão do Investimento total, que a partir dos quadros abaixo encontraremos: Investimentos fixos = 10.000,00 Custos Fixos mensais = 6.000,00 Estoque para o período = 5.000,00 O Investimento total será de:
	
	
	
	
	 
	21.000,00
	
	
	15.000,00
	
	
	16.000,00
	
	
	10.000,00
	
	 
	11.000,00
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Compondo o Planejamento financeiro, no tópico de cálculo do Ponto de Equilíbrio, deve estar demonstrado uma previsão do mínimo de vendas que a empresa deve perseguir, afim de que não tenha prejuízo, que deve ser calculado apartir da fórmula:
	
	
	
	
	 
	PE = Custo Fixo Anual /(Receita Prevista Anual - Custo Variável) * 100
	
	
	PE = Receita Prevista Anual /(Custo fixo anual - Custo Variável) * 100
	
	
	PE = Receita Fixa Anual /(Custo Variável + Custo Fixo anual) / 100
	
	
	PE = Custo Variável Anual /(Custo fixo + Receita Prevista anual) * 100
	
	
	PE = Custo Variável Anual /(Receita Prevista Anual - Custo fixo anual) / 100
	
	
	
		6.
		A autoridade funcional é exercida pelos órgãos de apoio para os demais órgãos integrantes da estrutura organizacional. Portanto, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	O Departamento de Recursos Humanos tem autoridade funcional apenas para definir os critérios de recrutamento e seleção do seu pessoal.
	
	
	O Departamento de Recursos Humanos não tem autoridade funcional para definir os critérios de recrutamento e seleção para toda a empresa.
	
	 
	O Departamento de Recursos Humanos tem autoridade funcional para definir os critérios de recrutamento e seleção para toda a empresa.
	
	
	O Departamento de Recursos Humanos tem autoridade de assessoramento para definir os critérios de recrutamento e seleção para toda a empresa.
	
	 
	O Departamento de Recursos Humanos tem autoridade de linha para definir os critérios de recrutamento e seleção para toda a empresa.
	
	
	
		7.
		Fazendo a composição do Planejamento financeiro, temos a Análise de Investimentos que abarca os métodos mais comuns utilizados para se analisar a viabilidade de um empreendimento. Dentre os métodos estudados, assinale a única alternativa que não corresponde ao tópico.
	
	
	
	
	
	TIR - Taxa interna de retorno
	
	
	Payback
	
	 
	Paypal
	
	
	VPL - Valor presente líquido
	
	
	Taxa de tempo de Retorno
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Ao estudar a elaboração de um plano de negócios, conhecemos todas as etapas que o compõe na ordem que devem ser apresentada, conforme podemos verificar na opção:
	
	
	
	
	
	Sumário Executivo, Resumo da Empresa, Análise de mercado, Descrição dos Produtos ou serviços, organização e gerência, Estratégia do negócio e planejamento financeiro.
	
	
	Resumo da Empresa, Sumário Executivo, Descrição dos Produtos ou serviços, estratégia do negócio, análise de mercado, organização e gerência e planejamento financeiro.
	
	
	Sumário Executivo, Análise de mercado, Descrição dos Produtos ou serviços, organização e gerência, Estratégia do negócio, Resumo da Empresa e planejamento financeiro.
	
	
	Resumo da Empresa, Sumário Executivo, Estratégia do negócio, Descrição dos Produtos ou serviços, Análise de mercado, planejamento financeiro e organização e gerência.
	
	 
	Sumário Executivo, Resumo da Empresa, Descrição dos Produtos ou serviços, análise de mercado, estratégia do negócio, organização e gerência e planejamento financeiro.

Outros materiais