Buscar

Simulado 4 LUDICIDADE

Prévia do material em texto

Simulado 4 LUDICIDADE
Questão 1/2
A foto abaixo monstra uma criança jogando o jogo chamado “Bingo das Letras”, muito utilizado para a introdução à alfabetização.
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/alfabeto-e-palavras/bingo-das-letras/attachment/bingo-letras/>. Acesso em: 16 ago. 2016.
Sobre os jogos na educação infantil e séries iniciais, que envolvem o início da alfabetização, o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica considera que:
	
	A
	Os métodos de ensino são mais importantes do que o modo como os alunos aprendem.
	
	B
	As letras e as palavras precisam ser decodificadas pelas crianças, por meio da repetição.
	
	C
	O lúdico, como recurso pedagógico na alfabetização, serve para gerar momentos de descontração, pois aprender a ler e escrever gera muito estresse nas crianças.
	
	D
	O lúdico, como recurso pedagógico na alfabetização, possibilita que a informação seja apresentada à criança por meio de diferentes tipos de linguagens.
	
	E
	O jogo Bingo das Letras deve ser usado na alfabetização de adultos, já que é direcionado a estes.
Questão 2/2
Leia o seguinte extrato de texto:
“A brincadeira do faz de conta ou também conhecida como jogo simbólico é uma atividade lúdica importante para as crianças desenvolverem sua autonomia, é através da interação com as pessoas e objetos do seu meio que elas têm oportunidades de expressar suas aprendizagens, porque não estarão apenas brincando, mas sim desenvolvendo sua imaginação, criatividade e controlando as suas ansiedades e medos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOZA, Letícia; VOLPINI, Maria Neli. O faz de conta: simbólico, representativo ou imaginário Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 2015, p. 03.
O faz de conta, é uma forma de brincadeira que pode ser direcionada para um fim pedagógico, como, por exemplo o desenvolvimento da linguagem. Sobre esse assunto, conforme o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
	
	A
	O faz de conta é uma forma de dramatização, que desenvolve a capacidade de representação da criança, com recursos gestuais intencionais.
	
	B
	A brincadeira do faz de conta deve ser direcionada pelos professores com o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos na condição de alfabetização.
	
	C
	O desenvolvimento da linguagem depende da reprodução da escrita.
	
	D
	Todos os jogos simbólicos criados pelos alunos precisam ser mediados pelos professores.
	
	E
	A brincadeira do faz de conta da criança normalmente envolve animais e seres humanos sem diferenciação. Por isso, é preciso que o professor faça a intervenção e apresente a diferença entre animais e seres humanos.
	1D
	2A

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes