Buscar

Trabalho de Gerenciamento de Pessoas em Projetos ii

Prévia do material em texto

Fundação Getúlio Vargas
Gerenciamento de Pessoas em Projetos
Caso: Construtora Vale dos Agriões de Dentro
Organograma da empresa
Descrição de cargos
	Cargo
	Diretor Presidente
	Responsabilidades
	- Conduzir a elaboração e implementação dos planos estratégicos e operacionais, em todas as áreas da empresa;
- Definir as políticas e objetivos específicos de cada área, coordenando a execução dos respectivos planos de ação, facilitando e integrando o trabalho das equipes;
- Identificar oportunidades, avaliar a viabilidade e fazer recomendações sobre novos investimentos ou desenvolvimento de novos negócios;
- Manter contatos com a direção das empresas clientes para identificar oportunidades de ampliação ou melhoria nos serviços prestados;
- Conduzir os processos de mudanças na cultura da organização;
- Coordenar as negociações para aquisições, fusões ou associações com outras empresas;
- Manter contatos com a direção de outras empresas, entidades de classe e órgãos governamentais.
	Requisitos
	Formação Superior em Administração de Empresas
	Cargo
	Engenheiro Civil
	Responsabilidades
	- Elaborar projetos de engenharia;
- Estudar características, especificações e preparar plantas, orçamentos de custos, técnicas de execução e outros dados, para possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo das obras, dentro dos padrões técnicos exigidos;
- Efetuar vistorias, perícias, avaliação de imóveis, arbitramento, emitindo laudos e pareceres técnicos;
- Verificar e aprovar orçamentos e projetos de arquitetura;
- Supervisionar cronograma dos projetos críticos.
	Requisitos
	Formação Superior de Engenharia Civil
Registro no Conselho Regional da Categoria Profissional
	Cargo
	Mestre de obras
	Responsabilidades
	- Organizar, coordenar e supervisionar grupos de trabalhadores nas obras;
- Garantir o desenvolvimento do processo de execução das obras dentro dos prazos e normas estabelecidas;
- Providenciar que as pessoas sob o seu comando utilizem equipamentos de proteção individual (EPI), de acordo com as normas de segurança em vigor;
- Buscar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas que atuam sob seu comando;
- Acompanhar a evolução profissional das pessoas sob seu comando;
- Realimentar seus subordinados com informações apropriadas para corrigir, manter ou desenvolver visando o desempenho apropriado de suas funções,
- Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade.
	Requisitos
	Ensino Fundamental
Experiência Comprovada
	Cargo
	Pedreiro
	Responsabilidades
	- Verificar as características da obra, examinando a planta e especificações para orientar-se na escolha do material apropriado e na melhor forma de execução do trabalho;
- Preparar concreto e argamassa segundo as características da obra;
- Assentar diferentes materiais;
- Revestir diferentes superfícies;
- Instalar moldura de portas, janelas, quadro de luz e outros;
- Armar e desmontar andaimes de madeira ou metálicos para execução de obras desejadas;
- Montar tubulações para instalações elétricas;
- Participar de treinamentos na área de atuação, quando solicitado;
- Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, que estão sob sua responsabilidade
	Requisitos
	Ensino Fundamental
Capacitação específica ou experiência comprovada
A Construtora Vale dos agriões de Dentro precisa mudar a forma de gestão dos seus projetos, pois está usando uma matriz funcional, e precisa ser projetizada, visto que o relatório dos consultores tem apresentado que as pessoas têm medo de opinar. Propomos o seguinte organograma para gestão dos Projetos.
Sugerimos que o Gerente de Projeto (Jaime) seja trocado por um especialista em gerenciamento de projeto e que seja contratado um especialista em gerenciamento de projetos com experiência inicial para cuidar dos processos de gestão do projeto, preparando-o para assumir novos projetos no futuro. E o Jaime ocupe o cargo de Gerente de Engenharia.
Matriz de Responsabilidade
Recomendamos também, que para todos os projetos seja definida uma matriz de responsabilidade para que o time tenha conhecimento das suas reponsabilidades e possa ter maturidade para as decisões que lhe cabem.
	No
	Nome
	Função
	Escopo
	Aquisições
	Tempo
	Custo
	Qualidade
	Riscos
	RH
	1
	Carlos
	Sponsor
	I
	I
	I
	A
	I
	I
	A
	2
	A contratar
	GP
	A
	A
	A
	A
	A
	A
	R
	3
	Jaime
	G.te Engª
	R
	I
	I
	I
	R
	I
	I
	4
	Pedro
	Arquiteto
	C
	I
	R
	I
	I
	I
	I
	5
	André
	Comprador
	I
	R
	I
	I
	I
	I
	I
	6
	José
	Orçamentista
	I
	I
	I
	R
	I
	I
	I
	7
	A contratar
	Coord. Gestão
	C
	C
	C
	C
	R
	C
	I
	8
	Emanuel
	G.te Obras
	I
	I
	I
	I
	I
	R
	I
RACI – R (Responsável)		A (Aprovador)		C (Consultor)		I (Informado)
Novos recursos, re-alocação e substituição de membros do time
Recomendamos que o novo GP empenhe pessoalmente na permanência de todos os integrantes da equipe durante o projeto.
No caso de re-alocação do profissional integrante do projeto, cabe ao gerente de projeto, juntamente com o departamento de recursos humanos, a identificação do substituto em comum acordo com as diretrizes do projeto e as funções a serem exercidas, cabendo a palavra final ao GP. 
Recomendamos também que quando houver necessidade de novos recursos de mão de obra sejam previamente autorizados pelo patrocinador e sejam arcados integralmente pelas reservas gerenciais do projeto, mesmo sendo eles recursos internos da empresa.
Treinamento
Para este projeto recomendamos que toda a equipe do projeto seja treinado por empresa especializada em gerenciamento de projetos, sendo que o treinamento no momento seja resumido para que o time possa entrar com maior bagagem de conhecimento no próximo projeto. Esses treinamento deverão ser dos módulos de acordo com a sua função no projeto.
Os custos destes treinamentos devem ser aprovados previamente pelo gerente de projeto, tendo seus custos alocados nas reservas gerenciais.
Avaliação de resultados
Recomendamos que a Empresa implante o sistema de avaliação do time do projeto.
O resultado do trabalho da equipe será avaliado mensalmente pelo GP em reunião individual com cada membro do time do projeto e em reuniões conjuntas com os gerentes dos respectivos integrantes do projeto, quando esses se reportarem a outras áreas da empresa. O GP será avaliado também mensalmente pelo patrocinador do projeto da mesma forma como os membros do time são avaliados.
Recomendamos também que no fim de cada projeto seja realizada uma reunião de avaliação de cada um dos integrantes do projeto, compilada a avaliação do profissional, tabulada e encaminhada para o Departamento de Recursos Humanos para a avaliação anual de performance profissional.
Essa avaliação final compilada será feita através de um modelo circular (avaliação 360º) sob o qual todos serão avaliados tanto pelas chefias quanto pelos pares e subordinados.
Bonificação
Recomendamos também que a Empresa estude uma forma para uma possibilidade de bonificar o time do projeto neste projeto. De forma que as perdas sejam recuperadas.
Mas que para os novos projetos sejam destinados, no final do projeto, 15% do saldo contido na reserva gerencial para serem distribuídos para todos os integrantes do time, incluindo o gerente de projeto, em parcelas iguais de valores, independentemente do cargo. A bonificação somente será paga após o término do projeto, proporcional ao período de participação do projeto, desde que o elemento do time não tenha sido desligado da Empresa. Somente quando realocado para o novo projeto que esteja surgindo. O patrocinador e os recursos contratados externamente (consultores, instrutores, etc.) não participarão da bonificação.Freqüência de avaliação consolidada dos resultados do time
Recomendamos que a Coordenação de Gestão crie um Comitê de Controle dos Projetos e que os resultados nas avaliações mensais do time devem ser compilados e apresentados na última reunião mensal deste Comitê. 
Alocação financeira para o gerenciamento de RH
Recomendamos que todas as medidas de gerenciamento de recursos humanos do projeto que requererem gasto adicional deverão ser alocadas dentro das reservas gerenciais do projeto dentro da alçada do gerente de projeto. 
Para medidas prioritárias ou urgentes que dizem respeito ao gerenciamento do time que estejam fora da alçada do gerente de projeto, ou quando não existir mais reserva gerencial disponível, deverá ser acionado o patrocinador, uma vez que o gerente de projeto não tem autonomia para decidir utilizar a reserva de contingência de riscos no gerenciamento do time, ou deverá ser solicitado à diretoria da empresa um aumento das reservas gerenciais.
Administração do plano de gerenciamento de recursos humanos
Responsável pelo plano
• A contratar, gerente do projeto, será o responsável direto pelo plano de gerenciamento de RH.
• Pedro, membro do time do projeto, será suplente do responsável direto pelo plano de gerenciamento de RH.
Freqüência de atualização do plano de gerenciamento de RH
O plano de gerenciamento de RH será reavaliado mensalmente na primeira reunião mensal do Comitê de Gestão dos Projetos, juntamente com os outros planos de gerenciamento do projeto.
Outros assuntos relacionados ao gerenciamento de RH do projeto não previstos neste plano
Todas as solicitações não previstas neste plano deverão ser submetidas ao Comitê de Gestão dos Projetos para aprovação. Imediatamente após sua aprovação, deverá ser atualizado o plano de gerenciamento de RH com o devido registro das alterações efetivadas.
� PAGE \* MERGEFORMAT �2�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes