Buscar

prova objetiva Etica e responsabilidade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Ética e Responsabilidade Social
	Data de início:
	06/09/2016 18:08
	Prazo máximo entrega:
	06/09/2016 19:08
	Data de entrega:
	06/09/2016 18:25
Questão 1/10
Com alcance global a Social Accountability 8000 (SA 8000) é a primeira certificação internacional que trata da questão da responsabilidade social. É mantida pela organização não governamental norte-americana Social Accountability International (SAI), uma instituição que se dedica ao desenvolvimento, à implementação e à supervisão de normas de responsabilidade social comprováveis e voluntárias. Tem como base a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, a “Convenção sobre os Direitos da Criança” da ONU e as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além desses documentos de referência, a SA 8000 também verifica se as legislações locais, no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e das crianças, estão sendo cumpridas. Ela possui, basicamente, nove itens de verificação, dos quais um é descrito em sequência.   Nenhum trabalhador é obrigado a participar de sindicatos e associações de classe, mas esse direito deve ser garantido.  Assinale a alternativa que indica corretamente o item que completa corretamente a sentença acima.
	
	A
	Saúde e segurança.
	
	B
	Liberdade de associação e negociação coletiva.
Você acertou!
Gabarito: A liberdade de associação e negociação coletiva assegura que nenhum trabalhador é obrigado a participar de sindicatos e associações de classe, mas esse direito deve ser garantido (ALENCASTRO, 2010, p.148).
	
	C
	Trabalho infantil.
	
	D
	Trabalho forçado.
Questão 2/10
Sobre os estilos de liderança é muito interessante a tipologia proposta por William Hitt, citado por Alencastro (2010), que identifica quatro estilos particulares de liderança, que têm correspondência com quatro sistemas éticos distintos: o manipulador, o administrador burocrático, o administrador profissional e o transformador. Assinale a alternativa que indica corretamente qual sistema ético é definido abaixo.  “Para esse líder, os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.”
	
	A
	ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
	
	B
	LÍDER TRANSFORMADOR.
	
	C
	LÍDER MANIPULADOR.
Você acertou!
Gabarito: De acordo com Alencastro (2010, p. 115) para o líder manipulador os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.
	
	D
	ADMINISTRADOR BUROCRÁTICO.
Questão 3/10
O resultado positivo de uma empresa também é consequência do bom relacionamento que ela mantém com seus stakeholders (Empregados, consumidores, fornecedores e comunidade em geral) e isso passa pela junção dos ganhos de seus investidores ou proprietários com as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2010), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável. Este modelo trabalha com quatro dimensões, das quais uma é descrita em sequência.   “Compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental.”  Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita acima.
	
	A
	Responsabilidade discricionária.
Gabarito: De acordo com Alencastro (2010, p.133) a responsabilidade discricionária compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental.
	
	B
	Dimensão econômica.
	
	C
	Dimensão legal.
	
	D
	Dimensão ética.
Questão 4/10
Qual conceito é definido abaixo? Representa os objetivos ambientais a serem perseguidos. No caso das empresas, estas devem buscar formas de diminuir e compensar seus impactos ambientais negativos e buscar a eficiência no uso dos recursos naturais. Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Responsabilidade Social Empresarial.
	
	B
	O pilar PLANET do tripé da sustentabilidade.
Você acertou!
Gabarito: O pilar PLANET do tripé da sustentabilidade representa os objetivos ambientais a serem perseguidos. No caso das empresas, estas devem buscar formas de diminuir e compensar seus impactos ambientais negativos e buscar a eficiência no uso dos recursos naturais.
	
	C
	O pilar PROFIT do tripé da sustentabilidade.
	
	D
	O pilar PEOPLE do tripé da sustentabilidade.
Questão 5/10
Quanto mais alto o executivo está na hierarquia da empresa, mais ético deve ser o seu comportamento. O presidente de uma organização é o espelho dos valores que ela preserva. Ele é o exemplo para todos na organização e sua conduta deverá estar acima de qualquer suspeita para que sua reputação e, consequentemente, da empresa, não sofram desgastes. A partir dessa discussão, muitos autores consideram que líder e chefe são conceitos diferentes. Assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de chefe.
	
	A
	Não se contenta com tarefas.
	
	B
	Consegue entusiasmo, interesse pelo trabalho, cooperação e comprometimento.
	
	C
	É todo indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo social, com a participação espontânea dos seus membros.
	
	D
	Se contenta com tarefas.
Gabarito: De acordo com Alencastro (2010, p.108) o chefe se contenta com tarefas enquanto que o líder consegue entusiasmo, interesse pelo trabalho, cooperação e comprometimento. Líder é todo indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo social, com a participação espontânea dos seus membros.
Questão 6/10
A primeira certificação internacional com alcance global que trata da questão da responsabilidade social é a Social Accountability 8000 (SA 8000). Esta é mantida pela organização não governamental norte-americana Social Accountability International (SAI), uma instituição que se dedica ao desenvolvimento, à implementação e à supervisão de normas de responsabilidade social comprováveis e voluntárias. Tem como base a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, a “Convenção sobre os Direitos da Criança” da ONU e as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além desses documentos de referência, a SA 8000 também verifica se as legislações locais, no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e das crianças, estão sendo cumpridas. Ela possui, basicamente, nove itens de verificação, dos quais um é descrito em sequência.   Implica a manutenção de um ambiente de trabalho saudável.  Assinale a alternativa que indica corretamente o item que completa corretamente a sentença acima.
	
	A
	Saúde e segurança.
Você acertou!
Gabarito: A saúde e a segurança implicam a manutenção de um ambiente de trabalho saudável (ALENCASTRO, 2010, p.148).
	
	B
	Liberdade de associação e negociação coletiva.
	
	C
	Trabalho infantil.
	
	D
	Trabalho forçado.
Questão 7/10
Na linguagem corrente as palavras “ética” e “moral” são, muitas vezes, usadas de maneira indistinta, praticamente como sinônimos, mas na linguagem filosófica adquirem significados mais precisos. Historicamente, os romanos optaram pelo termo mores, que significa “costumes”, para traduzir os termos gregos relativos à ética, tendo, assim, surgido a palavra moral. Talvez esteja aí a origem da confusão, já que a língua portuguesa incorporou tantoa palavra de origem grega (ética) quanto de origem latina (moral), atribuindo às duas, praticamente, o mesmo sentido.    Tendo como base as contribuições da filosofia, assinale a alternativa que indica a sequência correta dos fenômenos descritos a seguir.  I.              Disciplina ou ciência que tem por foco o estudo das normas morais. II.            Relacionada aos costumes e às normas de comportamento, internalizadas e aceitas no interior de uma determinada comunidade humana. III.           Estudo de uma forma específica de comportamento humano.
	
	A
	I – Ética. II – Ética, III – Moral.
	
	B
	I – Moral, II – Ética, III – Moral.
	
	C
	I – Ética, II – Moral, III – Ética.
Você acertou!
Gabarito: De acordo com Alencastro (2010, p. 32-33), no campo da filosofia é apropriado utilizar a palavra ética para designar a disciplina, ou a ciência, que tem por foco o estudo das normas morais. Enquanto a moral fica relacionada aos costumes e às normas de comportamento, internalizadas e aceitas no interior de uma determinada comunidade humana. Ou seja, a ética é o estudo de uma forma específica do comportamento humano, uma ciência que tem por objeto a moral.
	
	D
	I – Moral, II – Moral, III – Ética.
Questão 8/10
A partir de uma pesquisa feita com crianças Jean Piaget, observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Uma dessas etapas é descrita em sequência.   É a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor.  Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de formação da consciência moral dos indevidos descrita acima.
	
	A
	ANOMIA.
Você acertou!
Gabarito: De acordo com Alencastro (2010, p.36-39) a ANOMIA é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor; na HETERONOMIA a criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo; a SOCIONOMIA seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças; e, na AUTONOMIA a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
	
	B
	HETERONOMIA.
	
	C
	SOCIONOMIA.
	
	D
	AUTONOMIA.
Questão 9/10
Nicolau Maquiavel no século XV, em seu famoso livro “O Príncipe”, expôs um modelo de governo norteado por um princípio segundo o qual, em política, “os fins justificam os meios”. A ética finalista de Maquiavel é a abordagem que orienta um dos sistemas éticos de liderança da tipologia de William Hitt. Assinale a alternativa que indica corretamente qual é o sistema ético de liderança adepto da ética finalista.
	
	A
	ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
	
	B
	LÍDER TRANSFORMADOR.
	
	C
	LÍDER MANIPULADOR.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2010, p.115) o líder manipulador é adepto de uma ética maquiavélica, ou seja, de uma ética finalista.
	
	D
	ADMINISTRADOR BUROCRÁTICO.
Questão 10/10
Quem não adequar suas práticas de negócio ao novo ambiente social que está sendo desenhado poderá sofre muitas perdas com isso, pois as pessoas estão se sentindo capazes – e têm instrumentos para isso – de punir as companhias que não correspondam às suas expectativas. Em outras palavras, as exigências da sociedade estão se antecipando às regulamentações legais e, em muitos casos, obrigando a própria legislação a se adequar a essas exigências. Tendo como base as exigências impostas às empresas, analise a descrição abaixo.   “A punição virá por parte da opinião pública, que poderá vir sob a forma de boicotes e dúvidas quanto a sua reputação, o que, certamente, influenciará negativamente sua participação no mercado.”  Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de obrigação descrita acima.
	
	A
	OBRIGAÇÕES LEGAIS.
	
	B
	OBRIGAÇÕES ÉTICAS.
Gabarito: De acordo com Alencastro (2010, p.83), quando se trata das obrigações éticas, a punição virá por parte da opinião pública, que poderá vir sob a forma de boicotes e dúvidas quanto a sua reputação, o que, certamente, influenciará negativamente sua participação no mercado.
	
	C
	OBRIGAÇÕES ILEGAIS.
	
	D
	OBRIGAÇÕES ANTIÉTICAS.

Outros materiais